Riscos e Probabilidades no Mundo Digital

Desenvolvida por: Thiers… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Integração da Tecnologia
Temática: Acesso à tecnologia e internet para alunos e professores

A atividade 'Riscos e Probabilidades no Mundo Digital' propõe familiarizar os alunos do 1º ano do Ensino Médio com a análise de probabilidades e riscos em contextos cotidianos, utilizando tecnologias educacionais. Na primeira aula, os estudantes são incentivados a explorar plataformas online para investigar probabilidades ligadas a decisões rotineiras, preparando-os para um estudo mais aprofundado. Em pequenos grupos, eles pesquisam sobre riscos digitais comuns, como segurança de dados pessoais, para uma discussão em sala que enriquece a compreensão do tema.

Na segunda aula, os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma atividade prática: a criação de apresentações digitais utilizando ferramentas como Prezi ou Canva. Cada grupo escolhe um tema relacionado a probabilidades em contextos digitais e desenvolve um projeto visual que será apresentado para a turma, promovendo o desenvolvimento de habilidades comunicativas e tecnológicas essenciais no século XXI. O objetivo é integrar a capacidade de análise crítica ao uso prático da tecnologia, estimulando debates sobre o impacto das probabilidades nas decisões pessoais e sociais.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos de aprendizagem instigar nos estudantes a habilidade de interpretação e análise crítica de cenários associados a riscos e probabilidades, capacitando-os a utilizar estes conceitos em situações práticas. Esperamos que os alunos possam discernir e construir argumentos bem fundamentados sobre os efeitos de diferentes decisões que envolvem variáveis de risco e probabilidade, aproveitando as ferramentas tecnológicas disponíveis para esse propósito. Adicionalmente, a atividade busca estimular competências de pesquisa tanto autônoma quanto colaborativa entre os alunos, incentivando o uso ético e eficiente das tecnologias digitais como recurso educacional.

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica de riscos e probabilidades.
  • Para desenvolver a capacidade de análise crítica de riscos e probabilidades, começamos por introduzir aos alunos conceitos fundamentais de probabilidade e risco, fazendo paralelos com situações do cotidiano que eles vivenciam. Utilizando exemplos práticos, como a probabilidade de um site ser seguro para compras online ou os riscos envolvidos ao compartilhar informações pessoais em redes sociais, os alunos são levados a pensar criticamente sobre as decisões que tomam diariamente no ambiente digital.

    Depois de discutirem esses conceitos em sala de aula, os alunos são divididos em pequenos grupos para realizar uma pesquisa orientada. Durante esta atividade, eles usam plataformas online confiáveis para investigar diferentes cenários onde as noções de probabilidades se aplicam, como ao avaliar os algoritmos que direcionam anúncios personalizados e a segurança de senhas em seus dispositivos. As discussões em grupo permitem que compartilhem descobertas e diferentes perspectivas, enriquecendo o entendimento coletivo. Além disso, o exercício de coletar, analisar e compartilhar dados promove uma prática essencial de pensamento crítico, essencial no desenvolvimento das habilidades necessárias para uma análise consciente de informações no mundo digital.

  • Aplicar conhecimentos de probabilidade em contextos reais e digitais.
  • Para alcançar o objetivo de aplicar conhecimentos de probabilidade em contextos reais e digitais, a atividade começa com a introdução de conceitos fundamentais de probabilidade através de exemplos práticos que os alunos podem facilmente relacionar com suas vidas cotidianas. Por exemplo, discutimos a probabilidade de ganhar um sorteio ou quando um produto está em promoção, e como esses conceitos aparecem nas propagandas que veem online. Outro exemplo abrange a análise de probabilidades em jogos digitais, como aqueles que envolvem caixas surpresa ('loot boxes'), onde a chance de obter itens específicos está pré-definida e pode ser calculada.

    A atividade é estruturada para incentivar os alunos a investigar como as probabilidades influenciam decisões e comportamentos no ambiente digital. Durante a primeira aula, eles conduzem pesquisas em plataformas online para entender como as probabilidades são aplicadas, como na avaliação de algoritmos que direcionam anúncios ou sugestões de amigos em redes sociais. Os alunos são motivados a utilizar ferramentas digitais para calcular e representar graficamente probabilidades relacionadas a situações modernas. Além disso, a prática de identificar, calcular e interpretar situações de probabilidade constrói uma ponte entre teorias matemáticas abstratas e suas aplicações práticas, demonstrando aos alunos que os conceitos de probabilidade não são isolados, mas sim parte integral da vida moderna digital.

  • Utilizar ferramentas tecnológicas para elaborar e apresentar argumentos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT101: Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • EM13MAT106: Identificar situações da vida cotidiana nas quais seja necessário fazer escolhas levando-se em conta os riscos probabilísticos (usar este ou aquele método contraceptivo, optar por um tratamento médico em detrimento de outro etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foi desenvolvido para proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente e prática dos princípios de probabilidade e risco aplicados ao contexto digital e suas repercussões no cotidiano. A abordagem destaca a ligação essencial entre conceitos matemáticos teóricos e suas implementações práticas, incentivando os alunos a realizar uma análise crítica e a utilizar ferramentas tecnológicas. Ao longo das aulas, os estudantes serão motivados a interagir com plataformas digitais que oferecem dados quantitativos e probabilísticos, auxiliando na visualização e entendimento concreto desses conceitos. Além disso, o cronograma abrange a criação de apresentações, o que favorece o aprendizado ativo e o aprimoramento das habilidades de comunicação e argumentação.

  • Conceitos básicos de probabilidade e risco.
  • Aplicação de probabilidades em contextos cotidianos.
  • Uso de tecnologias para apresentação de dados.

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade está centrada no uso de recursos digitais como ferramentas de aprendizagem, visando desenvolver não apenas conteúdos matemáticos, mas também competências digitais e de comunicação nos alunos. A dinâmica das aulas promoverá um ambiente colaborativo, onde pesquisas independentes e apresentações em grupo servirão como base para a construção do conhecimento. A escolha por plataformas interativas como o Prezi e o Canva pretende proporcionar aos alunos uma experiência educacional visualmente estimulante, incentivando a criatividade e o engajamento. Além disso, a atividade permite o diálogo constante entre alunos, possibilitando a troca de ideias e a prática de feedbacks construtivos, fundamentais no processo de aprendizagem.

  • Pesquisa e análise crítica em plataformas online.
  • A metodologia de Pesquisa e análise crítica em plataformas online começa com o reconhecimento da importância das habilidades digitais e de informação no cenário educacional atual. A atividade é projetada para incentivar os alunos do 1º ano do Ensino Médio a navegar e explorar intencionalmente plataformas online, buscando dados, informações e insights pertinentes sobre probabilidades e riscos no mundo digital. Inicialmente, os alunos são orientados a identificar fontes confiáveis de informação, as quais são essenciais para formar uma base segura para sua pesquisa. Este passo crítico envolve também o desenvolvimento de habilidades para avaliar a credibilidade de sites e entender a importância da ética digital ao compartilhar informações.

    Nesta atividade, os alunos trabalham em pequenos grupos, o que promove a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos e perspectivas diversas. Durante a pesquisa, os alunos são incentivados a planejar suas perguntas de investigação e a definir os parâmetros que consideram significativos para a análise de dados. Eles têm a autonomia de explorar diferentes cenários de risco digital, desde compras online até questões de segurança de dados pessoais, possibilitando uma investigação ampla e rica. Ao longo desse processo, o professor desempenha um papel facilitador, oferecendo orientação e suporte técnico, bem como incentivando discussões críticas entre os grupos. Essa abordagem não apenas aumenta a compreensão sobre a temática estudada, mas também melhora a capacidade dos alunos de desenvolver uma análise crítica e bem-informada sobre as informações encontradas na internet.

  • Criação de apresentações digitais em grupo.
  • Debates e discussões em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está organizado em duas aulas de 50 minutos cada, permitindo que os alunos explorem práticas pedagógicas diversas ao longo da atividade. Na primeira aula, o foco estará na pesquisa e levantamento de dados sobre probabilidades e riscos em diferentes áreas do cotidiano, utilizando plataformas tecnológicas que forneçam dados acessíveis e verificáveis. Esta fase da atividade será realizada individualmente ou em grupos pequenos, de forma a garantir que cada aluno tenha oportunidade de investigar e refletir sobre temas de seu interesse. Na segunda aula, os alunos terão a tarefa de consolidar seus achados e elaborar apresentações digitais em grupo. As apresentações deverão ser criativas e engajar os demais colegas em discussões sobre os temas abordados, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Esta divisão de atividades não só otimiza o tempo disponível, mas também promove uma aprendizagem diferenciada e ativa em sala de aula.

  • Aula 1: Pesquisa sobre riscos e probabilidades no cotidiano.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos a importância de entender riscos e probabilidades no mundo digital. Explique brevemente como essas noções nos ajudam no dia a dia, especialmente em decisões envolvendo tecnologia. Permita uma breve discussão sobre exemplos de riscos digitais comuns, como segurança de dados pessoais. É importante que todos se sintam à vontade para compartilhar suas opiniões e experiências.

    Momento 2: Pesquisa Orientada (Estimativa: 20 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e instrua-os a realizar uma pesquisa em plataformas online sobre riscos e probabilidades. Diga-lhes para focarem em contextos como compras online, redes sociais e aplicações de segurança digital. Permita que usem computadores ou tablets para acessar fontes confiáveis. Durante a atividade, circule pela sala para oferecer apoio e garantir que os alunos estejam engajados e concentrados no tema central. Observe se os alunos conseguem coletar informações relevantes e incentiva-os a anotar pontos críticos e dados interessantes.

    Momento 3: Análise e Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo deve discutir as informações coletadas e analisar os diferentes riscos e probabilidades encontrados. Peça-lhes para identificar quais são os mais comuns e como estes impactam suas vidas pessoais. Permita que escolham um representante para compartilhar um resumo breve das descobertas do grupo com a turma. Durante as apresentações, forneça feedback construtivo e destaque pontos importantes mencionados. Estimule a turma a questionar e adicionar pontos não cobertos pelos colegas, promovendo assim um debate enriquecedor.

    Momento 4: Reflexão e Fechamento (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula com uma reflexão coletiva sobre a importância da análise crítica no consumo de informações digitais. Peça para os alunos pensarem sobre como aplicarão esse conhecimento em decisões futuras. Solicite que cada aluno registre em seu diário reflexivo uma breve observação sobre o que aprendeu e como isso pode ser aplicado no cotidiano.

  • Aula 2: Criação e apresentação de projetos digitais.
  • Momento 1: Revisão dos Conceitos (Estimativa: 10 minutos)
    Introduza a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos de probabilidades e riscos abordados na aula anterior. Utilize exemplos simples e relate-os a situações do dia a dia tecnológicas. É importante que os alunos se sintam confortáveis com os conceitos, então permita espaço para que tirem dúvidas. Utilize slides de apoio para retomar pontos chave.

    Momento 2: Formação de Grupos e Planejamento (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Instrua os grupos a discutir e escolher um tema específico sobre probabilidades em contextos digitais para suas apresentações. Dê orientações sobre como estruturar a apresentação, sugerindo a inclusão de uma introdução ao tema, explicação de conceitos de probabilidade, impactos observados e considerações finais. Circule entre os grupos para esclarecer dúvidas e oferecer sugestões sobre os temas escolhidos. É importante que todos os alunos contribuam com ideias e se sintam parte do processo criativo. Estimule a colaboração ao sugerir aos alunos que dividam as tarefas para otimizar o tempo de preparação.

