Explorando o Mundo com Funções Exponenciais

Desenvolvida por: Denis … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Modelagem com Funções Exponenciais

Esta atividade prática visa engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma investigação aplicada das funções exponenciais no mundo real. Divididos em grupos, os estudantes escolherão entre tópicos relevantes como crescimento populacional, desintegração radioativa, ou juros compostos para coletar dados reais e modelar esses fenômenos utilizando funções exponenciais. Através do uso de tecnologias digitais, serão criados e analisados gráficos que representam as variações observadas. Esta abordagem permite não somente a compreensão das propriedades matemáticas das funções exponenciais mas também uma análise crítica dos impactos socioeconômicos do crescimento exponencial, como as implicações do envelhecimento populacional, geração de energia e comportamento da economia. O culminar da atividade será uma apresentação onde cada grupo explicará o fenômeno investigado, promovendo uma reflexão coletiva sobre os desafios e as oportunidades que os padrões exponenciais apresentam em nossa sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é promover um entendimento profundo das funções exponenciais, explorando sua aplicação em contextos reais e variados. Os alunos desenvolverão suas habilidades de modelagem matemática, interpretação de gráficos e análise de dados, ao mesmo tempo em que adquirem uma consciência crítica sobre os efeitos do crescimento exponencial em diversos aspectos da vida humana e do ambiente. Desta forma, a atividade não só abordará conteúdos matemáticos fundamentais, mas também incentivará a reflexão sobre questões socioeconômicas importantes, preparando os estudantes para interações bem informadas e responsáveis com o mundo.

  • Compreender as características e propriedades das funções exponenciais.
  • Aplicar funções exponenciais na modelagem de fenômenos reais.
  • Desenvolver habilidades em coleta e análise de dados.
  • Utilizar ferramentas digitais para a criação e interpretação de gráficos.
  • Promover uma reflexão crítica sobre os impactos do crescimento exponencial.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT101: Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • EM13MAT104: Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica (índice de desenvolvimento humano, taxas de inflação, entre outros), investigando os processos de cálculo desses números, para analisar criticamente a realidade e produzir argumentos.
  • EM13MAT106: Identificar situações da vida cotidiana nas quais seja necessário fazer escolhas levando-se em conta os riscos probabilísticos (usar este ou aquele método contraceptivo, optar por um tratamento médico em detrimento de outro etc.).

Conteúdo Programático

A atividade abordará funções exponenciais em um contexto interdisciplinar, realçando sua utilidade e aplicabilidade. Serão explorados tópicos como o crescimento populacional, desintegração radioativa e juros compostos para evidenciar como essas funções modelam fenômenos de variadas ordens. A discussão ampliará para analisar os impactos que o crescimento exponencial tem sobre questões socioeconômicas e ambientais, fomentando uma compreensão holística e crítica desses conteúdos.

  • Definição e propriedades das funções exponenciais.
  • Aplicações de funções exponenciais: crescimento populacional, desintegração radioativa, juros compostos.
  • Coleta e análise de dados reais.
  • Uso de ferramentas digitais para criação e análise de gráficos.
  • Discussão sobre impactos socioeconômicos do crescimento exponencial.

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu aprendizado. Trabalhando em grupos, eles escolherão um tema, coletarão dados, e utilizarão ferramentas digitais para análise e modelagem. A criação de gráficos e a preparação das apresentações finais promoverão o trabalho colaborativo e o pensamento crítico. A discussão coletiva sobre as apresentações estimulará a reflexão sobre as consequências do crescimento exponencial, proporcionando um aprendizado significativo e engajador.

  • Trabalho em grupo para investigação e coleta de dados.
  • Utilização de tecnologias digitais para análise e modelagem.
  • Preparação e apresentação de projetos.
  • Debate e reflexão em classe sobre os temas abordados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em quatro aulas de 30 minutos, abrangendo desde a introdução ao tema até a apresentação final dos projetos pelos grupos. Esta divisão permite um aproveitamento detalhado de cada fase do projeto e um espaço adequado para discussões e feedback.

  • Aula 1: Introdução às funções exponenciais e seleção dos temas pelos grupos.
  • Aula 2: Coleta e análise inicial de dados.
  • Aula 3: Criação de gráficos e início da elaboração das apresentações.
  • Aula 4: Apresentação dos projetos e debate sobre os impactos socioeconômicos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na qualidade da pesquisa e na análise de dados realizada, bem como na clareza e profundidade da apresentação final. Serão avaliados tanto o entendimento dos conceitos matemáticos quanto a habilidade de relacionar tais conceitos com as implicações reais dos fenômenos estudados. Adicionalmente, a capacidade de trabalhar em equipe e contribuir para o debate coletivo será considerada, valorizando a aplicação prática do conhecimento e o desenvolvimento de competências interpessoais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários o acesso à internet para pesquisas e coleta de dados, ferramentas digitais para a criação de gráficos (como softwares de planilhas ou ferramentas online específicas para gráficos matemáticos), além de recursos para apresentação dos projetos (computador com projetor). Materiais de referência, como artigos e relatórios que ofereçam dados reais adequados aos temas escolhidos, também serão fundamentais para o desenvolvimento dos projetos.

  • Acesso à internet.
  • Ferramentas digitais para criação de gráficos.
  • Computador e projetor para apresentações.
  • Materiais de referência para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo