Efeitos do Clima na Escola

Desenvolvida por: Izabel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Análise de Dados e Clima

A atividade Efeitos do Clima na Escola almeja explorar o modo como variáveis meteorológicas específicas, tais como temperatura e umidade, influenciam aspectos diários na rotina escolar, enfocando na frequência e desempenho dos estudantes. Através da coleta de dados históricos simples, como temperaturas médias em diferentes épocas do ano e taxas de presença, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em equipe para identificar padrões e estabelecer relações funcionais entre essas variáveis. Os dados coletados permitirão uma análise profunda sobre a interconexão entre o clima e a vida escolar, fomentando uma reflexão crítica sobre como esses fatores podem alterar o cenário educacional. Durante o desenvolvimento da atividade, os estudantes aplicarão conhecimentos de funções matemáticas para interpretar as informações coletadas, culminando em uma roda de debate onde apresentarão suas descobertas e discutirão suas implicações no planejamento e na estratégia pedagógica da escola. Este projeto não apenas reforça competências de análise estatística e matemática, mas também promove a consciência ambiental entre os alunos, destacando a influência do clima no cotidiano escolar.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem a habilidade de aplicar conceitos matemáticos de funções para analisar e interpretar dados, o desenvolvimento de competências analíticas para identificar padrões em conjuntos de dados, e a capacidade de trabalhar colaborativamente em equipe para resolver problemas. Além disso, visa-se fomentar nos alunos a consciência ambiental e o entendimento de como as variáveis climáticas impactam o dia a dia escolar, influenciando na presença e no desempenho dos estudantes. Este projeto pretende, também, estimular habilidades de comunicação, mediante a apresentação e discussão dos resultados obtidos em uma roda de debate, promovendo o raciocínio crítico e a troca de ideias.

  • Aplicar conceitos de funções para análise de dados
  • Identificar padrões em dados meteorológicos e de presença escolar
  • Desenvolver raciocínio crítico e habilidades analíticas
  • Estimular a consciência ambiental e compreensão de seu impacto no contexto escolar
  • Fomentar a habilidade de trabalhar em equipe e habilidades comunicativas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09MA06: Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a análise de variáveis meteorológicas e sua correlação com aspectos do cotidiano escolar. Destaca-se o estudo de funções matemáticas como ferramenta para interpretação e representação dos dados coletados. Os alunos explorarão conceitos de média, moda, variância, e noções de estatística básica para compilar e analisar os dados. Além disso, a atividade introduzirá práticas de coleta de dados e métodos para estabelecer relações funcionais, fortalecendo o entendimento de como diferentes fatores podem influenciar padrões observados no ambiente escolar.

  • Funções matemáticas e suas aplicações
  • Métodos de coleta e análise de dados
  • Correlações entre variáveis meteorológicas e o cotidiano escolar
  • Conceitos básicos de estatística (média, moda, variância)

Metodologia

Esta atividade empregará uma abordagem prática através do uso da metodologia ativa Roda de Debate, fomentando a participação ativa dos estudantes. Inicialmente, os alunos serão agrupados e orientados sobre como coletar e organizar os dados históricos relacionados ao clima e à presença escolar. Após a coleta de dados, os grupos utilizarão técnicas de análise matemática para encontrar padrões e estabelecer correlações entre as variáveis. Finalmente, cada grupo apresentará suas descobertas na roda de debate, o que permitirá o intercâmbio de ideias e aprofundamento das conclusões. Esta abordagem visa não apenas o desenvolvimento do conhecimento matemático, mas também a capacidade de argumentação, comunicação efetiva, e a construção de conhecimento coletivo.

  • Coleta de dados históricos
  • Análise de dados e identificação de padrões
  • Utilização de funções para correlacionar variáveis
  • Roda de Debate para apresentação e discussão dos resultados

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema, explicação do projeto, e início da coleta de dados. Na segunda aula, os alunos finalizarão a análise dos dados e prepararão suas apresentações para a roda de debate, que será realizada na parte final da aula.

  • Aula 1: Introdução, explicação da atividade e início da coleta de dados
  • Aula 2: Análise dos dados, preparação e realização da roda de debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. Será considerada a capacidade dos alunos de aplicar conceitos matemáticos na análise de dados, a acurácia e profundidade da análise realizada, bem como a qualidade da apresentação na roda de debate. A participação ativa durante o processo de coleta e análise de dados, assim como a contribuição para a discussão em grupo, serão igualmente valorizadas. Será dada especial atenção à habilidade de estabelecer relações funcionais entre os dados coletados e à capacidade de comunicar essas descobertas de maneira clara e convincente durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para consulta de dados históricos climáticos, softwares ou aplicativos de planilhas eletrônicas para compilação e análise de dados, materiais para anotações, e um espaço apropriado para a realização da roda de debate. O uso de ferramentas digitais será incentivado para facilitar a análise de dados e a elaboração de gráficos. Além disso, materiais de apoio didático sobre conceitos matemáticos e estatísticos serão fornecidos aos alunos para auxiliar no desenvolvimento da atividade.

  • Acesso à internet
  • Softwares ou aplicativos de planilhas eletrônicas
  • Materiais para anotação
  • Espaço adequado para a roda de debate
  • Materiais didáticos de apoio

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