    Momento 3: Desenvolvimento do Projeto Digital (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os alunos usem computadores ou tablets para começar a elaborar seus projetos digitais usando plataformas como Prezi ou Canva. Reforce a importância de utilizarem dados e fatos coletados anteriormente. Circule pela sala para auxiliar tecnicamente e incentivar a criatividade e o uso eficiente das ferramentas tecnológicas. Proporcione feedback durante o processo, reconhecendo o esforço dos alunos e direcionando-os no caminho certo. Ofereça exemplos de bons elementos visuais e organizacionais em uma apresentação.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Peça para que os grupos compartilhem seus esboços preliminares com a turma, permitindo que cada grupo tenha três minutos para apresentar suas ideias iniciais. Após cada apresentação, forneça feedback positivo e sugira melhorias ou ajustes que podem ser feitos antes da próxima aula. Estimule os colegas a também darem feedback, criando um ambiente de apoio e colaboração. Avalie a clareza da comunicação, a criatividade, a utilização das tecnologias e a relevância dos dados apresentados como indicadores de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação desta atividade é projetada para compreender os múltiplos aspectos envolvidos no aprendizado dos alunos, oferecendo a eles variadas formas de demonstrar seu conhecimento e crescimento. Uma das opções de avaliação é a observação direta durante as apresentações, onde o professor avaliará o engajamento, a clareza na exposição dos conceitos e a capacidade de argumentação dos alunos. Adicionalmente, por meio de um diário reflexivo, os alunos poderão registrar suas impressões sobre o processo de aprendizagem, refletindo sobre desafios enfrentados e soluções encontradas. Outra abordagem avaliativa pode ser um questionário de autoavaliação que os alunos preencham ao final das atividades, proporcionando ao professor uma visão mais detalhada sobre o entendimento individual de cada aluno. Todas essas opções incluem critérios claros e mensuráveis, como a coerência do argumento, a originalidade na apresentação e a colaboração em grupo. O feedback oferecido pelo professor deve ser formativo, fornecendo orientação contínua ao longo do projeto para promover o desenvolvimento contínuo das competências desejadas.

  • Observação direta e feedback durante as apresentações.
  • Diário reflexivo com registros do processo de aprendizagem.
  • Questionário de autoavaliação ao final das atividades.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos que permitam tanto o acesso a informações relevantes sobre riscos e probabilidades, quanto a criação de apresentações digitais de forma facilitada e acessível. Incentiva-se o uso de computadores ou tablets com acesso à internet, que possibilitem a pesquisa eficaz em plataformas que ofereçam dados e conteúdos sobre o tema. Além disso, ferramentas online como o Prezi e o Canva podem ser utilizadas para a montagem das apresentações, oferecendo opções interativas e dinâmicas para apresentação das ideias. Recursos didáticos adicionais, como infográficos e slides de apoio, podem ser utilizados para enriquecer as apresentações dos alunos, incentivando a inclusão de diferentes formas de conteúdo e pontos de vista. Essas ferramentas não só enriquecem o aprendizado, mas também preparam os alunos para um mundo digital diversificado e em constante evolução.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Plataformas de apresentação como Prezi ou Canva.
  • Infográficos e slides de apoio.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que ensinar é uma jornada desafiadora, mas gratificante. Por isso, é essencial garantir que a atividade seja inclusiva e acessível para todos, sem comprometer o equilíbrio já tão exigido dos docentes. Em turmas sem condições ou deficiências específicas a serem atendidas, como mencionado, o foco deve ser voltado para promover experiências de aprendizagem equitativas e acolhedoras para todos os alunos, respeitando suas singularidades. Deve-se atentar a variadas práticas pedagógicas que engajem e motivem não só os mais extrovertidos, mas também os alunos que possam ter dificuldade em se expressar em público, através de opções de avaliação diversificadas e mecanismos de suporte contínuo, como feedbacks construtivos. Incentiva-se a criação de um ambiente seguro e aberto, onde todos possam se sentir confortáveis ao compartilhar suas ideias e opiniões. Além disso, é recomendável adotar uma linguagem clara e motivacional nas instruções e orientações, para facilitar a participação plena de todos. Tais práticas asseguram que cada aluno seja respeitado como indivíduo único, promovendo um ambiente de aprendizagem globalmente abrangente.

  • Ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor.
  • Diversificação nas formas de avaliação e apresentação.
  • Utilização de linguagem clara e motivacional nas instruções.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo