Nesta atividade, os alunos explorarão conceitos de educação financeira de uma maneira única e envolvente, por meio do desenvolvimento de uma história em quadrinhos interativa. Eles terão a oportunidade de criar personagens com habilidades financeiras especiais, como a 'Calculadora Viva' e 'Porcenta'. Trabalhando em pequenos grupos, os estudantes irão ilustrar e narrar aventuras em que seus heróis enfrentam vilões financeiros, como o 'Gastão Desenfreado', superando obstáculos que envolvem cálculos de juros simples e compostos, e tomando decisões de investimento e economia. Esta abordagem tem como objetivo não apenas ensinar matemática financeira, mas também desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e aplicação prática de conhecimento em situações do dia a dia.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na aplicação prática e criativa dos conceitos de juros simples, juros compostos e porcentagens, essenciais para a literacia financeira. Além disso, busca fomentar o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe, e capacidade de narrativa, ao contarem suas histórias. Os alunos também exercitarão a habilidade de resolver problemas reais de matemática financeira de forma lúdica.
A atividade está baseada em conceitos de educação financeira, com um foco específico em juros simples e compostos, além das porcentagens. Utilizando a metodologia Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos irão imergir em uma experiência educativa que destaca a importância da matemática financeira de maneira prática e tangível. A atividade promove uma aprendizagem ativa, onde os alunos são os protagonistas de seu processo de aprendizagem, aplicando conceitos matemáticos em cenários criados por eles mesmos.
Adotando a Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade engaja os alunos em um processo criativo e colaborativo, onde a criação de histórias em quadrinhos serve de base para a exploração de questões financeiras. Grupos pequenos promovem um ambiente de cooperação, onde cada aluno pode contribuir com suas habilidades únicas. A resolução de desafios financeiros por meio da narrativa permite aplicar conceitos matemáticos em situações práticas, facilitando a compreensão e a retenção do conhecimento.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao projeto, formarão grupos e começarão a criação de seus personagens e histórias. Na segunda sessão, os grupos finalizarão suas histórias em quadrinhos e farão apresentações para a turma. Feedback será dado tanto pelos colegas quanto pelo professor.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, criatividade, aplicação dos conceitos de matemática financeira, clareza na solução dos problemas e na explicação das decisões tomadas. Serão consideradas as habilidades de trabalho em equipe, bem como a apresentação e a qualidade da história em quadrinhos produzida. Exemplos específicos de resolução de problemas e a capacidade dos alunos de explicar os conceitos utilizados em suas narrativas serão fundamentais para uma avaliação completa.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais para desenho, tais como papel, lápis, borrachas e canetas coloridas. Além disso, o acesso a calculadoras para os cálculos financeiros será indispensável. Recomenda-se também o uso de recursos digitais, como tablets ou computadores, caso estejam disponíveis, para pesquisa de informações e eventualmente para a criação das histórias em quadrinhos de forma digital.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula