Expedição aos Números: Uma Viagem por Racionais e Irracionais

Desenvolvida por: Gustav… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números Racionais e Irracionais

A 'Expedição aos Números: Uma Viagem por Racionais e Irracionais' é uma atividade pedagógica inovadora destinada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar e compreender os conceitos de números racionais e irracionais de uma maneira interativa e colaborativa. A atividade utilizará a tecnologia de QR Codes para proporcionar uma experiência de aprendizagem gamificada. Os alunos serão divididos em grupos e receberão tablets ou smartphones para 'viajar' virtualmente por diferentes estações representadas por QR Codes espalhados pela sala. Cada estação esconde desafios, problemas matemáticos e curiosidades relacionadas aos números racionais e irracionais. Ao desvendar cada desafio, os alunos coletarão informações para compor um mapa conceitual que sintetiza os conceitos aprendidos durante a viagem. Esta metodologia ativa visa incentivar a pesquisa, o trabalho em equipe e a aplicação prática do conhecimento em um contexto lúdico e motivador.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal promover o entendimento aprofundado dos alunos sobre números racionais e irracionais, por meio de uma metodologia ativa que fomente a pesquisa, colaboração e aplicação prática do conteúdo. Além disso, espera-se desenvolver habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe. A interação com tecnologia e a gamificação do processo de aprendizagem visam aumentar o engajamento dos alunos e proporcionar uma experiência educativa enriquecedora.

  • Compreender a definição e características dos números racionais e irracionais.
  • Identificar e classificar números em racionais e irracionais.
  • Resolver problemas práticos envolvendo números racionais e irracionais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação.
  • Aplicar conhecimentos matemáticos em situações lúdicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09MA05 - Explorar relações entre números racionais e a reta numérica e entre números irracionais e segmentos de reta.

Conteúdo Programático

A atividade está fundamentada no conteúdo programático de números racionais e irracionais, explorando de forma prática e interativa suas definições, propriedades, e formas de representação. O uso de tecnologia e metodologias ativas permite uma abordagem dinâmica dos temas, incentivando a curiosidade e a investigação autônoma por parte dos alunos. A atividade enfatiza a aplicação dos conceitos em desafios reais e a importância da matemática no cotidiano, contribuindo para uma compreensão mais significativa do conteúdo.

  • Definição e propriedades dos números racionais e irracionais.
  • Classificação de números em racionais e irracionais.
  • Representação de números racionais e irracionais na reta numérica.
  • Aplicações práticas dos números racionais e irracionais.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, a atividade será realizada com o auxílio de tecnologias digitais, como tablets ou smartphones, que possibilitarão o acesso a QR Codes contendo desafios e informações. Os estudantes, divididos em grupos, enfrentarão tarefas que exigem investigação, resolução de problemas e colaboração, enquanto exploram conteúdos matemáticos de maneira dinâmica. Esta abordagem prática tem como finalidade aproximar os alunos do conteúdo de forma significativa, promovendo engajamento, autonomia no aprendizado e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

  • Utilização de QR Codes para acesso a conteúdos e desafios.
  • Trabalho em equipe para resolução de problemas.
  • Criação de um mapa conceitual com informações coletadas.
  • Exploração prática de conteúdos matemáticos em um contexto gamificado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução dos conceitos e organização dos grupos. Na sequência, os alunos começarão a 'viagem' pelas estações. Na segunda aula, os grupos continuarão a explorar as estações restantes e, ao final, haverá a construção coletiva do mapa conceitual, seguida de uma discussão sobre o que foi aprendido.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início da exploração das estações.
  • Aula 2: Continuação da exploração e construção do mapa conceitual.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, na qualidade das respostas aos desafios propostos em cada estação e na contribuição de cada grupo à construção do mapa conceitual. Será considerada a habilidade de resolver problemas, a capacidade de trabalhar em equipe e a aplicação dos conhecimentos matemáticos adquiridos. Exemplos de critérios de avaliação incluem: precisão nas classificações de números, criatividade e detalhes no mapa conceitual, colaboração efetiva entre os membros do grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários tablets ou smartphones com acesso à internet, QR Codes previamente preparados e distribuídos pela sala de aula, materiais para anotação e elaboração do mapa conceitual, tais como papel, canetas e lápis de cor. A utilização desses recursos tecnológicos e materiais de apoio busca proporcionar uma experiência educativa mais interativa e engajadora para os alunos.

  • Tablets ou smartphones com acesso à internet.
  • QR Codes com desafios e informações.
  • Papel, canetas e lápis de cor para o mapa conceitual.
  • Guias de apoio com instruções para cada estação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo