Durante a atividade Marca-passo Matemático, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão incentivados a participar de uma simulação de caminhada ou corrida, com o objetivo de coletar dados sobre seus passos ou batimentos cardíacos ao longo do tempo. Esta coleta de dados será o ponto de partida para a construção de funções de 1º grau, que modelarão as atividades físicas realizadas. Após esta etapa, os estudantes trabalharão em grupos para analisar as funções obtidas, debatendo suas similaridades e diferenças. O propósito da atividade é oferecer uma oportunidade prática de aplicar conceitos matemáticos no contexto da atividade física, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda de como fenômenos do cotidiano podem ser representados matematicamente através de funções de 1º grau. Utilizando uma abordagem pedagógica ativa, esta atividade visa não somente reforçar o aprendizado matemático mas também promover a consciência sobre a saúde física.
Esta atividade tem por objetivo facilitar a compreensão dos alunos sobre a aplicação de conceitos matemáticos no mundo real, especificamente através da modelagem de atividades físicas utilizando funções de 1º grau. Pretende-se que os estudantes desenvolvam habilidades de raciocínio lógico e análise crítica, ao compararem e discutirem as funções matemáticas criadas a partir de um contexto prático e relevante. Além disso, a atividade busca sensibilizar os jovens para a importância da atividade física regular, integrando conhecimentos de matemática e saúde de uma forma interdisciplinar e significativa.
O conteúdo programático abordará funções de 1º grau, focando em sua construção, interpretação e aplicação em contextos reais. Será dada ênfase à coleta de dados, análise gráfica e algébrica de funções, e à discussão sobre a importância da atividade física, procurando conectar esses elementos de uma forma que faça sentido para os alunos, tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal.
A atividade será realizada seguindo as metodologias ativas da Sala de Aula Invertida e Mão-na-massa. Inicialmente, os alunos receberão materiais de estudo prévio sobre funções de 1º grau. Em sala, após uma breve revisão teórica, participarão de uma simulação de caminhada ou corrida para coleta de dados. Em seguida, em grupos, trabalharão na construção e análise de suas funções, estimulando a colaboração e o debate crítico entre os pares. Este formato promove o aprendizado autônomo e a aplicação prática do conhecimento, elementares para a consolidação de conceitos.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, revisaremos as funções de 1º grau e realizaremos a simulação e coleta de dados. Na segunda aula, os alunos trabalharão na construção e análise das funções, culminando em uma discussão coletiva sobre os resultados e suas implicações para a saúde física.
A avaliação será baseada na participação ativa do aluno durante todas as fases da atividade, desde a coleta de dados até a análise e discussão das funções de 1º grau criadas. Será dado ênfase ao processo de aprendizagem colaborativa, à qualidade da função matemática construída, à capacidade de análise e interpretação dos dados e à participação na discussão coletiva. Exemplos específicos de critérios de avaliação incluem: clareza e precisão na construção da função de 1º grau, habilidade em explicar o significado dos coeficientes da função no contexto da atividade física, e contribuição construtiva para o debate em grupo.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como papel, canetas, e dispositivos para cronometrar e registrar a atividade física (smartphones ou pedômetros). Além disso, será utilizada a lousa para a construção coletiva dos gráficos. Materiais de apoio para revisão de conceitos matemáticos também serão disponibilizados em formato digital, permitindo que o estudo prévio seja realizado de forma autônoma pelos alunos.
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