EcoRally Matemático

Desenvolvida por: Yanne … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Funções polinomiais aplicadas ao meio ambiente

Neste plano de aula, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio serão desafiados a participar de um EcoRally Matemático em um parque ou área verde. A atividade, concebida para promover tanto a aprendizagem ativa quanto a conscientização ambiental, pede que os alunos apliquem funções polinomiais de 1º e 2º graus para resolver problemas reais ligados ao cotidiano e à natureza. De calcular a trajetória da água em fontes a prever o crescimento de plantas em função do tempo, este EcoRally proporcionará aos estudantes a chance de ver a matemática em ação no mundo real. A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será central para esta experiência, incentivando a exploração, a observação e a experimentação direta no ambiente natural. Esta abordagem contribui não apenas para o desenvolvimento do raciocínio lógico e habilidades de resolução de problemas, mas também fomenta o trabalho em equipe e a valorização do meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade pedagógica envolvem proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar conceitos matemáticos em contextos reais, fomentando o raciocínio lógico e a habilidade de resolução de problemas. Será enfatizado o uso de funções polinomiais de 1º e 2º graus para modelar e analisar fenômenos naturais e situações do cotidiano, promovendo também o desenvolvimento de habilidades algébricas. Além disso, a atividade visa estimular o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a conscientização ambiental, aspectos fundamentais para a formação do cidadão consciente e participativo na sociedade moderna.

  • Aplicar conceitos matemáticos em contextos reais e naturais.
  • Desenvolver a capacidade de modelar problemas utilizando funções polinomiais.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação efetiva durante a resolução de problemas.
  • Estimular a conscientização e valorização do meio ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT301: Resolver e elaborar problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, que envolvem equações lineares simultâneas, usando técnicas algébricas e gráficas, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • EM13MAT302: Construir modelos empregando as funções polinomiais de 1º ou 2º graus, para resolver problemas em contextos diversos, com ou sem apoio de tecnologias digitais.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade abrange o estudo detalhado de funções polinomiais de 1º e 2º graus, incluindo a interpretação de gráficos, a formulação de equações, e a resolução de problemas reais que requerem modelagem matemática. Um foco especial será dado à aplicação desses conceitos em contextos vinculados ao meio ambiente, como o crescimento de plantas e o movimento de corpos de água, promovendo assim a integração da matemática com a ciência e a conscientização ambiental.

  • Conceito de funções polinomiais de 1º e 2º graus
  • Resolução de equações e sistemas de equações lineares
  • Modelagem matemática de fenômenos naturais
  • Interpretação de gráficos de funções polinomiais
  • Aplicações ambientais das funções polinomiais

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade é baseada na abordagem 'Atividade Mão-na-massa', que enfatiza a aprendizagem prática e experimental. Os estudantes serão divididos em equipes e enfrentarão uma série de desafios matemáticos relacionados à natureza, que deverão resolver utilizando conhecimentos de funções polinomiais. Este método promove a investigação, a experimentação e a resolução de problemas em um contexto real, permitindo que os alunos aplicam de forma prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

  • Atividades exploratórias ao ar livre
  • Resolução de problemas em equipe
  • Observação e análise do meio ambiente
  • Utilização de dispositivos móveis para cálculos e modelagem
  • Debates em grupo sobre as soluções encontradas

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será estruturada em 24 aulas de 50 minutos, divididas ao longo de cinco semanas. As duas primeiras semanas serão dedicadas aos conceitos teóricos e práticas iniciais em sala, seguidas de uma semana de planejamento para o EcoRally e duas semanas de atividades práticas ao ar livre, intercaladas com sessões de reflexão e discussão em sala de aula.

  • Aula 1-4: Introdução às funções polinomiais e preparação teórica.
  • Aula 5-8: Exercícios práticos e simulações em sala de aula.
  • Aula 9-12: Planejamento e organização do EcoRally.
  • Aula 13-20: Execução do EcoRally Matemático ao ar livre.
  • Aula 21-24: Análise de resultados, discussão e reflexão sobre a experiência.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada considerando tanto os aspectos quantitativos quanto qualitativos do envolvimento dos estudantes. Serão avaliadas a precisão e a criatividade na resolução dos problemas propostos, a qualidade das modelagens matemáticas realizadas e a colaboração dentro das equipes. Além disso, a articulação dos conceitos matemáticos com as questões ambientais abordadas será um aspecto importante na avaliação. O processo avaliativo incluirá autoavaliação e avaliação por pares, permitindo que os alunos reflitam sobre suas contribuições e aprendizagem durante o projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o acesso a um parque ou área verde adequada, materiais para anotação e desenho, dispositivos móveis com acesso a aplicativos de calculadora científica e modelagem gráfica, além de recursos para pesquisa e consulta online. Materiais didáticos específicos sobre funções polinomiais e sua aplicação também serão úteis, assim como equipamentos básicos de medição para atividades experimentais no ambiente natural.

  • Parque ou área verde para realização do EcoRally
  • Materiais de anotação e desenho
  • Dispositivos móveis com acessos a aplicativos relevantes
  • Recursos online para pesquisa
  • Materiais didáticos sobre funções polinomiais
  • Equipamentos de medição (fita métrica, compasso, etc.)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo