A atividade 'Desvendando o Código dos Preços' é destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio com o objetivo de aplicar conceitos de funções de 1º grau na investigação da variação de preços de produtos em diferentes estabelecimentos comerciais. Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a coletar dados sobre preços de produtos específicos, considerando variáveis como localização, demanda e custos de transporte. Com base nesses dados, eles deverão elaborar um modelo matemático que permita prever os preços dos produtos em diferentes cenários e localidades. Essa atividade será gamificada, onde cada grupo competirá para desenvolver o modelo mais preciso e realista. O projeto culminará com a apresentação dos resultados em um 'mercado matemático', um evento onde os modelos serão testados e comparados. Os alunos terão a oportunidade de usar tecnologias digitais para coleta e análise de dados, além de praticar suas habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico.
Esta atividade tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma experiência prática de aprendizagem que integre conhecimentos matemáticos a situações do cotidiano, especificamente no contexto de economia e gestão financeira. Os alunos desenvolverão habilidades essenciais como raciocínio lógico, análise de dados, modelagem matemática e resolução de problemas, ao mesmo tempo em que praticam o trabalho em equipe e a comunicação eficaz. Além disso, o projeto visa promover o uso consciente e crítico das tecnologias digitais na coleta, no tratamento e na análise de dados reais, preparando os estudantes para os desafios do século XXI.
Nesse módulo, será explorada a compreensão e aplicação de funções de 1º grau no contexto da variação de preços de produtos. Os alunos aprenderão a identificar e aplicar variáveis relevantes como localização, demanda e custos de transporte na formulação de modelos matemáticos. A sessão incluirá a coleta de dados reais, a construção de equações lineares e a análise gráfica das funções construídas, proporcionando um aprendizado significativo e aplicado.
A atividade será conduzida através da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão incentivados a explorar e resolver um problema real de variação de preços de mercado. Serão organizados grupos que trabalharão colaborativamente desde a fase de pesquisa até a elaboração e apresentação de seus modelos. A gamificação será um aspecto central, estimulando a competição saudável e o engajamento dos alunos. O uso de tecnologia será incentivado em todas as etapas, desde a coleta de dados até a modelagem e apresentação dos projetos.
A atividade tem carga horária total de 2 horas, divididas em 2 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos objetivos e à metodologia do projeto, além de começarem a formação dos grupos e o planejamento da coleta de dados. A segunda aula será dedicada à análise dos dados coletados, construção dos modelos matemáticos e preparação da apresentação final.
A avaliação será baseada na participação, no processo de trabalho dos grupos durante a coleta e análise de dados, na precisão e criatividade dos modelos matemáticos desenvolvidos e na qualidade da apresentação final no 'mercado matemático'. Será dado um foco especial à capacidade de argumentação e justificativa das escolhas feitas no modelo, além da clareza e organização da apresentação. Exemplos de critérios específicos incluem a relevância e precisão dos dados coletados, a aplicação correta das funções de 1º grau e a efetividade da comunicação durante a apresentação do projeto.
Para a realização desta atividade, serão necessários notebooks ou tablets com acesso à internet para pesquisa e coleta de dados, software de planilhas para análise e modelagem dos dados, e projeção para as apresentações finais dos grupos. Além dos recursos tecnológicos, materiais como quadro branco, marcadores e papéis serão úteis para os processos de brainstorm e esboço dos modelos.
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