Estatística do Meu Dia a Dia

Desenvolvida por: Jordan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Estatística Aplicada ao Cotidiano

Nesta atividade, intitulada 'Estatística do Meu Dia a Dia', os estudantes do 9º ano irão imersamente explorar o mundo dos dados sob a perspectiva do seu cotidiano. Cada estudante será incentivado a coletar dados sobre suas próprias atividades diárias ao longo de uma semana. As informações coletadas englobam tempo gasto em tarefas rotineiras, como estudos, lazer, alimentação e sono. Após a coleta de dados, os alunos utilizarão conceitos estatísticos básicos, como média, mediana e moda, para analisar e interpretar seus dados. Em grupos, discutirão as conclusões obtidas sobre suas rotinas, identificando padrões, discrepâncias, e sugestões de melhor aproveitamento do tempo. O objetivo principal é fomentar a aplicação prática e contextualizada da estatística, evidenciando sua importância na organização e otimização do tempo.

Objetivos de Aprendizagem

Através dessa atividade, os alunos desenvolverão uma compreensão prática das funções da estatística no dia a dia. Com o envolvimento na coleta e análise de dados de suas próprias rotinas, eles perceberão a aplicabilidade direta dos conceitos matemáticos na vida cotidiana. A discussão em grupo proporcionará uma rica troca de ideias e conclusões, promovendo o aprendizado colaborativo e reflexivo sobre a gerência do tempo.

  • Estimular a coleta, organização e análise de dados do dia a dia.
  • Promover a compreensão da aplicação dos conceitos estatísticos básicos em contextos reais.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica sobre a gestão do tempo pessoal.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09MA21: Compreender e aplicar conceitos de estatística e probabilidade como ferramenta para a organização e compreensão do mundo.
  • EF09MA22: Selecionar, organizar e apresentar dados de forma clara e compreensível, estabelecendo conexões entre teoria e prática estatística.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é focado na introdução e aplicação prática dos conceitos estatísticos fundamentais. Ao analisar dados coletados de suas rotinas, os alunos terão a oportunidade de consolidar o que aprenderam em sala de aula. Proporcionando contexto e relevância, a análise estatística será uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento e melhor gestão do dia.

  • Introdução aos conceitos de estatística.
  • Coleta e organização de dados.
  • Cálculo de média, mediana e moda.
  • Interpretação de dados no contexto diário.

Metodologia

A metodologia adotada privilegia a aprendizagem ativa e colaborativa. A princípio, os alunos são direcionados a coleta de seus dados diários, seguidos por sessões de análise que envolvem cálculos estatísticos. Posteriormente, em um ambiente de ensino colaborativo, os resultados e padrões identificados são discutidos em grupos, promovendo o compartilhamento de insights e estratégias de otimização de tempo.

  • Coleta individual de dados pessoais.
  • Cálculo e análise estatística de forma individual e em grupos.
  • Discussões em grupo para análise crítica e compartilhamento de resultados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade contempla uma carga horária total de 14 horas distribuídas ao longo de 14 reuniões de 60 minutos cada. Este planejamento permitirá que os estudantes realizem de maneira tranquila todas as etapas, desde a coleta dos dados, passando pela análise, até a culminante discussão em grupo.

  • Aula 1: Introdução à Estatística e explicação da atividade.
  • Aula 2-4: Coleta de dados sobre as rotinas diárias.
  • Aula 5-8: Análise dos dados coletados e cálculos estatísticos.
  • Aula 9-11: Elaboração dos relatórios e organização das apresentações.
  • Aula 12-14: Apresentações em grupo e debates sobre os resultados e suas implicações.

Avaliação

A avaliação focará na participação durante todas as fases do projeto. Será avaliada a capacidade do aluno de coletar dados relevantes e realizar análises estatísticas precisas. Além disso, serão observados a qualidade e a clareza das apresentações em grupo, onde se espera que os estudantes demonstrem entendimento das ferramentas estatísticas e reflexividade sobre suas rotinas. Exemplos de critérios de avaliação incluem: precisão nos cálculos estatísticos, coerência na análise dos dados, engajamento nas discussões em grupo, e originalidade nas propostas de otimização do uso do tempo pessoal.

Materiais e ferramentas:

Os recursos essenciais para a execução da atividade incluem materiais que facilitarão tanto a coleta quanto a análise dos dados. Ferramentas tecnológicas e materiais didáticos reforçarão a capacidade dos alunos de armazenar e manipular suas informações de maneira eficaz e interessante.

  • Computadores ou tablets para análise de dados.
  • Planilhas eletrônicas (Excel ou Google Sheets).
  • Materiais impressos explicativos sobre estatística.
  • Quadro branco e projetor para discussão em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo