Esta atividade prática é desenhada para engajar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na aplicação de conceitos matemáticos em cenários reais, especificamente na distribuição de energia elétrica a partir da usina de Tucuruí. Utilizando equações do 2º grau, os alunos serão introduzidos à complexidade do planejamento energético, contemplando variáveis como demanda de energia, capacidade de geração e considerações sobre eficiência energética e impacto ambiental. Através de dados reais ou simulados, eles trabalharão em grupos para criar planos de alocação de recursos, conectando teoria e prática de forma inovadora e relevante. Esta abordagem promove não apenas o aprendizado de conceitos matemáticos fundamentais, mas também a conscientização sobre questões ambientais e de sustentabilidade. A culminância da atividade será a apresentação dos planos criados pelos alunos, permitindo a troca de ideias e reflexão coletiva sobre a importância da Matemática no desenvolvimento de soluções para problemas reais.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar uma compreensão aprofundada e aplicada dos conceitos matemáticos associados a equações do 2º grau, enfatizando sua utilidade e relevância fora do âmbito acadêmico. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de pensamento crítico, raciocínio lógico e resolução de problemas, ao mesmo tempo que adquirem uma consciência ambiental. Além disso, visa-se fomentar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz, habilidades essenciais para o século XXI.
A síntese do plano curricular foca no estudo de equações do 2º grau, sua formação, propriedades e aplicabilidade, moldando uma base sólida para a compreensão e resolução de problemas reais, como a distribuição de energia hidrelétrica. Além disso, a atividade estimula o reconhecimento da matemática como uma ferramenta indispensável para o entendimento de questões energéticas e ambientais, promovendo uma aprendizagem integrada e contextualizada.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, onde os alunos estudarão o conteúdo teórico previamente, por meio de recursos online. As aulas serão destinadas à aplicação do conhecimento, discussões em grupo e desenvolvimento do projeto. Essa abordagem promove maior envolvimento dos alunos, permitindo uma aprendizagem mais significativa e baseada em problemas reais.
Esta atividade será dividida em três aulas de 40 minutos. A primeira aula será dedicada à revisão das equações do 2º grau, a segunda ao trabalho em grupo sobre os dados e planejamento, e a terceira às apresentações dos planos e reflexão coletiva.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade e criatividade dos planos de alocação de recursos elaborados, bem como na capacidade de argumentação e comunicação durante as apresentações. Critérios específicos incluirão a aplicação correta das equações do 2º grau, a consideração de variáveis ambientais e de eficiência energética, e a eficácia do trabalho em equipe. Exemplos de sucesso incluem planos bem fundamentados e apresentações que demonstram compreensão clara do problema e das soluções propostas.
Para a execução desta atividade, serão utilizados recursos online para a revisão de conceitos, dados reais ou simulados para a análise e planejamento, além de materiais de apoio para a elaboração e apresentação dos projetos. Estes recursos foram selecionados para maximizar a compreensão e o engajamento dos alunos com a tarefa proposta.
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