A atividade 'Expedição Polinomial: Uma Aventura pelas Curvas' é projetada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Médio numa aprendizagem prática e interativa sobre funções polinomiais. Dividindo-se em pequenos grupos, os estudantes irão ao pátio da escola onde, com o auxílio de cordas e estacas, terão a tarefa de construir representações físicas das curvas de diferentes funções polinomiais. Para isso, utilizarão tabelas de valores para identificar e marcar os pontos principais no solo. As cordas serão utilizadas para conectar esses pontos, visualizando assim a forma da curva correspondente. A atividade culminará com cada grupo apresentando sua curva aos demais, discutindo suas características principais, tais como raízes, pontos de máximo e mínimo. Este exercício visa não apenas uma compreensão teórica desses conceitos matemáticos, mas também uma percepção visual e tátil, facilitando a assimilação dos princípios envolvidos nas funções polinomiais.
O objetivo dessa atividade é promover uma compreensão profunda e prática dos conceitos relacionados às funções polinomiais. Através de uma metodologia mão-na-massa, espera-se que os alunos consigam visualizar e interpretar as características distintas dessas funções, como as raízes e os pontos de máximo e mínimo. Além disso, a atividade pretende desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e apresentação, uma vez que os estudantes precisarão colaborar estreitamente para construir as representações e depois compartilhá-las com a turma.
Esta atividade será centrada no estudo das funções polinomiais, focando na representação gráfica, identificação de raízes, pontos de máximo e mínimo, e na variação das curvas conforme alterações nos coeficientes. Deseja-se que, ao final, os alunos não apenas compreendam os princípios teóricos por trás dessas funções, mas que também se familiarizem com suas representações gráficas de uma forma intuitiva e prática.
A metodologia adotada será uma combinação de atividade mão-na-massa, roda de debate e sala de aula invertida. Inicialmente, os conceitos teóricos serão introduzidos através de uma breve exposição e material de leitura prévia. Na sequência, os alunos aplicarão o conhecimento de forma prática ao construir as representações das curvas polinomiais no pátio. Essa construção será seguida por uma roda de debate, onde cada grupo discutirá as características e dificuldades encontradas durante o processo. Desta forma, espera-se que os estudantes vivenciem o conteúdo de maneira integral, envolvendo tanto a teoria quanto a prática.
A carga horária total da atividade é de 3:45 horas, subdivididas em 5 aulas de 45 minutos. Iniciaremos com duas aulas dedicadas à teoria e preparação, seguidas de três aulas para a construção prática das curvas no pátio. A última 1 aula será destinada à apresentação dos resultados e à roda de debate.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade, desde a construção das representações gráficas até a discussão em grupo. Será avaliado o entendimento adequado dos conceitos matemáticos, a precisão na construção das curvas polinomiais e a capacidade de comunicação durante as apresentações. A cooperação e o engajamento dentro dos grupos também serão critérios importantes. Exemplos de perguntas e aspectos a serem observados poderão incluir a correta identificação de pontos críticos da função e a clareza na explicação dos processos adotados pela equipe.
Os materiais necessários para a execução desta atividade incluem cordas, estacas, tabelas de valores de funções polinomiais, calculadoras e material para anotações. Ao proporcionar uma experiência prática, esses recursos tornam o aprendizado dos conceitos matemáticos mais palpável e menos abstrato, facilitando a compreensão por parte dos alunos.
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