Nesta atividade, os alunos serão organizados em grupos para criar mapas de caça ao tesouro utilizando funções algébricas do 1º e 2º grau. Cada grupo deverá formular equações que representem o caminho até o tesouro, convertendo-as em gráficos através de aplicativos de geometria dinâmica no plano cartesiano. Durante a realização do projeto, os alunos trabalharão colaborativamente para ajustar seus mapas e descobrirão a relação direta entre as equações algébricas e suas representações gráficas. Esta atividade visa não apenas fortalecer a compreensão das propriedades das funções lineares e quadráticas, mas também desenvolver habilidades práticas na resolução de problemas reais através do uso das funções matemáticas.
Objetiva-se com esta atividade que os alunos aprofundem sua compreensão sobre as funções do 1º e 2º grau, explorando como estas podem ser usadas para modelar situações do mundo real. Buscamos estimular o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipe, à medida que os alunos desenvolvem seus mapas de caça ao tesouro. Além disso, a atividade fornece uma aplicabilidade prática à teoria matemática, favorecendo a fixação do conteúdo por meio da sua contextualização.
O conteúdo programático visa a integração de conhecimentos teóricos sobre funções do 1º e 2º grau com atividades práticas que evidenciem suas aplicações em situações reais. Através da elaboração de caminhos representados por equações, espera-se que os alunos consigam associar tais funções ao seu comportamento geométrico, além de reforçar conceitos como domínio, imagem e variação.
A metodologia proposta está centrada no aprendizado ativo, através de uma abordagem prática mediada por tecnologia. Alunos trabalharão em grupos para experimentar, testar hipóteses e resolver problemas durante o desenvolvimento de seus mapas. Este trabalho colaborativo visa não apenas o domínio técnico do conteúdo matemático, mas também o desenvolvimento de habilidades interpessoais essenciais.
O cronograma proposto busca um equilíbrio entre teoria e prática, permitindo que os alunos tenham tempo suficiente para compreender, desenvolver e revisar suas atividades. Com um total de 20 horas distribuídas em 24 aulas de 50 minutos cada, os alunos terão oportunidades regulares de discussão e feedback.
A avaliação dos alunos será contínua e formativa, baseando-se na participação, empenho e colaboração durante o desenvolvimento da atividade. Critérios detalhados incluem a capacidade de formular corretamente equações, a precisão na conversão para representações gráficas, e a criatividade no design do mapa. Exemplos de avaliação incluem checklists para verificação de habilidades específicas, autoavaliação para reflexão do processo de aprendizagem e feedback oral após apresentações, destacando pontos fortes e áreas para melhoria.
Os recursos destinados a apoiar a atividade incluem tanto materiais físicos quanto digitais, garantindo que os alunos consigam desenvolver adequadamente suas habilidades ao lidar com as funções propostas e a tecnologia disponível. Será promovido um ambiente de aprendizagem interativo que facilite a exploração e a descoberta.
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