Esta atividade prática visa introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio ao conceito de juros compostos e à importância do planejamento financeiro a longo prazo. Divididos em pequenos grupos, os estudantes receberão o desafio de escolher um objetivo de investimento, como adquirir um carro ou realizar uma viagem dos sonhos. Uma vez estabelecido o objetivo, cada grupo deverá calcular quanto precisaria ser poupado mensalmente para alcançar a meta num determinado número de anos, considerando diferentes taxas de juros. Para realizar os cálculos e projetar o crescimento do investimento, os alunos utilizarão planilhas eletrônicas, facilitando a visualização dos aumentos exponenciais proporcionados pelos juros compostos em comparação com o crescimento linear dos juros simples. Ao longo do processo, a ênfase será dada no desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico, colaboração em equipe, uso de tecnologias digitais e fundamentos da educação financeira.
O objetivo principal desta atividade é promover o entendimento dos princípios de juros compostos e a sua aplicação no planejamento financeiro pessoal. Busca-se também desenvolver habilidades matemáticas básicas, como manipulação de fórmulas, utilização de planilhas eletrônicas e interpretação de dados matemáticos em contextos reais. Além disso, a atividade visa estimular o trabalho em equipe, a tomada de decisões em conjunto e o uso eficaz das tecnologias digitais como ferramentas de aprendizado. A integração dessas competências é essencial para a formação de indivíduos conscientes de seu papel enquanto agentes econômicos na sociedade, capazes de planejar e agir de forma estratégica em relação às suas finanças.
O currículo desta atividade abrange conceitos primordiais da educação financeira, com foco nos juros compostos, delineando sua importância no contexto do planejamento financeiro a longo prazo. Será abordado o cálculo de juros compostos, suas diferenças em relação aos juros simples, e como essa compreensão impacta diretamente na capacidade de prever o crescimento de investimentos ao longo do tempo. A atividade também propõe o desenvolvimento de habilidades digitais através do uso de planilhas eletrônicas, essenciais para a organização e projeção financeira.
A metodologia ativa será adotada para esta atividade, enfocando o aprendizado por meio da prática e da investigação em grupo. Os alunos serão divididos em equipes e desafiados a escolher um objetivo de investimento, realizando em seguida todos os cálculos necessários para o planejamento financeiro. A utilização de planilhas eletrônicas será essencial para que possam simular diferentes cenários de investimento baseados em variadas taxas de juros. Discussões em grupo serão incentivadas para promover o compartilhamento de ideias e estratégias de investimento. O papel do professor será o de facilitador, orientando as equipes na direção correta, esclarecendo dúvidas e proporcionando insights quando necessário.
A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos de juros simples e compostos serão introduzidos e os alunos começarão a trabalhar em seus projetos de grupo. A segunda aula será dedicada à conclusão dos projetos, discussões em grupo sobre as diferentes estratégias de investimento utilizadas e apresentação dos resultados.
A avaliação desta atividade será baseada na participação individual dentro do grupo, na correta aplicação dos conceitos de juros simples e compostos, na exatidão dos cálculos apresentados e na capacidade de usar planilhas eletrônicas para simular o crescimento do investimento. Além disso, será avaliada a qualidade da apresentação final do grupo, considerando a clareza, a criatividade e a profundidade na análise das estratégias de investimento escolhidas. Cada grupo receberá feedback construtivo, focando nos acertos e nos pontos que podem ser melhorados.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso à internet, computadores ou tablets com software de planilha eletrônica instalado (como o Microsoft Excel ou Google Sheets) e lousa ou projetor para as apresentações finais dos grupos. Além desses recursos tecnológicos, materiais de referência sobre educação financeira, juros simples e compostos serão disponibilizados em formato digital para consulta durante o desenvolvimento do projeto.
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