O Jogo dos Paralelogramas Perdidos

Desenvolvida por: Gisain… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria e Sustentabilidade

Nesta atividade prática e educativa, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental se aventurarão na criação de um jogo de tabuleiro inovador intitulado 'O Jogo dos Paralelogramas Perdidos'. Ao serem transportados para o cenário de uma ilha deserta, o objetivo principal dos participantes será encontrar o enigmático 'Tesouro Escondido dos Paralelogramas'. Utilizando um mapa baseado em coordenadas geométricas, cada equipe enfrentará o desafio de resolver enigmas e problemas relacionados às propriedades dos paralelogramas para desvendar pistas e progredir no jogo. A construção do tabuleiro e das peças estará a cargo dos próprios estudantes, que deverão aplicar seus conhecimentos de geometria e exercitar a criatividade, utilizando materiais recicláveis. Esta atividade não só promove a aplicação de conceitos matemáticos em situações práticas, como também incentiva o desenvolvimento do raciocínio lógico, fomenta a estratégia em equipe e realça a importância da sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar uma experiência de aprendizagem prática e significativa em matemática, centrada no conhecimento geométrico e suas aplicações. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de raciocínio lógico-matemático, resolução de problemas, trabalho em equipe e criatividade através do desenvolvimento e da participação no jogo de tabuleiro. Além disso, a atividade visa promover a consciência ambiental ao incentivar o uso de materiais recicláveis na construção do jogo. Através desta experiência, espera-se que os estudantes consolidem seus conhecimentos sobre paralelogramos, incluindo suas propriedades, formas de cálculo de áreas e como esses conceitos se aplicam ao resolver problemas práticos.

  • Desenvolver compreensão aprofundada sobre as propriedades dos paralelogramos.
  • Aplicar conhecimentos geométricos na resolução de problemas práticos.
  • Fomentar o trabalho em equipe e o desenvolvimento de estratégias coletivas.
  • Estimular a criatividade e a inovação na criação de jogos educativos.
  • Promover a consciência ambiental através do uso de materiais recicláveis.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08MA04: Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.
  • EF08MA15: Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
  • EF08MA19: Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange diversos tópicos relacionados à geometria, com especial enfoque nas propriedades e no cálculo de área dos paralelogramos. Além disso, o projeto envolve o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, tomada de decisão em equipe e aplicação de conceitos matemáticos em contextos práticos. O uso de materiais recicláveis para construir os componentes do jogo incorpora também noções de sustentabilidade e consciência ambiental no currículo.

  • Propriedades dos paralelogramos e aplicação em problemas práticos.
  • Desenvolvimento de raciocínio lógico e resolução de problemas.
  • Trabalho em equipe e estratégias colaborativas.
  • Criatividade e inovação no design de jogos educativos.
  • Sustentabilidade e uso de materiais recicláveis.

Metodologia

A metodologia desta atividade é focada na aprendizagem ativa, onde os alunos serão protagonistas da construção do conhecimento através do desenvolvimento do jogo. Eles serão encorajados a aplicar suas habilidades de geometria na resolução de problemas, trabalhar em equipe para desenhar e construir o jogo, e refletir sobre a importância da sustentabilidade usando materiais reciclados. As sessões serão divididas entre explanações teóricas breves, trabalho em grupo para a construção do tabuleiro e das peças, e simulações do jogo para testar e refinar as regras.

  • Apresentação da proposta do jogo e discussão inicial sobre geometria.
  • Trabalho em grupo para o desenho e construção do tabuleiro e peças.
  • Resolução de problemas geométricos para avançar no jogo.
  • Simulação de jogos e ajustes nas regras.
  • Reflexão coletiva sobre a aprendizagem e a importância da sustentabilidade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 7 aulas de 50 minutos, com uma divisão que permite a exploração teórica, a construção prática e a simulação do jogo. Cada fase do projeto é projetada para incentivar o desenvolvimento progressivo das habilidades dos alunos e aprofundamento do conteúdo geometria.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e revisão dos conceitos geométricos necessários.
  • Aula 2-3: Trabalho em equipe para o desenho e início da construção do jogo.
  • Aula 4-5: Continuação da construção e início da resolução de problemas geométricos.
  • Aula 6: Teste do jogo criado e ajustes necessários.
  • Aula 7: Apresentação e reflexão sobre os jogos e a experiência de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo de aprendizagem quanto no produto final. Os alunos serão avaliados pela capacidade de aplicar os conceitos geométricos na concepção e no aprimoramento do jogo, a eficácia do trabalho em equipe e na comunicação de ideias, e a originalidade e funcionalidade do jogo criado. Serão consideradas, também, as reflexões dos alunos sobre a experiência de aprendizagem e a importância da sustentabilidade. A apresentação dos jogos funcionará como uma avaliação prática onde os alunos demonstrarão suas compreensões e habilidades desenvolvidas. Comentários construtivos serão fornecidos para guiar futuras melhorias e aprendizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos, desde itens recicláveis para a construção dos jogos até ferramentas digitais para a elaboração de desenhos e cálculos geométricos. O uso de tecnologia e materiais do cotidiano incentiva a criatividade e mostra a aplicabilidade da matemática no mundo real.

  • Materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafas e tecidos.
  • Instrumentos de desenho geométrico como compasso, régua e transferidor.
  • Softwares de desenho geométrico ou apps educacionais de matemática.
  • Livros e materiais didáticos de matemática para consulta.
  • Câmera ou smartphone para documentar o processo e o produto final.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo