Caça ao Tesouro: Gráficos e Tesouros

Desenvolvida por: Nicole… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Funções do 1º e 2º grau no plano cartesiano

Nesta atividade, os alunos serão organizados em grupos para criar mapas de caça ao tesouro utilizando funções algébricas do 1º e 2º grau. Cada grupo deverá formular equações que representem o caminho até o tesouro, convertendo-as em gráficos através de aplicativos de geometria dinâmica no plano cartesiano. Durante a realização do projeto, os alunos trabalharão colaborativamente para ajustar seus mapas e descobrirão a relação direta entre as equações algébricas e suas representações gráficas. Esta atividade visa não apenas fortalecer a compreensão das propriedades das funções lineares e quadráticas, mas também desenvolver habilidades práticas na resolução de problemas reais através do uso das funções matemáticas.

Objetivos de Aprendizagem

Objetiva-se com esta atividade que os alunos aprofundem sua compreensão sobre as funções do 1º e 2º grau, explorando como estas podem ser usadas para modelar situações do mundo real. Buscamos estimular o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipe, à medida que os alunos desenvolvem seus mapas de caça ao tesouro. Além disso, a atividade fornece uma aplicabilidade prática à teoria matemática, favorecendo a fixação do conteúdo por meio da sua contextualização.

  • Compreender e aplicar funções do 1º e 2º grau para resolver problemas.
  • Desenvolver habilidades de cooperação e trabalho em equipe através de projetos colaborativos.
  • Utilizar tecnologia para representar graficamente funções matemáticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT302: Construir modelos empregando as funções polinomiais de 1º ou 2º graus, para resolver problemas em contextos diversos, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • EM13MAT401: Converter representações algébricas de funções polinomiais de 1º grau em representações geométricas no plano cartesiano, distinguindo os casos nos quais o comportamento é proporcional, recorrendo ou não a softwares ou aplicativos de álgebra e geometria dinâmica.
  • EM13MAT404: Analisar funções definidas por uma ou mais sentenças (tabela do Imposto de Renda, contas de luz, água, gás etc.), em suas representações algébrica e gráfica, identificando domínios de validade, imagem, crescimento e decrescimento, e convertendo essas representações de uma para outra, com ou sem apoio de tecnologias digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa a integração de conhecimentos teóricos sobre funções do 1º e 2º grau com atividades práticas que evidenciem suas aplicações em situações reais. Através da elaboração de caminhos representados por equações, espera-se que os alunos consigam associar tais funções ao seu comportamento geométrico, além de reforçar conceitos como domínio, imagem e variação.

  • Conceitos básicos de funções do 1º grau.
  • Conceitos básicos de funções do 2º grau.
  • Representação gráfica de funções no plano cartesiano.
  • Utilização de aplicativos de geometria dinâmica.

Metodologia

A metodologia proposta está centrada no aprendizado ativo, através de uma abordagem prática mediada por tecnologia. Alunos trabalharão em grupos para experimentar, testar hipóteses e resolver problemas durante o desenvolvimento de seus mapas. Este trabalho colaborativo visa não apenas o domínio técnico do conteúdo matemático, mas também o desenvolvimento de habilidades interpessoais essenciais.

  • Aprendizado ativo através de resolução de problemas.
  • Uso de tecnologia para suporte à aprendizagem.
  • Trabalho em grupo e debates em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto busca um equilíbrio entre teoria e prática, permitindo que os alunos tenham tempo suficiente para compreender, desenvolver e revisar suas atividades. Com um total de 20 horas distribuídas em 24 aulas de 50 minutos cada, os alunos terão oportunidades regulares de discussão e feedback.

  • Aula 1: Introdução às funções do 1º e 2º grau.
  • Aula 2-4: Formulação de equações e análise de funções.
  • Aula 5-8: Introdução ao uso de aplicativos de geometria dinâmica.
  • Aula 9-14: Desenvolvimento do mapa de caça ao tesouro – Parte I.
  • Aula 15-18: Desenvolvimento do mapa de caça ao tesouro – Parte II.
  • Aula 19-21: Ajustes finais e discussão dos mapas em grupo.
  • Aula 22-24: Apresentação dos resultados e reflexão final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, baseando-se na participação, empenho e colaboração durante o desenvolvimento da atividade. Critérios detalhados incluem a capacidade de formular corretamente equações, a precisão na conversão para representações gráficas, e a criatividade no design do mapa. Exemplos de avaliação incluem checklists para verificação de habilidades específicas, autoavaliação para reflexão do processo de aprendizagem e feedback oral após apresentações, destacando pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos destinados a apoiar a atividade incluem tanto materiais físicos quanto digitais, garantindo que os alunos consigam desenvolver adequadamente suas habilidades ao lidar com as funções propostas e a tecnologia disponível. Será promovido um ambiente de aprendizagem interativo que facilite a exploração e a descoberta.

  • Computadores ou tablets para uso de aplicativos dinâmicos.
  • Internet para acesso a recursos online e aplicativos.
  • Materiais impressos com equações e gráficos de referência.
  • Quadro e marcadores para explicações em sala de aula.

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