Exploradores Geométricos na Cidade é uma atividade inovadora que propõe unir teoria e prática por meio de uma saída de campo. Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos e levados a explorar a cidade com o auxílio de tablets ou smartphones equipados com GPS. O objetivo central é identificar e documentar, por fotografias, elementos arquitetônicos que exemplifiquem formas geométricas estudadas em sala de aula, tais como paralelepípedos, esferas e cilindros. Essa atividade visa não apenas a aplicação prática dos conceitos de Geometria, mas também desenvolver a capacidade de observação, análise crítica e compreensão da matemática no contexto da construção civil e do planejamento urbano. Após o retorno à sala, os alunos estarão encarregados de apresentar suas descobertas em um debate enriquecedor, promovendo a troca de conhecimentos e a problematização da aplicabilidade das formas geométricas no cotidiano e na construção civil.
Esta atividade tem como objetivo promover o entendimento prático dos conceitos geométricos por meio da observação direta do ambiente construído. Pretende-se desenvolver habilidades de pesquisa de campo, fomentar o trabalho em equipe e estimular o pensamento crítico ao analisar como os conceitos geométricos estudados são aplicados na arquitetura e urbanismo. A atividade também visa aprimorar a habilidade de usar tecnologias contemporâneas, como GPS e dispositivos móveis, para a coleta de dados geográficos e imagéticos.
A atividade se insere no contexto do estudo da Geometria, ancorando-se na observação do mundo real para a fixação de conceitos. Abordará formas geométricas básicas e sua presença nos elementos arquitetônicos e urbanos, evidenciando a relevância da matemática na construção civil e no planejamento das cidades.
Esta atividade se baseará na metodologia ativa, envolvendo saída de campo para pesquisa e observação, atividade mão-na-massa para a coleta de dados geográficos e imagens, e rodas de debate para discussão e análise das descobertas. A Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada na etapa de apresentação, através de quizes e desafios, para incentivar o engajamento dos alunos.
A eração da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira, a saída de campo para a coleta de imagens e dados; na segunda, a apresentação dos resultados, rodas de debate e quizes.
A avaliação se dará por meio da análise das fotografias capturadas, sua correlação precisa com a forma geométrica identificada e a qualidade da discussão apresentada em sala. Além disso, a participação individual e em grupo durante as atividades e debates serão critérios avaliativos importantes. Será valorizada a criatividade na identificação de elementos arquitetônicos que correspondam às formas geométricas estudadas, assim como a habilidade de argumentar e relacionar as descobertas com os conceitos da Geometria.
Os recursos necessários para a execução dessa atividade incluem dispositivos móveis com câmera e GPS para a coleta de dados e imagens durante a saída de campo. Além disso, será necessário o uso de um espaço adequado para as discussões e apresentações, assim como materiais para registro de observações e conclusões.
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