Caça ao Tesouro Algebrico

Desenvolvida por: Ariane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Equações do 2º grau

Esta atividade, intitulada 'Caça ao Tesouro Algébrico', é uma jornada interativa dentro da sala de aula, projetada para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Iniciará com uma contextualização histórica, desvendando como e por quem as equações do 2º grau foram desenvolvidas. Em seguida, divididos em equipes, os estudantes participarão de uma emocionante caça ao tesouro. Cada pista, baseada na resolução de equações do 2º grau, guiará os alunos através de diversos desafios até o próximo 'tesouro'. Cada tesouro encontrado elucidará um conceito diferente vinculado às equações do 2º grau, como a identificação de seus coeficientes. Além de ampliar o conhecimento sobre o tema, esta atividade visa promover o trabalho em equipe, raciocínio lógico e aplicação prática de conceitos matemáticos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada e prática sobre as equações do 2º grau, seus componentes e aplicações. Através de uma abordagem lúdica e interativa, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar e resolver equações do 2º grau, bem como reconhecer a importância histórica e o impacto dessas equações na matemática. Além disso, a atividade visa estimular habilidades como o trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas, fundamentais na formação de um pensamento matemático estruturado.

  • Reconhecer a história e o desenvolvimento das equações do 2º grau.
  • Identificar e resolver equações do 2º grau.
  • Compreender e identificar os coeficientes de uma equação do 2º grau.
  • Aplicar o raciocínio lógico e estratégico na resolução de problemas.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF09MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvem equações do 2º grau.
  • (EF09MA04) Aplicar as relações entre coeficientes e raízes de uma equação do 2º grau para resolver problemas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma revisão das equações do 2º grau, introduzindo conceitos básicos como coeficientes, a parábola representativa da equação e suas raízes. Aumentando a complexidade de forma gradual, os alunos explorarão a identificação e solução de equações reais aplicadas em pistas durante a caça ao tesouro, permitindo uma imersão no assunto de forma dinâmica e prática.

  • História das equações do 2º grau
  • Conceitos básicos: coeficientes, delta, raízes
  • Resolução de equações do 2º grau
  • Aplicações práticas de equações do 2º grau

Metodologia

Empregaremos metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividades Mão-na-massa, para incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. As equipes de alunos se envolverão em uma caça ao tesouro, onde cada pista e desafio requer a aplicação de conhecimentos sobre equações do 2º grau. Esta abordagem prática visa fortalecer o entendimento teórico por meio da experiência direta e do trabalho colaborativo.

  • Contextualização histórica das equações do 2º grau
  • Caça ao tesouro dividida em equipes
  • Resolução prática de equações como parte da caça ao tesouro
  • Discussão em grupo dos conceitos encontrados em cada etapa

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 4 horas, divididas em 6 aulas de 40 minutos cada. Iniciaremos com a apresentação do contexto histórico e a formação das equipes. Em seguida, progrediremos para as fases práticas da caça ao tesouro, intercaladas com momentos de reflexão e discussão em grupo sobre os conceitos aprendidos.

  • Aula 1: Introdução à história e ao conceito das equações do 2º grau
  • Aula 2: Formação das equipes e início da caça ao tesouro
  • Aulas 3 e 4: Desenvolvimento da caça ao tesouro
  • Aula 5: Continuação da caça e inicio da revisão dos conceitos encontrados
  • Aula 6: Discussão dos conceitos, feedback e encerramento da atividade

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação, colaboração e engajamento dos alunos durante toda a atividade. Além disso, avaliaremos a capacidade de resolver as equações propostas e a aplicação correta dos conceitos matemáticos na busca dos tesouros. Cada etapa da caça ao tesouro contará com desafios específicos, cuja superação implicará em pontos acumulativos para a equipe. Os alunos também serão incentivados a refletir sobre o aprendizado adquirido durante um debate em classe ao final da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos variados, incluindo material impresso com as pistas e desafios, materiais para anotações e cálculos, e objetos que representem os 'tesouros' a serem encontrados. Além disso, poderão ser utilizados recursos digitais e multimídia para a apresentação do contexto histórico e explicação dos conceitos.

  • Folhas impressas com pistas e equações
  • Cadernos e lápis para anotações
  • Objetos simbólicos para representar os tesouros
  • Projetor multimídia para aulas expositivas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo