Esta atividade pedagógica propõe aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma imersão no campo do urbanismo com uma abordagem matemática. Distribuídos em equipes, os alunos assumirão o papel de urbanistas com a missão de planejar uma nova área na cidade. Eles serão desafiados a aplicar seus conhecimentos em funções de 1º e 2º graus para resolver situações-problema reais, tais como o cálculo de áreas para construção de parques e habitações, a previsão de crescimento populacional e o planejamento da infraestrutura básica necessária. Para tornar a atividade mais dinâmica e aproximá-la da prática profissional, os grupos poderão fazer uso de softwares de desenho ou simulação, facilitando a visualização e implementação de seus projetos urbanísticos. Esta atividade não apenas promove o desenvolvimento de habilidades analíticas e de raciocínio lógico, mas também introduz os alunos ao conceito de modelagem matemática aplicada ao contexto urbanístico, incentivando a colaboração e a criatividade.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar conhecimentos matemáticos, especificamente funções de 1º e 2º graus, em contextos práticos e significativos do urbanismo. Busca-se não só o fortalecimento do raciocínio lógico e analítico, mas também o desenvolvimento de habilidades de modelagem, essenciais na resolução de problemas reais. Além disso, a atividade visa fomentar o trabalho em equipe, a criatividade e uma melhor compreensão dos desafios encontrados no planejamento de cidades. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de entender e aplicar conceitos matemáticos em situações do cotidiano e reconhecer a importância da Matemática na sociedade e em diversas profissões.
O conteúdo programático desta atividade engloba conceitos e práticas relacionadas às funções de 1º e 2º graus, sua aplicabilidade em problemas reais de urbanismo, noções básicas de planejamento urbano e o uso de tecnologias digitais para modelagem e simulação. Será dada ênfase na interpretação e construção de modelos matemáticos que auxiliem no desenvolvimento de soluções criativas e tecnicamente fundamentadas para os desafios do planejamento urbano.
Utilizando a metodologia ativa Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo. Ao longo das sessões, os alunos serão incentivados a explorar, experimentar e aplicar seus conhecimentos teóricos em situações práticas de planejamento urbano. A colaboração entre os membros da equipe será essencial para a construção e aprimoramento dos projetos. Softwares de desenho ou simulação atuarão como ferramentas de apoio, permitindo a visualização em tempo real das ideias propostas e a realização de ajustes conforme necessário.
A atividade será realizada em uma carga horária total de 6 horas, divididas em 7.2 aulas de 50 minutos cada. As sessões vão intercalar explanações teóricas breves com atividades práticas extensivas, permitindo que os alunos apliquem os conceitos aprendidos no desenvolvimento de seus projetos de planejamento urbano.
A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. Serão considerados a compreensão e aplicação correta das funções de 1º e 2º graus, a qualidade do planejamento urbano proposto, a colaboração e participação efetiva dentro da equipe, além da capacidade de utilizar as ferramentas tecnológicas. A apresentação do projeto de cada grupo será avaliada segundo critérios de criatividade, viabilidade técnica e clareza na exposição de ideias. Serão fornecidos feedbacks construtivos para incentivar a reflexão sobre os aprendizados e possíveis melhorias.
Para a realização desta atividade, será necessário o acesso a computadores com internet e softwares de desenho ou simulação urbanística. Materiais de apoio como artigos, vídeos e tutoriais sobre funções matemáticas e conceitos básicos de urbanismo também serão providenciados para auxiliar os alunos em seu processo de aprendizagem. Além disso, quadros brancos, marcadores e outros materiais de escritório poderão ser usados para o esboço das ideias durante as fases de planejamento.
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