Descobrindo a Matemática no Skatepark

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Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Equações do 2º Grau

Esta atividade pedagógica prática visa desafiar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a projetar a rampa perfeita para um skatepark, utilizando conceitos fundamentais de equações do 2º grau. Por meio da construção de mini rampas usando cartolina, palitos de madeira, entre outros materiais, os estudantes serão capazes de observar como as curvas parabólicas, que podem ser descritas pelas equações quadráticas, são aplicadas no design de rampas em skateparks. A atividade se inicia com uma introdução teórica sobre a presença e a importância das equações do 2º grau na construção de rampas, estimulando a compreensão de fatoração e produtos notáveis de uma maneira prática e visual. Grupos de alunos serão formados para incentivar o trabalho em equipe, enquanto aplicam os conhecimentos adquiridos na fase de design e construção de suas próprias maquetes de rampa. Este projeto não apenas reforça as competências matemáticas envolvidas mas também promove habilidades como criatividade, resolução de problemas e colaboração.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar uma compreensão profunda dos conceitos de equações do 2º grau, especificamente focada na fatoração e na aplicação de produtos notáveis, através de uma experiência prática e interativa. Através do desafio de projetar e construir uma mini rampa, os alunos poderão visualizar a aplicação direta da teoria na prática, estimulando não só a compreensão matemática, mas também o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, trabalho em equipe e criatividade. Espera-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e aplicar equações do 2º grau na solução de problemas reais, reconhecendo sua importância em diversas situações práticas e cotidianas.

  • Compreender a importância e a aplicação das equações do 2º grau na construção de rampas para skateparks.
  • Desenvolver habilidades de fatoração e aplicação de produtos notáveis em contextos práticos.
  • Estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas por meio de projeto prático.
  • Reconhecer e aplicar o conceito de curvas parabólicas na construção de estruturas físicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09MA09: Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é fundamentado em conceitos e habilidades associadas a equações do 2º grau, abrangendo desde a introdução teórica das equações quadráticas e suas aplicações práticas em contextos reais até a exploração de formas parabólicas em estruturas físicas. Será dada especial atenção aos processos de fatoração de expressões algébricas e ao uso de produtos notáveis, visando integrar os conhecimentos matemáticos com atividades práticas de design e construção.

  • Equações do 2º grau: Introdução e aplicações práticas
  • Curvas Parabólicas e sua presença no design de rampas
  • Fatoração e produtos notáveis como ferramentas para resolver equações do 2º grau
  • Construção de maquetes para aplicação dos conceitos de curvas parabólicas

Metodologia

Adotaremos uma abordagem pedagógica ativa, integrando metodologias como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. O projeto será realizado em etapas, iniciando-se com uma exploração teórica dos conceitos matemáticos, seguida pela fase prática da construção das mini rampas. Este processo não só facilitará a aplicação dos conhecimentos teóricos em um contexto prático e significativo mas também promoverá o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas essenciais.

  • Exploração teórica de equações do 2º grau e suas aplicações práticas
  • Atividades práticas de design e construção de mini rampas
  • Discussão em grupo e troca de ideias para estimular a criatividade e a solução de problemas

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, dividida em dois encontros de 50 minutos cada. No primeiro encontro, será realizada a introdução dos conceitos teóricos e a apresentação do projeto. O segundo encontro será dedicado à construção das mini rampas e à apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos.

  • Aula 1: Introdução teórica e início do projeto
  • Aula 2: Construção das mini rampas e apresentação dos projetos

Avaliação

A avaliação será realizada levando em consideração a participação dos alunos, a criatividade e a aplicação efetiva dos conceitos matemáticos na construção da rampa. Será solicitado um relatório de projeto detalhando o processo de construção, a aplicação das equações do 2º grau e a reflexão sobre o trabalho em equipe. Além disso, a apresentação das maquetes permitirá avaliar a compreensão e a materialização dos conceitos estudados. Será criado um sistema de pontuação que considera a originalidade do design, a precisão matemática e a qualidade da execução.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários alguns materiais básicos, tais como cartolina, palitos de madeira, cola, tesouras entre outros itens que permitirão a construção das mini rampas. Além disso, serão utilizados recursos didáticos como quadro e marcadores para a exploração teórica dos conceitos e computadores ou tablets para pesquisa e design das rampas, caso necessário.

  • Cartolina, palitos de madeira, cola e tesouras
  • Quadro, marcadores e material para anotações
  • Computadores ou tablets (opcional para pesquisa e design)

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