Quiz dos Gastos: Você Precisa Mesmo Disso?

Desenvolvida por: Elizet… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e Educação Financeira
Temática: Consumo Consciente e Planejamento Financeiro

O Quiz dos Gastos: Você Precisa Mesmo Disso? é uma atividade gamificada destinada aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover o aprendizado sobre consumo consciente e o planejamento financeiro. Por meio de um software de criação de quizzes ou cartões de perguntas e respostas, os alunos serão desafiados a diferenciar entre necessidades e desejos, compreender como economizar para alcançar objetivos financeiros e entender o impacto de suas decisões de consumo no orçamento familiar. A atividade busca criar um ambiente dinâmico e interativo, permitindo aos alunos debater suas escolhas e aprender dicas práticas de gestão financeira. A competição saudável será fomentada, com pontuações para respostas corretas e reconhecimento da equipe com maior acumulado de pontos, incentivando o aprendizado colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é capacitar os alunos a reconhecer e diferenciar necessidades de desejos, proporcionando uma base sólida para tomadas de decisão conscientes sobre gastos e economia. Além disso, visa desenvolver habilidades de planejamento financeiro, enfatizando a importância da economia para a realização de metas e sonhos a longo prazo. Pretende-se, também, sensibilizar sobre o impacto ambiental e social do consumo desenfreado, promovendo uma reflexão sobre sustentabilidade. Através da gamificação, busca-se engajar os alunos de maneira lúdica e interativa, fomentando a participação ativa e o debate construtivo em sala de aula.

  • Diferenciar necessidades de desejos
  • Desenvolver habilidades de planejamento financeiro
  • Compreender o impacto ambiental e social do consumo
  • Promover a economia como ferramenta para realização de objetivos
  • Estimular a participação ativa e o debate através da gamificação

Conteúdo Programático

Esta atividade aborda conceitos-chave de educação financeira, incluindo a distinção entre necessidades e desejos, o planejamento de orçamento familiar, e estratégias para economizar. Adicionalmente, discute-se o impacto das decisões de consumo no ambiente e na sociedade, levando os alunos a refletir sobre a responsabilidade de cada indivíduo na promoção de um consumo mais consciente e sustentável.

  • Diferença entre necessidades e desejos
  • Planejamento de orçamento familiar
  • Estratégias de economia e investimento
  • Impacto do consumo no ambiente e na sociedade
  • Responsabilidade social e consumo consciente

Metodologia

A metodologia empregada será uma combinação de Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos participarão de uma introdução teórica breve, seguida por uma imersão no quiz interativo. Grupos serão formados para promover a colaboração, e após cada rodada de perguntas, realizar-se-á uma roda de debate para discutir as escolhas feitas, permitindo compartilhar percepções e aprender uns com os outros. Esta abordagem promove a participação ativa, pensamento crítico e habilidades sociais, fundamentais para o aprendizado significativo.

  • Introdução teórica sobre consumo consciente
  • Quiz interativo em equipes
  • Rodas de debate após cada rodada do quiz
  • Discussão em grupo das respostas e escolhas feitas
  • Reflexão coletiva sobre aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução aos conceitos-chave e início do quiz. A segunda aula será dedicada à continuação do quiz, debates em grupo e reflexão final sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início do quiz interativo
  • Aula 2: Continuação do quiz, debates e reflexão sobre os aprendizados

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando a participação ativa dos alunos, a qualidade das contribuições nos debates e a compreensão dos conceitos de consumo consciente e planejamento financeiro demonstrados durante a atividade. O uso das pontuações do quiz servirá mais como um elemento gamificado de engajamento do que como um critério avaliativo estrito, incentivando a aprendizagem colaborativa e a reflexão crítica sobre as próprias escolhas de consumo.

Materiais e ferramentas:

Utilizar-se-á um software de criação de quizzes ou cartões de perguntas físicas preparadas anteriormente pelo professor. Adicionalmente, recursos como quadro branco para anotações durante as discussões e acesso à internet para pesquisa rápida de informações complementares serão necessários para enriquecer os debates e a compreensão dos temas abordados.

  • Software de criação de quizzes ou cartões de perguntas
  • Quadro branco e marcadores
  • Acesso à internet para pesquisas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo