Desafio dos Empreendedores

Desenvolvida por: Ana Ca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Finanças e Empreendedorismo

Este plano de aula é projetado para introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio ao mundo das startups e ao conceito fundamental de juros simples, um pilar da matemática financeira. Os participantes serão organizados em equipes e desafiados a planejar o lançamento de uma startup utilizando um capital inicial imaginário. Eles terão que decidir como investir esse capital em diversas opções de investimento, cada uma com suas próprias taxas de juros simples e períodos de tempo específicos. O objetivo é desenvolver uma estratégia para maximizar os recursos financeiros da startup até o final do exercício. Ao longo da atividade, os alunos aplicarão conceitos matemáticos para calcular juros simples e avaliar o retorno sobre os investimentos feitos. Espera-se que cada equipe apresente sua estratégia de investimento e os cálculos que embasam suas decisões, promovendo uma competição educacional saudável e uma discussão construtiva sobre as melhores práticas de gestão financeira e empreendedorismo. Esta atividade não só reforça conceitos matemáticos importantes, mas também incentiva o pensamento crítico, o trabalho em equipe e habilidades de apresentação em um contexto prático e relevante para o mundo real.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fornecer aos alunos uma compreensão prática e aplicada de juros simples no contexto do empreendedorismo. Através deste exercício, os alunos desenvolverão habilidades em cálculos financeiros, tomada de decisões estratégicas sobre investimentos e planejamento de negócios. Eles aprenderão a calcular juros simples, a importância do planejamento financeiro em startups, e como avaliar diferentes opções de investimento para maximizar o retorno financeiro. Além disso, a atividade visa promover habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico, essenciais para o sucesso no mundo dos negócios e além. Ao final, esperamos que os alunos possam aplicar esses conceitos em situações da vida real e ganhar uma apreciação pelo papel vital que a matemática desempenha no mundo dos negócios e finanças.

  • Compreender e aplicar o conceito de juros simples em contextos financeiros.
  • Desenvolver habilidades analíticas para avaliar investimentos e tomar decisões financeiras embasadas.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz durante a execução do projeto.
  • Planejar e executar estratégias de investimento visando a maximização de recursos.
  • Aplicar conhecimentos matemáticos em situações práticas de empreendedorismo e gestão financeira.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT203: Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas (para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros simples e compostos, entre outros), para tomar decisões.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, o conteúdo programático foca na aplicação dos conceitos de juros simples, um tema fundamental da matemática financeira, no contexto do empreendedorismo e da economia. Os alunos aprenderão a calcular os juros a partir de capital inicial, taxas de juros e períodos de tempo, aplicando esses conhecimentos na criação e no desenvolvimento de um plano de negócios para uma startup. Além disso, a atividade aborda conceitos como planejamento financeiro, avaliação de investimentos e tomada de decisões estratégicas. Esse curricular é crucial para que os alunos entendam como os conceitos matemáticos se aplicam no mundo dos negócios, fornecendo uma perspectiva prática e valor real para o aprendizado.

  • Definição e aplicação de juros simples.
  • Cálculo de juros simples: capital, taxa de juros e tempo.
  • Investimentos e estratégias de maximização de recursos para startups.
  • Planejamento financeiro e avaliação de opções de investimento.
  • Apresentação e discussão de estratégias de investimento em equipe.

Metodologia

Esta atividade pedagógica adota metodologias ativas, especificamente a Mão-na-massa e a Sala de Aula Invertida\

  • Divisão da classe em equipes para fomentar o trabalho colaborativo.
  • Utilização de recursos digitais para pesquisa e cálculos financeiros.
  • Aplicação prática de conceitos matemáticos em um projeto realista.
  • Apresentação e argumentação das estratégias de investimento desenvolvidas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução ao tema, os alunos serão divididos em equipes e começarão o planejamento de suas startups, incluindo a escolha de investimentos iniciais. Durante a segunda aula, as equipes continuarão a desenvolver suas estratégias de investimento, finalizar seus cálculos e preparar apresentações para a classe. Ao final, cada equipe apresentará sua estratégia, seguida de uma sessão de feedback e discussão em grupo.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de juros simples, formação das equipes e início do planejamento do investimento.
  • Aula 2: Desenvolvimento e finalização das estratégias de investimento, preparação e apresentação das estratégias.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios como a correta aplicação dos conceitos de juros simples, a criatividade e viabilidade da estratégia de investimento proposta, a colaboração entre os membros da equipe e a qualidade da apresentação final. Cada equipe receberá feedback construtivo, enfatizando tanto os aspectos positivos como os pontos de melhoria. Além disso, será incentivada a autoavaliação e a avaliação pelos pares, onde os alunos poderão refletir sobre seu próprio trabalho e o de seus colegas, promovendo um ambiente de aprendizado reflexivo e cooperativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o acesso a calculadoras (físicas ou online), computadores ou tablets com acesso à Internet para pesquisa e uso de simuladores de investimento, quadro branco para anotações durante as discussões em equipe, e material de escritório básico, como papel, canetas e marcadores. Recomenda-se também o uso de softwares de apresentação, como o PowerPoint ou Google Slides, para que as equipes preparem e apresentem suas estratégias de investimento de maneira profissional.

  • Calculadoras e/ou dispositivos eletrônicos com acesso à internet.
  • Quadro branco e material de escritório para anotações e brainstorming.
  • Computadores ou tablets para pesquisa e cálculos financeiros.
  • Software de apresentação para preparação das apresentações finais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo