Gols e Fatores

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Equações do 2º Grau e Fatoração

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão divididos em equipes para uma imersão no mundo do futebol, aliado à matemática, por meio de uma abordagem ludopedagógica. Eles receberão cartões que representam equações polinomiais do 2º grau vinculadas a cenários de jogos de futebol. O principal objetivo é resolver essas equações através da fatoração, interpretando as soluções como os 'gols' marcados pelos times em diferentes partidas. Cada equação solucionada corretamente permitirá que a equipe avance pelo 'campo', que será um tabuleiro desenhado na sala de aula, em direção ao gol. A dinâmica funcionará como um campeonato, onde a equipe que 'marcar mais gols' alcançará a final e será consagrada vencedora. Esta atividade tem como propósito não apenas ensinar matemática de uma maneira divertida e competitiva, mas também estimular o trabalho em equipe, o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas complexos, utilizando o futebol como meio de engajamento e aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 9º ano uma compreensão aprofundada dos processos de fatoração de expressões algébricas, por meio da aplicação prática em problemas do mundo real, especificamente no contexto de partidas de futebol. Deseja-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar e aplicar diferentes métodos de fatoração para solucionar equações polinomiais do 2º grau, reconhecer a importância da matemática na resolução de problemas cotidianos e desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. Além disso, espera-se que os estudantes estabeleçam conexões entre a teoria e a prática matemática, aumentando assim seu interesse e engajamento pela disciplina.

  • Resolver equações polinomiais do 2º grau por meio da fatoração.
  • Interpretar soluções de equações como elementos de situações problema ligadas ao esporte.
  • Estimular o raciocínio lógico e a capacidade analítica para resolver problemas.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Associar a matemática com situações do cotidiano e universo dos estudantes.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda conceitos fundamentais das equações polinomiais do 2º grau e suas aplicações por meio da fatoração, com foco no desenvolvimento das competências de resolução de problemas, raciocínio lógico e colaboração. A metodologia escolhida para a atividade facilita a aprendizagem ativa dos alunos, permitindo-lhes explorar os conceitos matemáticos de maneira prática, relacionando-os com o contexto do futebol, o que contribui significativamente para a motivação e o engajamento na aprendizagem.

  • Equações polinomiais do 2º grau
  • Métodos de fatoração de expressões algébricas
  • Aplicação de equações do 2º grau em problemas reais
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Raciocínio lógico e resolução de problemas

Metodologia

A atividade será conduzida através de uma abordagem que inclui Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, será feita uma breve revisão dos conceitos teóricos sobre equações do 2º grau e fatoração. Em seguida, os alunos serão divididos em equipes e receberão cartões com as equações para resolver. As equipes discutirão as estratégias de resolução e, após encontrar as soluções, avançarão pelo 'campo'. Discussões em grupo serão incentivadas para facilitar o entendimento e a aplicação dos conceitos. Ao final, haverá uma reflexão coletiva sobre as estratégias utilizadas e os aprendizados da atividade.

  • Revisão de conceitos matemáticos relacionados a equações do 2º grau e fatoração
  • Atividade prática com resolução de equações em formato de competição
  • Roda de debate para discussão das estratégias e soluções encontradas
  • Reflexão coletiva sobre o processo de aprendizagem e conceitos aplicados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução teórica e o início da atividade prática. A segunda aula será dedicada à conclusão da atividade prática, discussão em grupo e reflexão coletiva sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Apresentação dos conceitos e início da atividade prática.
  • Aula 2: Continuação da prática, discussão e reflexão final.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada por meio da observação do desempenho das equipes durante a resolução das equações, considerando a correta aplicação dos métodos de fatoração, a capacidade de trabalho em equipe, e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Além disso, será valorizada a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e nas reflexões finais. A conquista dos 'gols' servirá como um indicativo da compreensão e do sucesso na solução dos problemas propostos, mas o processo colaborativo e a aplicação efetiva dos conceitos matemáticos serão os principais critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões com as equações polinomiais do 2º grau para cada equipe, um quadro branco ou cartolina para desenhar o 'campo', marcadores para delimitar as áreas do jogo, e uma sala de aula que acomode o tamanho do tabuleiro e permita a movimentação das equipes. Além disso, será empregado o uso de recursos didáticos como lousa para revisão teórica e potencial uso de tecnologias digitais para a apresentação de conceitos e exemplos.

  • Cartões com equações do 2º grau
  • Quadro branco ou cartolina grande
  • Marcadores de texto
  • Sala de aula adaptada para a atividade
  • Recursos didáticos para revisão teórica

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo