Caça ao Tesouro dos Irracionais

Desenvolvida por: Regina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números Irracionais

Nesta atividade denominada 'Caça ao Tesouro dos Irracionais', os alunos do 9º ano terão a oportunidade de explorar o pátio da escola em busca de representações de números irracionais. Prevendo uma imersão ativa na matéria, os professores irão ocultar cartões em diversos pontos do espaço escolar. Esses cartões conterão representações de números como √2, √3, π, entre outros. Para aquecer o desafio, cada grupo de estudantes receberá um mapa repleto de dicas matemáticas cruciais para a localização dos cartões. A culminância da atividade se dará com os alunos apresentando os números encontrados, discutindo suas características que os definem como irracionais. Além disso, enfrentarão o desafio de alocá-los corretamente em uma reta numérica desenhada no solo, utilizando fita adesiva, proporcionando uma dimensão concreta e visual dos conceitos abstratos trabalhados. Esta metodologia ativa, conhecida como 'Atividade Mão-na-massa', favorece a compreensão profunda, o pensamento crítico e o aprendizado significativo através da experiência direta.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal proporcionar aos alunos uma compreensão concreta e aplicada sobre os números irracionais, utilizando uma abordagem prática para explorar suas propriedades, a representação decimal infinita e não periódica, e sua localização na reta numérica. A atividade visa promover a investigação matemática, estimular o raciocínio lógico, a colaboração entre pares e a capacidade de comunicação, reforçando a conexão entre a teoria e a prática matemática.

  • Reconhecer números irracionais e suas propriedades
  • Aplicar conhecimentos matemáticos para localizar e identificar números irracionais
  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas
  • Promover interação e trabalho em equipe
  • Colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula através de uma metodologia ativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09MA02: Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

Conteúdo Programático

Abordar números irracionais no 9º ano é essencial para a compreensão dos estudantes sobre o vasto mundo dos números reais. Esta atividade proporciona um mergulho no conceito, propriedades e representações dos números irracionais, promovendo uma aprendizagem experiencial que contribui significativamente para o engrandecimento do raciocínio matemático e lógico dos alunos.

  • Definição e propriedades dos números irracionais
  • Representações decimais de números irracionais
  • Diferença entre números racionais e irracionais
  • Localização de números irracionais na reta numérica

Metodologia

A metodologia Atividade Mão-na-massa é a espinha dorsal desta proposta educacional. Através da colaboração, exploração do ambiente escolar e resolução de desafios matemáticos, os alunos engajam em um aprendizado ativo. Serão organizados em grupos, incentivando a interação e o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, aspectos cruciais no processo de ensino-aprendizagem.

  • Divisão dos alunos em grupos
  • Exploração do pátio com base em dicas matemáticas
  • Discussão em grupo para solucionar desafios e localizar os números
  • Apresentação dos achados e argumentação sobre a irracionalidade dos números
  • Colocação dos números na reta numérica de forma colaborativa

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em um total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 50 minutos cada, com uma breve introdução teórica seguida pela prática de campo e conclusão com discussões e reflexões sobre a atividade.

  • Aula 1: Introdução teórica e início da caça ao tesouro
  • Aula 2: Continuação da caça, conclusão e discussão

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na capacidade de trabalhar em equipe, no processo investigativo durante a atividade e na qualidade das explicações fornecidas durante a apresentação final. Cada grupo será avaliado pelo correto reconhecimento e posicionamento dos números irracionais na reta numérica, além da articulação de suas características. Exemplos práticos e a precisão das explanações serão pontos chave para uma avaliação abrangente.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto de materiais que inclui cartões impressos com representações de números irracionais, fita adesiva para a construção da reta numérica no chão, mapas contendo dicas matemáticas e marcadores para anotações. O uso do espaço físico da escola, especialmente o pátio, é essencial para o dinamismo e a efetividade da metodologia ativa proposta.

  • Cartões com representações de números irracionais
  • Fita adesiva para delinear a reta numérica
  • Mapas com dicas matemáticas para a caça
  • Marcadores e pranchetas para anotações
  • Espaço físico escolar (preferencialmente o pátio)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo