Aventura na Cozinha: Volume Masterclass

Desenvolvida por: Ana Be… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Matemática]
Temática: [Volume de Sólidos Geométricos]

A Aventura na Cozinha: Volume Masterclass é uma atividade prática e interdisciplinar desenvolvida para o 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta dinâmica, os estudantes são desafiados a atuar como chefs, explorando conceitos matemáticos através de tarefas culinárias. Em um ambiente de sala de aula configurado como cozinha, eles se organizam em equipes para criar receitas que demandam um cálculo preciso de ingredientes em recipientes formatados como prismas e cilindros. Ao trocar receitas entre si, cada equipe é estimulada a resolver desafios de cálculo de volume, incentivando-os a aplicar o conhecimento da matemática em situações do cotidiano. A combinação de habilidade culinária e cálculo promove uma experiência de aprendizagem envolvente, onde, ao final, cada grupo apresenta o prato preparado e explica os cálculos realizados, favorecendo um aprendizado prático, colaborativo e saboroso.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados na aplicação prática dos conceitos de volume dos sólidos geométricos prismas e cilindros, em um contexto do cotidiano que envolve culinária. Os alunos serão capazes de reconhecer a importância do cálculo preciso das medidas para a obtenção de resultados satisfatórios nas receitas, desenvolvendo habilidades de planejamento e raciocínio lógico-matemático. Além disso, espera-se que aprimorem suas competências de comunicação e trabalho em equipe ao colaborar para a resolução dos desafios propostos.

  • Calcular o volume de sólidos geométricos aplicados em situações práticas.
  • Utilizar fórmulas matemáticas para solucionar problemas do dia a dia.
  • Desenvolver habilidades colaborativas em contextos interdisciplinares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09MA18: Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
  • EF09MA19: Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula se concentra no estudo de volumes de sólidos geométricos, com ênfase em prismas e cilindros. Caminha-se da teoria para a prática ao vincular os cálculos de volume a tarefas efetivas do cotidiano, como a preparação de receitas que requerem medidas precisas. Dessa forma, os alunos podem compreender e internalizar os conceitos de uma maneira significativa e prática, ilustrando a aplicabilidade das fórmulas matemáticas em contextos reais e estimulando o interesse pela matemática.

  • Cálculo do volume de prismas.
  • Cálculo do volume de cilindros.
  • Aplicação de fórmulas matemáticas na culinária.

Metodologia

A metodologia adotada privilegia o aprendizado ativo e colaborativo, baseado em problemas. Os alunos são desafiados a resolver problemas práticos utilizando conceitos teóricos, promovendo uma maior compreensão através da ação e experimentação. A divisão em equipes estimula a colaboração e o debate, enquanto as apresentações desenvolvem habilidades comunicativas. Ao integrar diferentes disciplinas, a atividade também favorece a inter-relação de conhecimentos, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo. Essa abordagem prática, contextualizada e lúdica facilita a internalização dos conhecimentos e torna o processo de aprendizagem mais envolvente.

  • Aprendizagem baseada em problemas.
  • Trabalho em equipe.
  • Integração interdisciplinar.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto para a realização da atividade foi elaborado para garantir a distribuição equilibrada do tempo, de forma que cada etapa do processo de aprendizagem seja abordada adequadamente. A atividade será realizada em um total de 4 horas, distribuídas em 4.8 aulas de 50 minutos cada. Esta divisão permite um tempo adequado para a introdução dos conceitos teóricos, o planejamento e execução das atividades práticas e a reflexão sobre os resultados obtidos, promovendo um aprendizado abrangente e eficaz.

  • 1ª aula (50 minutos): Introdução aos conceitos de volume e planejamento das receitas.
  • 2ª aula (45 minutos): Início da execução das receitas com foco na aplicação dos cálculos de volume.
  • 3ª aula (45 minutos): Continuação e finalização das receitas, com troca de receitas entre equipes.
  • 4ª aula (50 minutos): Apresentação dos pratos preparados e explicação dos cálculos realizados.
  • 5ª aula (50 minutos): Reflexão final e feedback sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, levando em consideração diversos aspectos do processo de aprendizagem. Primeiramente, serão avaliadas as habilidades matemáticas dos alunos, observando-se a correção na utilização das fórmulas de cálculo de volume. Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe será considerada através da observação do envolvimento e cooperação entre os membros do grupo. A criatividade e coerência na elaboração das receitas também serão parte dos critérios de avaliação. Durante as apresentações, serão verificadas as habilidades comunicativas dos alunos, sua capacidade de articular as ideias e justificar os cálculos realizados. Exemplos de critérios incluem a precisão dos cálculos apresentados, a clareza da explicação, o envolvimento ativo durante a discussão em equipe e a qualidade do produto final preparado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais comuns em laboratórios de culinária e ferramentas matemáticas básicas. Estes serão selecionados e preparados de modo a garantir que todos os grupos tenham o necessário para conduzir as experiências culinárias e matemáticas de maneira eficaz e segura. A seleção adequada de recursos permite a concretização dos objetivos de aprendizagem e sustenta a metodologia baseada em atividades práticas, favorecendo a assimilação dos conceitos teóricos e a aplicação em situações cotidianas.

  • Utensílios de cozinha (medidores, batedeiras).
  • Recipientes com formatos geométricos variados (prismas, cilindros).
  • Calculadoras e materiais para anotação.
  • Fichas com receitas e orientações.
  • Materiais de apoio visual como quadros e projetores.

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