Construindo um Jardim Aritmético

Desenvolvida por: Márcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Progressões Aritméticas e Geometria Espacial

Nesta atividade prática, os alunos irão projetar e construir um 'jardim aritmético' no pátio da escola. Utilizando materiais como cordas ou pedras, criarão arranjos geométricos que sigam progressões aritméticas. Eles deverão calcular as distâncias e tamanhos das plantas para que sigam a progressão definida, estimulando o raciocínio lógico e a aplicação de conceitos matemáticos. Ao final, realizarão uma apresentação para a turma, explicando as progressões utilizadas e as implicações matemáticas das escolhas feitas no projeto. O exercício visa integrar teoria e prática, permitindo que os alunos vivenciem a importância da matemática na organização espacial e na estética visual, promovendo uma aprendizagem significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo é desenvolver nos alunos a habilidade de aplicar conceitos matemáticos em situações práticas, promovendo a compreensão das progressões aritméticas no contexto do espaço físico. A atividade busca ainda estimular o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas reais, além de fomentar o trabalho colaborativo e a habilidade de apresentação. Este projeto permite aos alunos verem a utilidade da matemática em situações cotidianas, contribuindo para uma visão integrada do conhecimento.

  • Aplicar conceitos de progressões aritméticas na organização do espaço.
  • Desenvolver o raciocínio lógico e habilidades de resolução de problemas.
  • Promover o trabalho em equipe e a capacidade de apresentação oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT101: Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • EM13MAT102: Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.
  • EM13MAT103: Interpretar e compreender textos científicos ou divulgados pelas mídias, que empregam unidades de medida de diferentes grandezas e as conversões possíveis entre elas, adotadas ou não pelo Sistema Internacional (SI), como as de armazenamento e velocidade de transferência de dados, ligadas aos avanços tecnológicos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca em progressões aritméticas, geometria e medição, permitindo aos alunos um foco prático em cálculos de distâncias e proporções. A atividade se concentra na aplicação desses conceitos em contextos reais, reforçando a relação entre a matemática e sua aplicação em atividades cotidianas, como o planejamento e execução de um jardim. Esta abordagem prática visa consolidar o entendimento teórico previamente adquirido.

  • Progressões aritméticas.
  • Geometria espacial.
  • Medição e cálculo de distâncias.

Metodologia

A metodologia adotada é baseada no ensino ativo e participativo, onde os alunos serão divididos em grupos para projetar e construir o jardim aritmético. Essa abordagem pesquisa-ação permitirá que os estudantes aprendam colaborativamente, compartilhem ideias e apliquem teorias matemáticas de maneira prática. Assim, incentivamos o desenvolvimento de autonomia, espírito crítico e habilidades interpessoais.

  • Ensino ativo e participativo.
  • Trabalho em grupo.
  • Pesquisa-ação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em três aulas de 60 minutos, de modo a proporcionar um equilíbrio entre teoria, prática de campo e apresentação. Esse formato visa garantir uma compreensão completa e integrada dos conceitos matemáticos, reforçando o aprendizado através da prática e revisão crítica do que foi desenvolvido.

  • Aula 1: Introdução teórica e planejamento do jardim.
  • Aula 2: Construção do jardim aritmético no pátio.
  • Aula 3: Apresentação dos projetos e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na observação da participação dos alunos durante as atividades práticas e teóricas. Serão considerados aspectos como compreensão dos conceitos matemáticos, habilidade de trabalhar em equipe, criatividade no projeto e clareza na apresentação final. Um exemplo de critério poderia ser a capacidade de justificar matematicamente as escolhas feitas no design do jardim. Os alunos também serão incentivados a fazer uma autoavaliação e a refletir sobre o que aprenderam durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários serão fornecidos pela escola e complementados pelos alunos, encorajando a criatividade e a inovação no uso de materiais comuns. O uso de recursos simples como cordas e pedras facilitará a implementação prática e a solução de problemas de forma acessível e realista.

  • Cordas.
  • Pedras.
  • Fitas métricas.
  • Materiais para apresentação (cartolinas, canetas, etc.).

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