Nesta atividade pedagógica, com 3 aulas semanais, divididas em duas aulas de aproximadamente 50 minutos cada, os alunos do 1º REG1 serão introduzidos ao conceito e à prática da notação científica de uma forma dinâmica e envolvente. Utilizando um jogo de tabuleiro personalizado, criado especialmente para simular diversos cenários do mundo real nos quais a notação científica é essencial - tais como cálculos astronômicos, biológicos, e químicos - os estudantes avançarão pelo jogo ao resolver problemas práticos que envolvem conversão e cálculo com notações científicas. Cada parte do tabuleiro representará um cenário diferente, exigindo dos alunos o uso crítico e aplicado da notação científica, facilitando a compreensão de sua importância e versatilidade em diversas áreas do conhecimento. O objetivo final é que cada aluno consiga demonstrar domínio sobre a notação científica, empregando-a adequadamente em variadas situações apresentadas ao longo do jogo, desenvolvendo habilidades matemáticas fundamentais e incentivando o raciocínio lógico e crítico.
Através desta atividade, os alunos desenvolverão habilidades críticas e práticas no uso da notação científica, uma ferramenta essencial em diversos campos da ciência e tecnologia. Eles aprenderão a interpretar grandes e pequenos números expressos nessa forma, a realizar conversões entre a notação padrão e científica e a aplicar a notação científica em cálculos práticos. Esta prática incentiva não só a compreensão matemática, mas também a capacidade de análise crítica de informações, promovendo uma melhor interpretação de dados científicos e tecnológicos presentes no cotidiano.
A atividade proporciona uma imersão no estudo da notação científica, abordando desde sua definição até a aplicação prática em problemas do mundo real. Serão explorados os conceitos de ordem de grandeza, métodos de conversão entre a notação científica e a forma padrão, e o uso dessa notação em cálculos envolvendo multiplicação e divisão. Essa abordagem prática, conectada a cenários reais e à resolução de problemas, visa um aprendizado significativo da notação científica.
Utilizaremos metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Jogos, Roda de Debate, e Aprendizagem Baseada em Projetos para mergulhar os estudantes no universo da notação científica. O jogo de tabuleiro personalizado será o ponto central da atividade, onde os alunos resolverão desafios práticos e avançarão com base no seu entendimento e aplicação da notação científica. As Rodas de Debate facilitarão a troca de ideias e soluções entre os alunos, enquanto a Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá a proposta de soluções criativas para problemas complexos apresentados no jogo.
As 5 horas desta atividade serão divididas em seis aulas de 50 minutos. As primeiras duas aulas dedicar-se-ão à introdução ao conceito de notação científica e ao familiarizar-se com o jogo. As próximas três aulas serão dedicadas ao jogo em si, permitindo a prática intensiva dos conceitos aprendidos. A última aula será utilizada para reflexão, debates e apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos.
A avaliação será baseada na participação individual e em grupo durante o jogo, assim como na contribuição para a Roda de Debate e na qualidade dos projetos desenvolvidos. Itens como o correto uso da notação científica, capacidade de resolução de problemas, criatividade nas soluções propostas, trabalho em equipe e habilidade de discussão serão considerados. Será criado um sistema de pontos que reflete a progressão através do jogo, a qualidade das discussões geradas e o mérito das soluções de projeto.
Para a implementação desta atividade, serão necessários: um tabuleiro de jogo personalizado dividido em cenários distintos que requerem o uso da notação científica, cartas de desafio contendo problemas a serem resolvidos, peças ou marcadores para cada equipe, dados, um cronômetro e materiais para anotação. Além disso, será utilizada uma sala de aula que permita a realização da Roda de Debate e espaços adequados para o trabalho em grupo durante a fase de projeto.
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