Arquitetos Mirins: Projetando no Papel

Desenvolvida por: Regina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria Espacial e Arquitetura

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio irão assumir o papel de arquitetos iniciantes, projetando um quarto ou uma pequena casa utilizando papel milimetrado. Eles aplicarão conceitos de geometria espacial, calcularão áreas e volumes, estimularão a criatividade, apresentarão e debaterão suas escolhas de design, percebendo a importância da geometria no cotidiano, especialmente na arquitetura e design de interiores.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é manifestar nos alunos a capacidade de conectar conhecimentos matemáticos, particularmente da geometria espacial, com situações práticas e do cotidiano, como a arquitetura e design de interiores. Visa desenvolver não apenas a habilidade de cálculo de áreas e volumes mas também o raciocínio espacial, a criatividade e a capacidade de projetar e planejar espaços com eficiência. Espera-se que, ao final, sejam capazes de compreender a aplicabilidade e importância da matemática na solução de problemas reais, melhorando assim sua percepção sobre a utilidade deste campo do saber em suas vidas e futuras carreiras.

  • Aplicar conceitos de geometria espacial na resolução de problemas práticos.
  • Desenvolver habilidades de cálculo de áreas e volumes considerando medidas reais.
  • Estimular a criatividade e o design no planejamento de espaços.
  • Fomentar a habilidade de apresentação e argumentação sobre as escolhas de projeto.
  • Promover a percepção da matemática como ferramenta útil no cotidiano e futuras carreiras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT101 - Utilizar conceitos matemáticos para interpretar e resolver problemas do cotidiano, considerando suas diversas soluções.
  • EM13MAT102 - Aplicar conceitos de geometria para resolver situações-problema envolvendo diferentes formas e medidas.
  • EM13MAT510 - Utilizar noções de geometria espacial para resolver problemas relacionados ao cálculo de áreas e volumes.

Conteúdo Programático

Esta atividade abrange a aplicação dos conceitos de geometria espacial, como o cálculo de áreas e volumes, em um contexto prático e tangível. Ao projetarem um quarto ou casa, os alunos utilizarão esses conceitos matemáticos fundamentais, proporcionando uma compreensão mais aprofundada e integrada da matemática como uma ferramenta essencial no design de espaços e na arquitetura.

  • Conceitos básicos de geometria espacial.
  • Cálculo de área e volume para diferentes formas geométricas.
  • Aplicação de matemática na arquitetura e design de interiores.
  • Introdução à leitura e criação de projetos em papel milimetrado.

Metodologia

A metodologia adotada será ativa, centrando o aluno no processo de aprendizagem através da execução de um projeto realista. Eles serão orientados inicialmente sobre os conceitos de geometria espacial necessários, para então aplicá-los na prática. O trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas, promovendo também o aprendizado colaborativo. A fase de apresentação ao final busca desenvolver a capacidade de comunicação e argumentação dos alunos.

  • Apresentação dos conceitos teóricos.
  • Desenvolvimento de projeto em papel milimetrado.
  • Orientação e acompanhamento do professor durante o projeto.
  • Apresentações finais e debate entre as duplas ou indivíduos.
  • As apresentações finais e o debate entre as duplas ou indivíduos são etapas essenciais para a consolidação do aprendizado na atividade 'Arquitetos Mirins: Projetando no Papel'. Nesse momento, cada equipe ou aluno terá a oportunidade de expor o seu projeto, justificar as escolhas de design, aplicar os conceitos de geometria espacial na prática e aprimorar a habilidade de argumentação. A apresentação pode incluir a explicação das medidas utilizadas, a demonstração da planta baixa e da projeção em perspectiva, além da estimativa de área e volume. É importante que o professor estimule a participação de todos e promova um ambiente de respeito e valorização das diferentes abordagens. Após as apresentações, será realizado um debate, no qual os demais colegas poderão fazer questionamentos, sugerir alternativas e expressar suas opiniões. Dessa forma, os alunos poderão perceber diferentes perspectivas e enriquecer seu repertório, além de fortalecer a capacidade de escuta ativa e o pensamento crítico.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os conceitos chave serão introduzidos e o início do desenvolvimento dos projetos ocorrerá. A segunda aula será dedicada à conclusão dos projetos e às apresentações finais dos alunos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início do desenvolvimento dos projetos.
  • Aula 2: Conclusão dos projetos e apresentações finais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários papéis milimetrados para a criação dos projetos, régua, esquadro, compasso, calculadoras e material para desenho como lápis, borracha e canetas coloridas. Também será utilizada a lousa ou projetor para a apresentação dos conceitos iniciais e para as discussões finais de revisão dos projetos apresentados pelos alunos.

  • Papel milimetrado
  • Para acessar papel milimetrado, os alunos podem encontrar em papelarias, livrarias, grandes redes de papelaria, lojas de materiais de escritório ou ainda podem adquirir online em sites especializados em materiais para desenho e papelaria. É importante buscar o papel milimetrado com tamanho e espaçamento adequados para o desenvolvimento do projeto, de acordo com as orientações do professor.

  • Régua, esquadro, compasso
  • Os materiais como régua, esquadro e compasso podem ser encontrados em papelarias, lojas de materiais de desenho e artesanato, e também em livrarias que tenham uma seção específica para materiais escolares e de escritório. Além disso, esses itens podem ser adquiridos em lojas online especializadas em materiais escolares e de desenho, facilitando a busca e a compra desses materiais.

  • Lápis, borracha, canetas coloridas
  • Calculadoras
  • Lousa ou projetor para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo