Desvendando a Cidade em Escalas

Desenvolvida por: Cleoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Proporcionalidade e Escalas

Nesta atividade dinâmica e interativa, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a aplicar conceitos matemáticos de proporção direta e inversa para criar um mapa em pequena escala de seu bairro ou cidade. Após uma aula expositiva invertida, onde o conteúdo é estudado em casa, os alunos serão divididos em grupos para realizar medições de distâncias reais em seu entorno. Essas medições serão então aplicadas à criação do mapa, mantendo a proporção correta. Este processo não só reforça a aplicação de conhecimentos matemáticos em contextos reais, mas também promove a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos. Através desta abordagem prática, esperamos que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais profunda e aplicada de conceitos matemáticos, e ao mesmo tempo, uma maior conexão com o espaço em que vivem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática de como os conceitos matemáticos se aplicam na vida real. Através da criação de um mapa em pequena escala de um espaço familiar, os estudantes vão aplicar seus conhecimentos sobre proporção direta e inversa, além de trabalhar conceitos como taxas de variação e a relação entre diferentes grandezas como velocidade e densidade demográfica. Esta atividade busca também desenvolver habilidades de colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas, fundamentais para a formação integral dos alunos.

  • Aplicar conceitos de proporção direta e inversa na criação de mapas.
  • Desenvolver habilidades de medição e aplicação prática de medidas.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Compreender a aplicação dos conceitos matemáticos em situações reais.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.

Conteúdo Programático

A atividade se fundamenta no estudo e aplicação de conceitos matemáticos importantes como proporção direta e inversa, além da relação entre diferentes grandezas. A abordagem prática de criar um mapa propicia uma compreensão mais aprofundada desses conceitos, ao mesmo tempo em que introduz os alunos no trabalho com medidas reais e na interpretação de espaço fisico em escalas reduzidas.

  • Proporções direta e inversa
  • Leitura e interpretação de mapas
  • Medições de distâncias reais
  • Conceitos de escala
  • Trabalho em equipe e colaboração

Metodologia

A abordagem metodológica combina técnicas de Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Os alunos se engajam ativamente na exploração e compreensão do conteúdo em casa, seguida de aplicações práticas e colaborativas em sala de aula. Esse modelo permite um aprendizado mais significativo, pois estimula a curiosidade e a autoiniciativa, ao mesmo tempo em que vale-se da coletividade para solucionar desafios reais.

  • Aula expositiva invertida
  • Atividade prática de medição em campo
  • Trabalho em grupo para criação do mapa
  • Discussão e reflexão em grupo sobre o processo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totaliza 5 horas, distribuídas em 6 aulas de aproximadamente 50 minutos cada. Inicia-se com a apresentação do projeto, seguida de estudo invertido, medições de campo, elaboração do mapa, discussões e, por último, apresentação dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e conceitos chave
  • Aula 2: Aula expositiva invertida para estudo em casa
  • Aula 3: Medições de campo e coleta de dados em grupos
  • Aula 4: Elaboração dos mapas em grupos
  • Aula 5: Continuação da elaboração dos mapas e preparação para apresentação
  • Aula 6: Apresentação dos mapas e discussão em grupo

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa de cada aluno durante o processo de criação do mapa, a precisão e aplicação correta de medidas mantendo a proporção, a colaboração efetiva dentro do grupo e a qualidade final do mapa produzido. Serão considerados critérios como criatividade, detalhamento e acurácia, além da capacidade de refletir sobre o processo e apresentar os resultados de maneira clara e coerente.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais básicos de medição como trenas, régua, papel milimetrado para a criação do mapa, além de recursos digitais para pesquisa e documentação do processo. É fundamental também o acesso ao bairro ou cidade onde as medições serão realizadas.

  • Aula expositiva invertida (vídeos, leituras, quiz)
  • Trenas e régua para medições
  • Papel milimetrado para criação do mapa
  • Câmeras ou smartphones para documentação
  • Software de desenho ou plataforma online para elaboração de mapas

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