A atividade Construtores de Equações tem como objetivo envolver os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na aplicação prática de conhecimentos sobre equações polinomiais do 2º grau em situações-problema criadas por eles mesmos. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os estudantes, agrupados em duplas, farão uma pesquisa prévia sobre equações do 2º grau e produtos notáveis. Esta pesquisa terá como finalidade fornecer a base teórica necessária para que possam, posteriormente, elaborar suas próprias histórias ou situações-problema que sejam passíveis de resolução por meio de tais equações. Durante a apresentação dessas situações para os colegas, com suporte do professor, haverá um rico momento de troca e colaboração, onde cada grupo tentará elaborar e resolver as equações propostas pelos outros. Este processo tem por finalidade não apenas solidificar o conhecimento teórico de forma aplicada, mas também desenvolver habilidades socioemocionais importantes, como trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação eficaz.
O plano pedagógico dos 'Construtores de Equações' visa desenvolver nos alunos do 9º ano habilidades cruciais em Matemática, especialmente a capacidade de compreensão, elaboração e resolução de equações polinomiais do 2º grau. Dessa forma, espera-se que os estudantes consigam aplicar esses conhecimentos matemáticos para interpretar e resolver problemas do mundo real, potencializando sua capacidade de raciocínio lógico, análise crítica e aplicação prática de conceitos teóricos. Além disso, o trabalho em duplas fomentará o desenvolvimento de competências socioemocionais, como cooperação, partilha de conhecimento e comunicação eficiente.
O conteúdo programático da atividade Construtores de Equações engloba uma revisional teórica sobre equações do segundo grau, com foco especial em seus aspectos práticos e aplicáveis, assim como uma exploração detalhada sobre os produtos notáveis. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos tenham uma compreensão sólida sobre como fatorar expressões algébricas e como aplicar esses conceitos na resolução de equações polinomiais do 2º grau e na criação de problemas matemáticos relevantes.
Adotando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a assumir um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Antes da atividade em sala, deverão pesquisar sobre equações polinomiais do 2º grau e produtos notáveis. Em sala, após breve revisão teórica conduzida pelo professor, os alunos, em duplas, apresentarão as situações-problema criadas e a discussão para elaboração e resolução das equações será fomentada, garantindo um ambiente rico em troca de conhecimentos e aplicação prática.
A atividade Construtores de Equações será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, haverá a apresentação das situações-problema e início da elaboração das equações. A segunda aula será dedicada à conclusão da criação das equações, discussão das soluções e reflexão sobre a aplicabilidade dos conceitos aprendidos.
A avaliação da atividade Construtores de Equações será baseada tanto no processo quanto no produto final. Considerar-se-á a qualidade e criatividade das situações-problema desenvolvidas, a correta elaboração e resolução das equações e a participação ativa dos alunos durante a apresentação e as discussões. O professor poderá utilizar rubricas para pontuar cada um desses aspectos, garantindo uma avaliação justa e abrangente que reflita o envolvimento e aprendizado dos alunos durante toda a atividade.
Para a realização da atividade Construtores de Equações, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa prévia, quadro branco para as apresentações em sala, marcadores, papel para anotações e elaboração das situações-problema, além do material didático de apoio para consulta sobre equações do 2º grau e produtos notáveis.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula