Designer de Embalagens: A Matemática dos Volumes

Desenvolvida por: Jose C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria Espacial

Esta atividade pedagógica prática visa integrar os conceitos matemáticos de volume com situações cotidianas e com o design de embalagens, proporcionando aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma experiência educativa mão-na-massa. Os alunos serão desafiados a pensar como designers, considerando tanto a estética como a funcionalidade ao projetarem embalagens para produtos fictícios. O foco será na otimização do uso de materiais e na maximização do espaço de armazenamento, levando em conta as necessidades específicas de cada produto, como a sua preservação e apelo visual. Eles calcularão o volume de diversas formas geométricas, com ênfase em prismas e cilindros, aplicando a matemática de maneira prática e criativa. Para incentivar a visualização e a concretização de suas ideias, serão fornecidos materiais para a construção de modelos físicos em papelão, assim como acesso a softwares simples de design gráfico. Esta abordagem integrada pretende não apenas melhorar as habilidades matemáticas, mas também desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de solucionar problemas de forma inovadora.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos dessa atividade incluem o desenvolvimento da habilidade dos alunos de aplicar conceitos matemáticos para resolver problemas práticos e cotidianos, com um enfoque especial na geometria espacial e no cálculo de volumes. Ao construírem modelos de embalagens para produtos fictícios, os estudantes praticarão o cálculo de volumes de prismas e cilindros, aprimorando seu raciocínio lógico e sua creatividade. Além disso, este exercício visa familiarizá-los com aspectos do design, como a importância da otimização de materiais e o impacto do apelo visual, o que representa uma ótima oportunidade para integrar o aprendizado matemático com o desenvolvimento de habilidades valiosas para o século XXI, como pensamento crítico, colaboração e comunicação.

  • Aplicar conceitos de volume para resolver problemas do cotidiano.
  • Desenvolver habilidades de cálculo e raciocínio lógico.
  • Incorporar noções de design na criação de embalagens.
  • Fomentar a criatividade e a inovação na resolução de problemas.
  • Promover a integração entre matemática e outras áreas do conhecimento.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09MA18: Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
  • EF09MA19: Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula abordará principais conceitos de geometria espacial, com ênfase no cálculo de volumes de prismas e cilindros. Os alunos serão introduzidos a esses conceitos de forma dinâmica, por meio de atividades práticas que simulam situações reais do design de embalagens. Além disso, discutiremos a importância de considerar aspectos como otimização de espaço e material, bem como a necessidade de apelo visual em embalagens comerciais. Este conteúdo está alinhado com os objetivos de aprendizagem da BNCC, oferecendo uma oportunidade rica e multi-disciplinar para os estudantes explorarem a matemática de uma forma aplicada.

  • Introdução à geometria espacial e o conceito de volume.
  • Cálculo do volume de prismas e cilindros.
  • Otimização do uso de material e espaço de armazenamento.
  • Introdução a noções básicas de design de embalagens.
  • Aplicação de software de design na concepção de embalagens.

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade combina elementos da Atividade Mão-na-Massa e da Sala de Aula Invertida, incentivando uma abordagem prática e colaborativa ao aprendizado. Os alunos terão a oportunidade de aplicar diretamente os conceitos matemáticos ao projeto de embalagens, alternando entre sessões de construção de modelos físicos e o uso de softwares de design. Por meio dessa abordagem interativa, pretendemos estimular o engajamento, o pensamento crítico e a criatividade dos alunos. Além disso, a sala de aula invertida permite que os estudantes explorem os conceitos a serem discutidos em aula de antemão, maximizando assim o tempo em sala para discussões mais profundas e atividades práticas.

  • Exploração de conceitos de volume através de construção de modelos físicos.
  • Uso de softwares de design para o protótipo de embalagens.
  • Discussões em grupos para troca de ideias e soluções criativas.
  • Revisão dos projetos finais em sala, promovendo feedback e reflexão.

Aulas e Sequências Didáticas

No cronograma de 2 horas, a atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos aos conceitos fundamentais de volume e começarão a elaboração de seus projetos de embalagens, com auxílio de materiais e software de design. Na segunda sessão, os alunos concluirão seus modelos de embalagens, seguido de uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas e apresentação dos projetos para a turma.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de volume e início da elaboração dos projetos.
  • Aula 2: Conclusão dos projetos e apresentação/discussão em sala.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será formada por uma combinação de participação ativa, criatividade no design das embalagens, acurácia nas aplicações matemáticas, e habilidade de trabalhar em equipe. Será dado enfoque tanto ao processo de aprendizado quanto ao produto final, considerando o raciocínio lógico aplicado, a inovação no design e a apresentação da solução. Os alunos serão encorajados a refletir sobre os desafios enfrentados e as soluções criativas encontradas, integrando o feedback recebido para futuras atividades. Exemplos de critérios de avaliação incluirão a correta aplicação dos cálculos de volume, a eficácia na otimização de material e espaço, e a originalidade e apelo visual das embalagens projetadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão fornecidos papéis cartão, cola, tesouras e réguas para a construção dos modelos físicos de embalagens. Além disso, será disponibilizado acesso a softwares simples de design gráfico, permitindo que os alunos esbocem digitalmente suas ideias antes da construção física. Esses recursos visam facilitar a criação de protótipos, permitindo uma melhor visualização e ajuste das soluções propostas, além de incentivar a integração da tecnologia no processo de aprendizado.

  • Papel cartão, cola, tesoura, régua (para construção dos modelos físicos).
  • Computadores com acesso a softwares de design (para esboços digitais).

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