A atividade Montanha-Russa Matemática é uma proposta dinâmica para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de aplicar os conceitos teóricos de funções de 2º grau de uma maneira prática e lúdica. Através desta atividade, os estudantes serão incentivados a trabalhar em equipe para projetar uma montanha-russa, considerando elementos matemáticos como altura máxima, pontos de inflexão, e velocidade. Utilizando-se de materiais simples como papel, lápis, calculadoras gráficas, ou software de matemática para esboçar o gráfico do percurso, a simulação do desenho os fará aguçar sua criatividade e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Posteriormente, os grupos serão desafiados a construir modelos simples das montanhas-russas, utilizando materiais recicláveis, o que reforça não apenas o aprendizado matemático, mas também a conscientização ambiental e a importância da reciclagem.
O principal objetivo desta atividade é possibilitar a aplicação dos conceitos de funções de segundo grau de uma forma prática e contextualizada, permitindo que os alunos compreendam de maneira clara e objetiva a aplicabilidade desses conceitos no mundo real. Além disso, espera-se fomentar o espírito de equipe, criatividade e pensamento crítico dos estudantes, aspectos essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal. Por meio da construção de modelos utilizando materiais recicláveis, também se pretende despertar uma consciência ecológica, valorizando a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais.
A proposta da Montanha-Russa Matemática é incorporar aspectos teóricos da matemática, especificamente em funções do 2º grau, numa experiência prática que envolve desde a visualização e interpretação de gráficos até a construção física de objetos. Ao planejar os percursos das montanhas-russas, os alunos terão a oportunidade de visualizar a tradução dos conceitos matemáticos para a realidade, como a curvatura das trajetórias representadas pelas parábolas, os pontos de maior e menor altitude, e a importância do vértice nas funções quadráticas.
Adotando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', a atividade estimula os alunos a serem protagonistas do próprio aprendizado. Este método incentiva a explorarão de conceitos matemáticos de forma prática, promovendo o envolvimento ativo dos estudantes na resolução de problemas complexos e na construção de modelos físicos. Através da colaboração em equipe, o processo de aprendizagem se torna mais dinâmico e significativo, preparando-os para aplicar esses conhecimentos em situações práticas e teóricas.
A carga horária total será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada, proporcionando tempo suficiente para a exploração teórica dos conceitos e a execução prática do projeto.
A avaliação da atividade será baseada na capacidade de aplicação dos conceitos matemáticos envolvidos na criação do projeto, na originalidade e criatividade do modelo construído, no trabalho em equipe e na apresentação final do projeto. Serão considerados a clareza do gráfico da função, a precisão matemática na interpretação dos conceitos, a qualidade e sustentabilidade dos materiais recicláveis utilizados, assim como a apresentação oral, que deverá explicar o processo de construção e os conceitos matemáticos aplicados.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos básicos como papel, lápis, borrachas, calculadoras gráficas ou software de matemática, e uma variedade de materiais recicláveis (papelão, tubos de papel, plásticos, etc.) para a construção dos modelos. Esses materiais, além de acessíveis, promovem a criatividade e a consciência ambiental no processo de aprendizagem.
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