Desvendando o Mundo das Funções por Mapas de Interseições

Desenvolvida por: Jose R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Funções Lineares e suas Aplicações

Nesta aula, intitulada 'Desvendando o Mundo das Funções por Mapas de Interseições', os alunos do 1º ano do Ensino Médio irão explorar de forma prática e visual o conceito de funções do 1º grau. Divididos em grupos, receberão equações lineares diferentes para analisar e representar graficamente. A atividade cientifica a localização dos pontos de interseção com os eixos X e Y, possibilitando uma compreensão mais aprofundada sobre o comportamento das retas no plano cartesiano. Ademais, será discutida a aplicação prática das funções lineares em situações cotidianas, permitindo que os alunos percebam sua relevância e utilização em diversos contextos. O exercício, além de promover o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, busca estimular a colaboração entre os estudantes, facilitando a troca de ideias e a construção conjunta do conhecimento, culminando numa apresentação em sala onde cada grupo compartilhará suas descobertas e considerações, contribuindo para um aprendizado coletivo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam proporcionar aos alunos uma compreensão clara e operativa das funções do 1º grau. Ao construir e interpretar gráficos, os alunos não apenas consolidam seu entendimento teórico, mas também desenvolvem habilidades práticas significativas, como localização de pontos de interseção e análise de tendências. Eles serão incentivados a refletir sobre o uso de funções lineares para resolver problemas reais, promovendo assim um aprendizado mais contextualizado e integrador.

  • Compreender e representar graficamente funções lineares.
  • Identificar e localizar pontos de interseção com os eixos X e Y.
  • Relacionar as aplicações de funções lineares a contextos do cotidiano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT102: Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.
  • EM13MAT301: Resolver e elaborar problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, que envolvem equações lineares simultâneas, usando técnicas algébricas e gráficas, com ou sem apoio de tecnologias digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta aula abrange a introdução às funções do 1º grau, focando na teoria e prática de construção gráfica. Além de reforçar os conceitos fundamentais de funções lineares, os alunos aprenderão a analisar gráficos, localizar interseções e discutir a pertinência desses conceitos em situações reais, garantindo uma formação sólida e aplicada.

  • Definição e conceito de funções do 1º grau.
  • Representação gráfica de funções lineares.
  • Determinação de pontos de interseção com os eixos cartesianos.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade foca em um aprendizado ativo e participativo. A formação de grupos estimula a cooperação e discussão entre os alunos, onde serão incentivados a construir e interpretar gráficos manualmente. A apresentação de suas conclusões para a turma favorece a comunicação e a argumentação, essenciais para o desenvolvimento de competências analíticas e críticas.

  • Trabalho em pequenos grupos para resolução de problemas.
  • Construção manual de gráficos e análise de resultados.
  • Apresentação e discussão dos achados para a classe.

Aulas e Sequências Didáticas

Este plano de aula será conduzido ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, planejadas para maximizar o engajamento dos alunos através de atividades práticas e discussões em grupo. A agenda foi estruturada para permitir que os alunos assimilem conceitos gradualmente, aplicando-os de forma eficaz.

  • Primeira Aula: Introdução às funções do 1º grau e formação dos grupos para atividades práticas.
  • Segunda Aula: Construção dos gráficos, análise dos pontos de interseção e apresentação das conclusões de cada grupo.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios qualitativos e quantitativos, com foco na participação ativa, precisão dos gráficos e clareza das apresentações. Os grupos serão avaliados pela correção matemática das construções gráficas e pela habilidade de identificar e analisar pontos de interseção. Além disso, será considerado o entendimento e a aplicação prática das funções no cotidiano, demonstrado pela capacidade de argumentação durante a apresentação. Exemplo de pontuação pode incluir: 30% para participação, 30% para precisão dos gráficos, e 40% para a qualidade e clareza da apresentação e discussão dos resultados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização bem-sucedida desta atividade, será necessário utilizar materiais que apoiem tanto a construção manual dos gráficos quanto a apresentação final dos resultados. Tais recursos foram selecionados para garantir a compreensão e a aplicação eficiente dos conceitos abordados.

  • Papéis milimetrados e réguas para construção de gráficos.
  • Calculadoras para verificação de cálculos.
  • Quadro branco e canetas para apresentação dos resultados.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo