Esta atividade, destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, tem como objetivo introduzir o conceito de algoritmos e explorar o seu uso nas redes sociais para personalizar o conteúdo visto por cada usuário. Os alunos serão divididos em grupos para pesquisar sobre os diferentes tipos de algoritmos usados pelas principais plataformas digitais e preparar argumentos sobre o impacto desses algoritmos na sociedade e na cultura digital. A atividade culminará em uma roda de debate, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar seus pontos de vista, seguido de um debate aberto para discussão das implicações éticas, sociais e matemáticas dos algoritmos. Espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão crítica dos sistemas algorítmicos que moldam suas experiências online, apreciem a interseção entre matemática e tecnologia, e se engajem em discussões reflexivas sobre as responsabilidades dos desenvolvedores e usuários no contexto digital.
Os principais objetivos desta atividade são promover a compreensão dos alunos sobre o conceito de algoritmos, sua aplicação nas redes sociais e o impacto substantivo destes na seleção de conteúdo que é apresentado a cada usuário. Pretende-se que, através da investigação e discussão em grupo, os alunos aprimorem suas habilidades de pesquisa, argumentação e apresentação de ideias. Adicionalmente, a roda de debate servirá como um espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico, enquanto analisam as questões éticas, sociais e matemáticas associadas ao tema. Esta atividade visa também estimular a interação e colaboração entre os alunos, realçando a importância do diálogo construtivo na compreensão de temas complexos que interligam a matemática à tecnologia e à sociedade.
Os alunos explorarão o conceito básico de algoritmos e como eles são implementados nas redes sociais para filtrar e direcionar o conteúdo aos usuários. O conteúdo programático abrange o estudo dos critérios usados pelos algoritmos das plataformas mais populares (como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok) para entender como as preferências dos usuários são mapeadas e como isso influencia a visibilidade do conteúdo. Através da pesquisa, os estudantes também investigarão as implicações éticas, sociais e culturais desses sistemas algorítmicos, preparando-os para debater sobre o papel e o impacto dessas tecnologias na sociedade contemporânea.
A metodologia desta atividade envolve a aplicação de técnicas de aprendizado ativo através da roda de debate. Inicialmente, os alunos serão agrupados e receberão tarefas de pesquisa sobre tipos específicos de algoritmos usados nas redes sociais. Esta etapa promove o estudo autônomo e colaborativo. Posteriormente, a roda de debate permitirá que cada grupo apresente seus argumentos, seguida de uma discussão aberta, facilitando um ambiente de aprendizado dinâmico. Esta abordagem estimula a participação ativa, a troca de perspectivas e o desenvolvimento de habilidades de argumentação e comunicação dos alunos.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao conceito de algoritmos e distribuição das tarefas de pesquisa aos grupos. A segunda aula será dedicada às apresentações e à roda de debate, seguida de discussão aberta entre os alunos.
A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade da pesquisa realizada pelos grupos, na clareza e objetividade dos argumentos apresentados e na capacidade de engajamento no debate. Será dada uma atenção especial à habilidade dos alunos de desenvolverem uma compreensão crítica do tema, assim como sua capacidade de apresentar e defender suas ideias de maneira coesa e fundamentada. O professor pode considerar o uso de rubricas para avaliar cada um desses aspectos, permitindo uma avaliação mais objetiva e transparente do desempenho dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a computadores com internet para pesquisa, projetor para apresentações e um espaço adequado para facilitar a roda de debate. Recomenda-se a utilização de ferramentas online de colaboração, como Google Docs, para que os alunos possam trabalhar em conjunto na pesquisa e na preparação de suas apresentações. Além disso, o professor pode providenciar materiais de leitura que ofereçam diferentes perspectivas sobre o uso de algoritmos nas redes sociais.
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