Expedição Polinomial: Uma Aventura pelas Curvas

Desenvolvida por: Julio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Funções Polinomiais

A atividade 'Expedição Polinomial: Uma Aventura pelas Curvas' é projetada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Médio numa aprendizagem prática e interativa sobre funções polinomiais. Dividindo-se em pequenos grupos, os estudantes irão ao pátio da escola onde, com o auxílio de cordas e estacas, terão a tarefa de construir representações físicas das curvas de diferentes funções polinomiais. Para isso, utilizarão tabelas de valores para identificar e marcar os pontos principais no solo. As cordas serão utilizadas para conectar esses pontos, visualizando assim a forma da curva correspondente. A atividade culminará com cada grupo apresentando sua curva aos demais, discutindo suas características principais, tais como raízes, pontos de máximo e mínimo. Este exercício visa não apenas uma compreensão teórica desses conceitos matemáticos, mas também uma percepção visual e tátil, facilitando a assimilação dos princípios envolvidos nas funções polinomiais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é promover uma compreensão profunda e prática dos conceitos relacionados às funções polinomiais. Através de uma metodologia mão-na-massa, espera-se que os alunos consigam visualizar e interpretar as características distintas dessas funções, como as raízes e os pontos de máximo e mínimo. Além disso, a atividade pretende desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e apresentação, uma vez que os estudantes precisarão colaborar estreitamente para construir as representações e depois compartilhá-las com a turma.

  • Compreender os conceitos teóricos das funções polinomiais através de experiências práticas.
  • Visualizar e interpretar as características das curvas polinomiais, como raízes e pontos de máximo e mínimo.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e apresentação.
  • Fomentar a capacidade de aplicar conceitos matemáticos em contextos fora da sala de aula.

Conteúdo Programático

Esta atividade será centrada no estudo das funções polinomiais, focando na representação gráfica, identificação de raízes, pontos de máximo e mínimo, e na variação das curvas conforme alterações nos coeficientes. Deseja-se que, ao final, os alunos não apenas compreendam os princípios teóricos por trás dessas funções, mas que também se familiarizem com suas representações gráficas de uma forma intuitiva e prática.

  • Definição e características das funções polinomiais.
  • Construção de gráficos de funções polinomiais.
  • Identificação de raízes e pontos críticos em polinômios.
  • Análise do comportamento das curvas polinomiais.

Metodologia

A metodologia adotada será uma combinação de atividade mão-na-massa, roda de debate e sala de aula invertida. Inicialmente, os conceitos teóricos serão introduzidos através de uma breve exposição e material de leitura prévia. Na sequência, os alunos aplicarão o conhecimento de forma prática ao construir as representações das curvas polinomiais no pátio. Essa construção será seguida por uma roda de debate, onde cada grupo discutirá as características e dificuldades encontradas durante o processo. Desta forma, espera-se que os estudantes vivenciem o conteúdo de maneira integral, envolvendo tanto a teoria quanto a prática.

  • Introdução teórica ao tema.
  • Construção prática das curvas polinomiais.
  • Roda de debate para discussão das curvas construídas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 3:45 horas, subdivididas em 5 aulas de 45 minutos. Iniciaremos com duas aulas dedicadas à teoria e preparação, seguidas de três aulas para a construção prática das curvas no pátio. A última 1 aula será destinada à apresentação dos resultados e à roda de debate.

  • Aula 1: Introdução teórica às funções polinomiais.
  • Aula 2: Preparação e planejamento das construções.
  • Aulas 3: Atividade prática de construção das curvas no pátio.
  • Aula 4-5: Apresentação das curvas e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade, desde a construção das representações gráficas até a discussão em grupo. Será avaliado o entendimento adequado dos conceitos matemáticos, a precisão na construção das curvas polinomiais e a capacidade de comunicação durante as apresentações. A cooperação e o engajamento dentro dos grupos também serão critérios importantes. Exemplos de perguntas e aspectos a serem observados poderão incluir a correta identificação de pontos críticos da função e a clareza na explicação dos processos adotados pela equipe.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a execução desta atividade incluem cordas, estacas, tabelas de valores de funções polinomiais, calculadoras e material para anotações. Ao proporcionar uma experiência prática, esses recursos tornam o aprendizado dos conceitos matemáticos mais palpável e menos abstrato, facilitando a compreensão por parte dos alunos.

  • Cordas e estacas para construção das curvas
  • Tabelas de valores para funções polinomiais selecionadas
  • Calculadoras
  • Material para anotação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo