Matemática Viral: Debates sobre Algoritmos

Desenvolvida por: Claris… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e Tecnologia
Temática: Algoritmos nas Redes Sociais

Esta atividade, destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, tem como objetivo introduzir o conceito de algoritmos e explorar o seu uso nas redes sociais para personalizar o conteúdo visto por cada usuário. Os alunos serão divididos em grupos para pesquisar sobre os diferentes tipos de algoritmos usados pelas principais plataformas digitais e preparar argumentos sobre o impacto desses algoritmos na sociedade e na cultura digital. A atividade culminará em uma roda de debate, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar seus pontos de vista, seguido de um debate aberto para discussão das implicações éticas, sociais e matemáticas dos algoritmos. Espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão crítica dos sistemas algorítmicos que moldam suas experiências online, apreciem a interseção entre matemática e tecnologia, e se engajem em discussões reflexivas sobre as responsabilidades dos desenvolvedores e usuários no contexto digital.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade são promover a compreensão dos alunos sobre o conceito de algoritmos, sua aplicação nas redes sociais e o impacto substantivo destes na seleção de conteúdo que é apresentado a cada usuário. Pretende-se que, através da investigação e discussão em grupo, os alunos aprimorem suas habilidades de pesquisa, argumentação e apresentação de ideias. Adicionalmente, a roda de debate servirá como um espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico, enquanto analisam as questões éticas, sociais e matemáticas associadas ao tema. Esta atividade visa também estimular a interação e colaboração entre os alunos, realçando a importância do diálogo construtivo na compreensão de temas complexos que interligam a matemática à tecnologia e à sociedade.

  • Entender o conceito de algoritmos e sua aplicabilidade nas redes sociais
  • Analisar o impacto dos algoritmos na cultura digital e na sociedade
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e apresentação em grupo
  • Estimular o pensamento crítico sobre as implicações éticas e sociais da tecnologia
  • Promover a colaboração e o diálogo construtivo entre os alunos

Conteúdo Programático

Os alunos explorarão o conceito básico de algoritmos e como eles são implementados nas redes sociais para filtrar e direcionar o conteúdo aos usuários. O conteúdo programático abrange o estudo dos critérios usados pelos algoritmos das plataformas mais populares (como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok) para entender como as preferências dos usuários são mapeadas e como isso influencia a visibilidade do conteúdo. Através da pesquisa, os estudantes também investigarão as implicações éticas, sociais e culturais desses sistemas algorítmicos, preparando-os para debater sobre o papel e o impacto dessas tecnologias na sociedade contemporânea.

  • Definição e conceito de algoritmos
  • Aplicação de algoritmos nas redes sociais
  • Impacto dos algoritmos na seleção e visibilidade do conteúdo
  • Implicações éticas, sociais e culturais dos algoritmos
  • Debate sobre responsabilidades dos desenvolvedores e usuários das plataformas digitais

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve a aplicação de técnicas de aprendizado ativo através da roda de debate. Inicialmente, os alunos serão agrupados e receberão tarefas de pesquisa sobre tipos específicos de algoritmos usados nas redes sociais. Esta etapa promove o estudo autônomo e colaborativo. Posteriormente, a roda de debate permitirá que cada grupo apresente seus argumentos, seguida de uma discussão aberta, facilitando um ambiente de aprendizado dinâmico. Esta abordagem estimula a participação ativa, a troca de perspectivas e o desenvolvimento de habilidades de argumentação e comunicação dos alunos.

  • Pesquisa em grupos sobre tipos de algoritmos nas redes sociais
  • Preparação de argumentos baseados na pesquisa
  • Apresentação dos argumentos em uma roda de debate
  • Debate aberto para discussão das implicações dos algoritmos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao conceito de algoritmos e distribuição das tarefas de pesquisa aos grupos. A segunda aula será dedicada às apresentações e à roda de debate, seguida de discussão aberta entre os alunos.

  • Aula 1: Introdução aos algoritmos e início da pesquisa em grupos
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e roda de debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade da pesquisa realizada pelos grupos, na clareza e objetividade dos argumentos apresentados e na capacidade de engajamento no debate. Será dada uma atenção especial à habilidade dos alunos de desenvolverem uma compreensão crítica do tema, assim como sua capacidade de apresentar e defender suas ideias de maneira coesa e fundamentada. O professor pode considerar o uso de rubricas para avaliar cada um desses aspectos, permitindo uma avaliação mais objetiva e transparente do desempenho dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a computadores com internet para pesquisa, projetor para apresentações e um espaço adequado para facilitar a roda de debate. Recomenda-se a utilização de ferramentas online de colaboração, como Google Docs, para que os alunos possam trabalhar em conjunto na pesquisa e na preparação de suas apresentações. Além disso, o professor pode providenciar materiais de leitura que ofereçam diferentes perspectivas sobre o uso de algoritmos nas redes sociais.

  • Computadores com acesso à internet
  • Projetor e tela para apresentações
  • Ferramentas online de colaboração (ex: Google Docs)
  • Materiais de leitura sobre algoritmos nas redes sociais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo