Nesta atividade, denominada Tesouro Oculto: A Matemática no Parque, os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar os conceitos de funções de 2º grau de maneira dinâmica e inovadora. A atividade é realizada em um parque próximo à escola, onde os estudantes são desafiados a resolver problemas matemáticos que simulam situações reais, tais como calcular a trajetória de uma bola lançada ou determinar a altura de um lançamento de foguete de água, aplicando seus conhecimentos sobre funções quadráticas. Divididos em grupos, receberão coordenadas que os levarão a diferentes locais do parque para resolver os desafios propostos. O climax da atividade é a busca por um 'tesouro', representado por um conjunto de pontos que, ao serem ligados, revelam o gráfico de uma função quadrática específica. Esta saída de campo promove não apenas a compreensão dos conceitos matemáticos fora do ambiente clássico de sala de aula, mas também incentiva o trabalho em equipe, a investigação e a aplicação da matemática em contextos cotidianos.
O objetivo dessa atividade é permitir que os alunos compreendam e apliquem os conceitos fundamentais das funções de 2º grau em situações práticas e cotidianas, reforçando a importância da matemática em contextos reais e diversificados. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de associar os conteúdos matemáticos estudados com fenômenos físicos e cotidianos, desenvolver habilidades de raciocínio lógico-matemático, colaboração e trabalho em equipe, além de estimular a investigação científica e a curiosidade pelo conhecimento matemático aplicado.
Os conteúdos programáticos abordados nesta atividade incluem conceitos básicos de funções de 2º grau, como definição, gráfico, vértice da parábola, pontos de interseção com os eixos, além de aplicações práticas desses conceitos em fenômenos naturais e situações cotidianas. Os estudantes terão a chance de experimentar, na prática, como as funções quadráticas podem ser utilizadas para modelar e resolver problemas reais, como o cálculo de trajetórias e determinação de alturas máximas.
A metodologia adotada neste plano de aula engloba técnicas de Saída de Campo, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente de imersão total no conteúdo. A atividade inicia-se com uma breve revisão teórica em sala de aula, seguida por uma saída de campo ao parque, onde os alunos, divididos em grupos, enfrentam desafios práticos que envolvem a aplicação de funções de 2º grau. Ao resolver os problemas propostos, consolidam o aprendizado de forma lúdica e colaborativa.
A atividade terá uma carga horária total de 3 horas, organizadas em 3 aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a revisão dos conceitos em sala. Na segunda, a saída de campo ao parque para a execução da caça ao tesouro matemática. A terceira aula será destinada à conclusão da atividade com a discussão dos resultados e revisão dos conceitos aplicados.
A avaliação será realizada mediante a observação da participação ativa dos alunos durante a saída de campo, a correta resolução dos desafios propostos e a colaboração entre os membros do grupo. Além disso, será considerada a capacidade dos estudantes de aplicar os conceitos de funções de 2º grau na resolução de problemas reais. Para tal, poderá ser solicitada uma reflexão escrita sobre a experiência vivenciada e como os conceitos matemáticos foram aplicados durante a atividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como mapas do parque, enunciados dos desafios matemáticos impressos, bolas, foguetes de água, metro e calculadora. Tais recursos estão pensados para facilitar o entendimento prático dos conceitos matemáticos e engajar os alunos numa experiência de aprendizagem única.
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