Estatísticas do Cotidiano: Coletando e Analisando Dados

Desenvolvida por: Heriso… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Estatística Básica

Neste plano de aula, os alunos do 1º ano do Ensino Médio aprenderão conceitos fundamentais de Estatística Básica, envolvendo coleta, organização e análise de dados. Escolherão um tema de interesse comum, como consumo de água, preferências musicais ou horas de sono, para executar uma pesquisa dentro da escola ou comunidade. Após a coleta, os estudantes organizarão os dados em planilhas eletrônicas, aprendendo a calcular medidas de tendência central (média, mediana e moda) e a criar representações gráficas adequadas para os dados coletados. A metodologia ativa será utilizada efetivamente através de uma Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida, permitindo que os alunos participem ativamente no processo ensino-aprendizagem. A culminância do projeto será uma apresentação dos resultados coletados, onde discutirão o impacto e as implicações desses dados no mundo real, praticando assim habilidades de interpretação e análise crítica.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é introduzir aos alunos do 1º ano do Ensino Médio conceitos fundamentais de Estatística, capacitando-os a compreenderem e aplicarem medidas de tendência central e análise de dados no seu cotidiano. Busca-se também desenvolver habilidades de pesquisa, organização de dados em planilhas eletrônicas, uso de ferramentas tecnológicas para a criação de gráficos, e fortalecer a capacidade crítica e interpretativa dos estudantes sobre informações estatísticas. Através de discussões em grupo e apresentações, os alunos praticarão a expressão oral e a argumentação, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e capazes de entender o mundo ao seu redor.

  • Introduzir conceitos básicos de Estatística.
  • Desenvolver habilidades de coleta e organização de dados.
  • Ensinar o cálculo de média, mediana e moda.
  • Aplicar o uso de planilhas eletrônicas na análise de dados.
  • Fomentar a capacidade crítica e interpretativa sobre dados estatísticos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula cobrirá conceitos elementares de Estatística, como coleta e organização de dados, cálculos de média, mediana e moda, além da criação e interpretação de gráficos. Os estudantes irão aplicar o conhecimento adquirido em uma pesquisa sobre um tema de interesse comum, utilizando tecnologia e metodologias ativas para uma aprendizagem significativa.

  • Coleta de dados
  • Cálculo de média, mediana e moda
  • Organização de dados em planilhas
  • Criação de gráficos
  • Interpretação e análise crítica de dados

Metodologia

A atividade será desenvolvida através da metodologia ativa, permitindo que os alunos sejam os protagonistas do seu processo de aprendizagem. Iniciar-se-á com uma Sala de Aula Invertida, onde os alunos, previamente, estudarão os conceitos básicos de estatística. Em seguida, realizarão uma Atividade Mão-na-massa, coletando dados sobre um tema escolhido. A coleta e análise desses dados serão discutidas em uma Roda de Debate, promovendo o compartilhamento de ideias e aprimoramento do pensamento crítico.

  • Sala de Aula Invertida
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade é planejada para ser executada em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade e a coleta de dados. Na segunda aula, os alunos irão organizar, analisar os dados e preparar as suas apresentações.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de Estatística e coleta de dados.
  • Aula 2: Análise dos dados, criação de gráficos e preparação da apresentação.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases do projeto, na precisão da coleta e organização dos dados, na correta aplicação de conceitos estatísticos na análise dos dados e na qualidade e clareza das apresentações finais. Serão avaliados, também, o emprego de pensamento crítico e habilidades de interpretação e argumentação na discussão dos resultados. Exemplos de critérios específicos incluem: coerência e relevância dos dados coletados, aplicação correta de cálculos estatísticos, qualidade visual e de conteúdo dos gráficos e slides, colaboração e envolvimento no projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet e softwares de planilha eletrônica (como Microsoft Excel ou Google Planilhas), além de material para registro de dados durante a coleta. Recomenda-se, também, o uso de aplicativos de apresentação (como Microsoft PowerPoint ou Google Apresentações) para a elaboração das apresentações finais. Estes recursos permitirão aos alunos coletar, organizar, analisar e apresentar os dados de forma eficaz.

  • Computadores com acesso à internet
  • Software de planilha eletrônica
  • Material para coleta de dados
  • Software de apresentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo