Exploradores do Plano Cartesiano

Desenvolvida por: Eurico… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria Plana e Espacial

Nesta atividade, denominada 'Exploradores do Plano Cartesiano', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão encorajados a aplicar seus conhecimentos prévios sobre geometria de maneira prática e lúdica. Divididos em pequenos grupos, eles receberão um mapa contendo a localização de um 'tesouro oculto' marcado em um ponto específico dentro de um plano cartesiano fornecido pelo professor. Para alcançar seu objetivo, os alunos precisarão utilizar estratégias para determinar o ponto médio entre dois pontos extremos indicados no mapa, sem o auxílio de fórmulas matemáticas diretas. Além disso, os grupos terão o desafio de calcular a distância total necessária para 'navegar' até o tesouro, o que demandará a aplicação de conhecimentos relacionados à medida de perímetros e áreas de figuras planas, utilizando apenas ferramentas simples como réguas e compassos. Essa jornada não só promove o trabalho em equipe, mas também estimula o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas de forma criativa, aplicando conceitos geométricos em um contexto envolvente e desafiador.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem reforçar e expandir a compreensão dos estudantes sobre conceitos geométricos fundamentais, tais como ponto médio de um segmento de reta e cálculo de distâncias no plano cartesiano, sem depender de fórmulas prévias. Além disso, visa desenvolver habilidades práticas no uso de instrumentos geométricos como réguas e compassos para a construção de figuras geométricas e medição de distâncias. Fortalecer a capacidade de trabalho em equipe, raciocínio lógico, e resolução de problemas de maneira criativa e eficaz também são aspectos centrais. Por meio desta atividade, espera-se que os alunos possam aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula a situações práticas, percebendo a relevância e aplicabilidade da matemática em diferentes contextos.

  • Determinar o ponto médio de um segmento de reta de forma prática.
  • Calcular distâncias no plano cartesiano sem o uso de fórmulas.
  • Aplicar conceitos matemáticos na resolução de problemas práticos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e raciocínio lógico.
  • Utilizar instrumentos geométricos como réguas e compassos para construção e medição.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF09MA16
  • description": Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange elementos essenciais da geometria no plano cartesiano, incluindo conceitos de ponto médio, distância entre pontos, perímetros e áreas de figuras planas. Por meio da atividade, os alunos terão a oportunidade de revisar e aplicar esses conceitos em um contexto significativo, afiando sua compreensão e habilidade em trabalhar com propriedades geométricas. Além disso, aprenderão a manejar instrumentos matemáticos com precisão, uma habilidade fundamental para a construção e análise de figuras geométricas.

  • Ponto médio de um segmento de reta
  • Distância entre dois pontos no plano cartesiano
  • Cálculo do perímetro e área de figuras planas
  • Uso de réguas e compassos na geometria

Metodologia

Esta atividade será guiada pela metodologia ativa do aprendizado 'Mão-na-massa', encorajando os alunos a serem os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Eles serão divididos em grupos para promover a colaboração e o diálogo, elementos chave para o desenvolvimento do pensamento crítico e da solução de problemas. Ao se engajarem na busca pelo tesouro utilizando o mapa do plano cartesiano, os estudantes estarão, na prática, explorando conceitos geométricos de maneira dinâmica e significativa.

  • Trabalho em equipe
  • Atividade prática com uso de mapa
  • Exploração de conceitos geométricos sem fórmulas
  • Uso de instrumentos geométricos para medição

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá a duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos e as estratégias a serem usadas durante a atividade. A segunda aula será dedicada à prática da busca pelo tesouro, incluindo a aplicação das estratégias e conceitos aprendidos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e preparação para a atividade.
  • Aula 2: Execução da atividade prática de busca ao tesouro.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e baseada na observação direta dos professores sobre a participação e envolvimento do aluno durante as fases de planejamento e execução. Serão avaliadas as habilidades de trabalho em equipe, utilização correta dos conceitos geométricos aplicados, precisão no uso de instrumentos geométricos para medições e a eficácia na comunicação das estratégias e soluções encontradas pelo grupo. Feedbacks construtivos serão fornecidos aos grupos ao final da atividade, destacando pontos de sucesso e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto de materiais e recursos que incluem: mapas do plano cartesiano com a localização do tesouro oculto para cada grupo, cartolina ou papel grande o suficiente para desenhos, réguas, compassos, e lápis ou canetas coloridas. Os mapas serão preparados previamente pelo professor, com desafios de dificuldade adequada ao nível da turma.

  • Mapas do plano cartesiano
  • Cartolina ou papel para desenho
  • Régua
  • Compasso
  • Lápis e canetas coloridas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo