Plano de Aula: Função Exponencial

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Funções Exponenciais e Lineares

1. Objetivos: Compreender a definição de funções exponenciais. Identificar e interpretar a base e o expoente em funções exponenciais. Gráficar funções exponenciais e interpretar seus gráficos. Aplicar funções exponenciais em problemas do mundo real.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem proporcionar aos alunos uma compreensão profunda das funções exponenciais, diferenciando-as claramente de outras funções, como as lineares. Visa-se promover habilidades de análise crítica e raciocínio lógico-matemático na interpretação e construção de gráficos, enfatizando a sua aplicabilidade em contextos reais. Além disso, a atividade busca familiarizar os estudantes com o uso de tecnologias e softwares matemáticos, como o GeoGebra, reforçando a importância das ferramentas digitais no aprendizado e prática da matemática contemporânea. Por fim, almeja-se fomentar a capacidade de trabalho em equipe e comunicação, através do compartilhamento de ideias e resultados com os colegas.

  • Compreender as propriedades e características das funções exponenciais.
  • Diferenciar gráficos de funções exponenciais e lineares.
  • Utilizar software matemático para criar gráficos de situações-problema.
  • Aplicar o conhecimento teórico em matemática para resolver problemas reais.
  • Desenvolver habilidades de trabalho colaborativo e comunicação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará conceitos fundamentais das funções exponenciais e lineares, focando nas características que as definem, como taxa de crescimento, comportamento assintótico e interceptações com os eixos. Será dada especial atenção às aplicabilidades desses conceitos em situações reais, exemplificando como os gráficos podem ser usados para modelar fenômenos do mundo real. Além disso, o emprego de ferramentas digitais, especificamente o software GeoGebra, será essencial para a prática de criação dos gráficos, consolidando o aprendizado teórico por meio da experimentação e visualização gráfica.

  • Características e propriedades das funções exponenciais.
  • Comparação entre funções exponenciais e lineares.
  • Uso do software GeoGebra na representação de gráficos.
  • Modelagem de situações-problema reais com funções exponenciais.

Metodologia

Nesta atividade, adotamos a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde o estudo teórico inicial é realizado como tarefa de casa, possibilitando que o tempo em sala seja dedicado à prática e discussão. Esta abordagem permite que os alunos apliquem de forma ativa os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas utilizando o software GeoGebra, promove a autoparticipação e incentiva a colaboração entre os alunos. A interação direta com o software e a criação colaborativa de soluções para problemas propostos fomentam um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

  • Investigação independente pré-aula sobre funções exponenciais e lineares.
  • Uso do software GeoGebra para a criação de gráficos em sala de aula.
  • Discussões em grupos para troca de ideias e soluções dos problemas propostos.
  • Apresentação dos gráficos criados para a turma, seguida de feedback do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 30 minutos. Na primeira aula, os alunos utilizarão o GeoGebra para modelar gráficos de funções exponenciais baseados em situações-problema. A segunda aula será dedicada à apresentação e discussão dos trabalhos, promovendo o feedback construtivo entre alunos e professor.

  • Aula 1: Modelagem de gráficos no GeoGebra.
  • Aula 2: Apresentação e discussão dos gráficos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na capacidade do aluno de aplicar os conceitos teóricos estudados previamente para a criação de gráficos no GeoGebra que representem situações-problema reais. Será considerado não apenas o produto final, mas também o processo de investigação e aplicação dos conceitos, a colaboração entre os alunos durante a realização da atividade, e a capacidade de comunicação ao apresentarem seus resultados para a turma. Exemplificativamente, critérios como correção conceitual dos gráficos, criatividade na escolha das situações-problema, clareza na apresentação e fundamentação das soluções serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários acesso à Internet, computadores ou dispositivos móveis com o software GeoGebra instalado, e material de apoio para estudo prévio sobre funções exponenciais e lineares. Estes recursos são essenciais para que os alunos possam realizar a investigação inicial e para a modelagem e compartilhamento dos gráficos em sala de aula.

  • Acesso à Internet.
  • Computadores ou dispositivos móveis com GeoGebra.
  • Material didático sobre funções exponenciais e lineares.

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