Nesta atividade interativa e lúdica, os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos sobre funções de 1º grau de uma maneira bastante prática e divertida. Formando grupos, eles simularão fazer compras em um supermercado virtual, criado e proposto pelo professor, onde cada produto tem seu preço associado a uma função de 1º grau. Com uma quantia fictícia de dinheiro, os alunos precisarão fazer escolhas estratégicas sobre quais produtos comprar, sempre considerando o custo-benefício e as variações de preços. Ao final das ‘compras’, cada grupo deverá elaborar um gráfico que relaciona a quantidade de produtos adquiridos com o montante gasto, permitindo assim identificar qual é a função de 1º grau que melhor representa o comportamento das suas compras. Este processo não apenas solidifica o entendimento sobre a construção e interpretação de gráficos, mas também aprofunda o conhecimento sobre funções de primeiro grau, de forma lúdica, envolvente e significativamente prática.
Esta atividade visa empregar uma metodologia ativa para o engajamento dos alunos na aprendizagem de funções de 1º grau e na interpretação de gráficos de maneira prática e contextuada. Os objetivos de aprendizado incluem a consolidação do entendimento sobre como explicar e prever fenômenos por meio de funções lineares e a habilidade de traçar e interpretar gráficos relacionando duas variáveis quantitativas. Além disso, busca-se desenvolver a capacidade dos alunos de realizar escolhas informadas e estratégias durante o processo de compra, incentivando a prática de um pensamento matemático crítico e aplicado a situações do cotidiano.
O conteúdo programático engloba o estudo de funções de 1º grau, enfocando sua definição, representação e aplicações práticas. Além disso, abordará a construção e interpretação de gráficos lineares, essenciais para a representação de relações funcionais entre variáveis quantitativas. Por meio da simulação de compras em um supermercado virtual, os alunos terão a oportunidade de aplicar esses conceitos matemáticos a contextos do cotidiano, incentivando não apenas a aprendizagem significativa dos temas propostos, mas também a desenvolvimento de habilidades analíticas e de tomada de decisão.
Para a execução desta atividade, seguir-se-á uma metodologia ativa, promovendo a interação direta dos alunos com o processo de aprendizagem. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e introduzidos ao conceito da atividade por meio de uma breve explanação. Após, acessarão o supermercado virtual e realizarão as compras, aplicando os conhecimentos matemáticos necessários. Ao final, elaborarão os gráficos correlatos às suas aquisições e as discutirão em sala. Essa abordagem tem por objetivo fazer com que os estudantes sejam protagonistas do seu aprendizado, incentivando a colaboração, o pensamento crítico e a aplicação prática de conceitos matemáticos.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Inicialmente, 10 minutos serão dedicados à explicação do projeto e divisão dos grupos. Os 35 minutos seguintes serão para a realização da simulação de compras no supermercado virtual e a elaboração dos gráficos. Os 15 minutos finais serão utilizados para a apresentação dos resultados de cada grupo, discussão e reflexão sobre o aprendizado alcançado.
A avaliação dessa atividade será baseada no envolvimento e participação de cada aluno durante o processo, na qualidade e precisão dos gráficos elaborados, bem como na capacidade de relacionar as compras realizadas com as funções de 1º grau. Será considerado também o entendimento demonstrado durante as discussões em grupo e a apresentação final. A avaliação pode incluir aspectos como a articulação dos conceitos matemáticos aplicados, a clareza na comunicação das estratégias de compra adotadas e a eficácia na interpretação dos gráficos. Exemplos de critérios a serem avaliados incluem a correta identificação e aplicação da função de 1º grau, a precisão na elaboração dos gráficos e a qualidade da discussão e apresentação dos resultados.
Para a realização desta atividade serão necessários alguns recursos essenciais, como um computador com acesso à internet para o professor projetar o supermercado virtual e para os alunos acessarem durante a atividade. Também serão necessários materiais para a elaboração dos gráficos, como papel milimetrado, lápis, borracha e régua. O supermercado virtual será uma aplicação ou website desenvolvido previamente pelo professor, contendo uma variedade de produtos com seus preços variando conforme uma função de 1º grau. Ferramentas de criação de gráficos online ou software de planilha também podem ser úteis para a elaboração e análise dos gráficos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula