Feira de Funções: Mercado dos Coeficientes

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Função polinomial de 1 grau

A atividade Feira de Funções: Mercado dos Coeficientes é projetada para ajudar os alunos a compreenderem o conceito de funções do primeiro grau através de uma simulação prática de um mercado. Nesta simulação, os alunos assumem papéis de vendedores e compradores em um mercado hipotético onde os preços dos produtos, como frutas e vegetais, são determinados por funções lineares predefinidas. Essa abordagem facilita a compreensão dos alunos sobre como as funções do primeiro grau são aplicadas em situações do dia-a-dia, explorando conceitos como taxas de variação e interseções de forma intuitiva e envolvente. Além de aperfeiçoar suas habilidades matemáticas, os alunos desenvolverão competências sociais e emocionais por meio da negociação e colaboração, respeitando a diversidade de opiniões e estratégias em um ambiente simulado e interativo. Com foco na aplicabilidade prática e alinhamento com as diretrizes educacionais, a atividade busca proporcionar uma experiência de aprendizado abrangente, perspicaz e inclusiva.

Objetivos de Aprendizagem

Os Objetivos de Aprendizagem desta atividade centram-se em fortalecer a compreensão dos alunos sobre funções do primeiro grau, bem como proporcionar uma aplicação prática destes conceitos através de uma experiência de simulação de mercado. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades analíticas e de resolução de problemas ao trabalhar com funções lineares em contextos reais, como a variação de preços baseada em quantidades. Além disso, ao assumir papéis ativos como compradores ou vendedores, os estudantes poderão aprimorar suas habilidades de comunicação e negociação, vitais para seu desenvolvimento social e emocional. A atividade está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo que os alunos desenvolvam competências matemáticas essenciais de maneira prática, ao mesmo tempo em que incorporam habilidades interpessoais fundamentais para seu crescimento pessoal e preparação para o futuro.

  • Compreender e aplicar o conceito de funções do primeiro grau em situações do dia-a-dia.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas analíticos e matemáticos.
  • Aprimorar competências de comunicação e negociação em um ambiente simulado.
  • Promover a interdisciplinaridade ligando a matemática a contextos sociais e econômicos.
  • Integrar conceitos matemáticos a habilidades socioemocionais para um aprendizado holístico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09MA05: Resolver e elaborar situações-problema que envolvam funções do 1º grau, usando a notação e os conceitos de domínio e imagem.
  • EF09MA09: Relacionar, em diferentes contextos, as formas de representação algébrica das funções do 1º grau.
  • EF09MA12: Resolver problemas que envolvam a aplicação do conceito de função em situações reais, como variação de preço e oferta/demanda.

Conteúdo Programático

A estrutura curricular desta atividade se concentra no entendimento aprofundado das funções do primeiro grau, aplicando-as em contextos práticos através de uma simulação de mercado. Esta abordagem não só facilita a digestão dos conceitos matemáticos envolvidos, mas também conecta a teoria à prática, permitindo que os alunos experimentem como essas funções influenciam decisões econômicas e sociais. Ao desenvolver suas habilidades analíticas e matemáticas em um cenário que simula a realidade, os alunos podiam aplicar diretamente as teorias explicadas em sala de aula, como a determinação de coeficientes e interpretação de gráficos lineares. Além disso, essa estrutura curricular propicia a integração interdisciplinar através da vinculação da matemática a temas de economia e ciências sociais, enriquecendo o processo de aprendizagem.

  • Definição e características de funções do primeiro grau.
  • Representação gráfica de funções lineares.
  • Análise de coeficientes angulares e lineares.
  • Interpretação de gráficos em contextos econômicos.
  • Conceitos de oferta e demanda.
  • Variação de preços com funções lineares.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade emprega diversos recursos pedagógicos que se entrelaçam para proporcionar um aprendizado efetivo e significativo. Inicialmente, serão apresentadas as funções do primeiro grau, seguidas por uma breve contextualização econômica e a explicação das regras do mercado simulado. Durante a tarefa, os alunos, divididos em grupos, utilizarão metodologias ativas para negociar e resolver problemas dentro deste contexto. A utilização de simulações práticas serve como catalisador para que os participantes apliquem conhecimento teórico em situações pragmáticas. Esta metodologia incentiva a aprendizagem colaborativa, uma vez que os estudantes trabalharão em conjunto para alcançar objetivos comuns, reforçando tanto as habilidades cognitivas quanto sociais estabelecidas pela BNCC.

  • Utilização de simulação de mercado para aplicação prática de conceitos matemáticos.
  • Trabalho em grupo para estrutura colaborativa de aprendizado.
  • Integração de conceitos matemáticos com princípios econômicos.
  • Discussão em sala de aula sobre as estratégias utilizadas e resultados obtidos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade compreende a realização de uma aula prática de 60 minutos. Durante esta aula, não serão definidas metodologias ativas específicas, permitindo que os alunos explorem a atividade de forma livre e autônoma, o que estimula a criatividade e o pensamento crítico. O tempo será dividido em uma breve introdução aos conceitos matemáticos e ao funcionamento da simulação de mercado, seguido pela atividade prática onde os alunos assumem seus papéis de vendedores e compradores. Por fim, dedica-se um momento para reflexão e discussão dos resultados e entendimentos adquiridos, reforçando a relação entre teoria e prática.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de funções do primeiro grau, simulação de mercado com negociação entre grupos e discussão final dos resultados.
  • Momento 1: Introdução às Funções do Primeiro Grau (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito de funções do primeiro grau, destacando suas características principais, como a fórmula geral: y = ax + b. Explique o que são os coeficientes 'a' (coeficiente angular) e 'b' (coeficiente linear), usando exemplos simples e do cotidiano para ilustrar. É importante que você use materiais visuais, como gráficos e tabelas, para sustentar sua explicação. Permita que os alunos façam perguntas e intervenha se perceber dúvidas comuns entre eles.

    Momento 2: Simulação de Mercado (Estimativa: 30 minutos)
    Organize a sala em grupos, atribuindo papéis de vendedores e compradores para cada grupo. Explique a simulação: cada grupo terá uma função linear predefinida que representará o preço de um produto. Os vendedores devem definir estratégias de precificação enquanto os compradores buscam melhores ofertas. Observe se os alunos estão aplicando corretamente os conceitos de função e interaja com os grupos para garantir que todos estão envolvidos de forma colaborativa. Use planilhas eletrônicas para que os grupos documentem suas negociações e preços. Monitore sinais de compreensão dos conceitos matemáticos e habilidades sociais e faça anotações para feedback posterior.

    Momento 3: Discussão dos Resultados (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma para uma discussão final sobre a simulação. Pergunte aos alunos sobre as estratégias utilizadas e as dificuldades encontradas. Incentive-os a utilizar termos matemáticos apropriados ao descrever suas experiências. Analise, junto com os alunos, como os conceitos matemáticos discutidos inicialmente se aplicaram durante a simulação. Avalie o conhecimento adquirido através da participação na discussão e preste um feedback formativo. Encoraje os estudantes a refletirem sobre suas experiências, enfatizando o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Avaliação

O processo avaliativo na Feira de Funções: Mercado dos Coeficientes será flexível e dinâmico, consistindo em diferentes métodos de avaliação para abranger as distintas habilidades desenvolvidas pelos alunos. A primeira metodologia avaliativa adotada será na forma de observação, onde o professor acompanhará a participação dos alunos ao longo da simulação, identificando ações que demonstrem compreensão dos conceitos matemáticos e habilidades de negociação. A rubrica de avaliação oferecerá critérios claros e mensuráveis, como o entendimento e a precisão na aplicação de funções do 1º grau, a eficácia nas estratégias de negociação, e a participação ativa no grupo. Um exemplo prático de aplicação desta avaliação seria o acompanhamento da habilidade do aluno em conectar conceitos matemáticos à variação dos preços durante a simulação. Adicionalmente, um feedback formativo será proporcionado através de relatórios curtos onde os alunos descrevem suas estratégias e soluções durante a simulação, possibilitando ao professor identificar áreas de melhoria e proporcionar um aprendizado contínuo.

  • Avaliação por observação durante a interação na simulação de mercado.
  • Rubrica com critérios de compreensão matemática e participação.
  • Feedback formativo com relatórios reflexivos sobre a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos empregues nesta atividade são pensados de forma a facilitar a implementação do plano de aula sem necessitar de muitos recursos financeiros ou temporais por parte do professor. Utilizaremos materiais simples e práticos que englobam tabelas, gráficos e dados fictícios para representar funções lineares e seus resultados em simulações econômicas. Ferramentas tecnológicas, como planilhas eletrônicas, serão utilizadas para representar graficamente os resultados e auxiliar na análise dos dados coletados durante a atividade. Com isso, asseguraremos que a atividade seja acessível e aplicável para diferentes contextos escolares.

  • Uso de tabelas e gráficos em papel para representação de funções lineares.
  • Planilhas eletrônicas para registro e análise dos dados durante a simulação.
  • Espaço físico organizado em forma de feira para simulação do mercado.
  • Materiais audiovisuais para reforçar conceitos de funções matemáticas.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a complexidade do papel do professor e reconhecemos a sobrecarga que podem enfrentar, mas é essencial apresentar métodos eficazes para garantir que todos os alunos, independentemente de suas capacidades, participem plenamente das atividades propostas. Para alunos com deficiência auditiva, a inclusão de um intérprete de LIBRAS será um diferencial durante a explicação dos conceitos e simulação, garantindo a acessibilidade completa. Materiais visuais detalhados e linguagem de sinais servirão para reforçar o aprendizado destes estudantes. Para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 2), a utilização de instruções claras e suporte visual facilitará seu progresso na tarefa, além de um ambiente de sala de aula estruturado que minimize distrações. Será importante também a intervenção através de pausas regulares para feedback e redirecionamento, e o engajamento com a família para alinhar quaisquer necessidades específicas. Tais estratégias não apenas asseguram inclusão, mas enriquecem o ambiente de aprendizado para todos.

  • Intérprete de LIBRAS presente durante toda a atividade para suporte a alunos deficientes auditivos.
  • Criação e uso de materiais visuais adaptados para facilitar a compreensão.
  • Estabelecimento de uma sala de aula estrutural que minimize distrações.
  • Feedback constante e pausas para redirecionamento de tarefas e apoio.
  • Comunicação e envolvimento com a família para adaptação a cada aluno.

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