Nesta atividade pedagógica denominada 'As Curvas da Vida', os estudantes do 2º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao fascinante mundo das funções quadráticas por meio de exemplos práticos extraídos do cotidiano. Os alunos começarão com uma breve revisão teórica sobre as características fundamentais das funções de 2º grau, abordando aspectos como a forma da parábola, o vértice, o eixo de simetria e as interseções com os eixos. Após essa revisão, dividir-se-ão em grupos para escolherem situações-problema cotidianas que podem ser modeladas por funções quadráticas, como por exemplo a trajetória de um objeto lançado ao ar. Cada grupo será então desafiado a representar sua situação escolhida por meio de uma função de 2º grau, explicando a escolha dos parâmetros e como estes influenciam na forma da parábola representativa da situação. A culminância da atividade se dará com as apresentações das modelagens de cada grupo, seguidas de uma discussão coletiva, estimulando a troca de ideias e aprofundamento no assunto.
O principal objetivo desta atividade é oferecer aos alunos uma compreensão prática e aprofundada das funções de 2º grau, destacando sua aplicabilidade em diferentes contextos do dia a dia. Visa desenvolver habilidades analíticas, promovendo o raciocínio lógico-matemático e a capacidade de abstração. Além disso, busca-se incentivar o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a argumentação lógica durante as fases de escolha, modelagem e apresentação das situações-problema.
O conteúdo programático para esta atividade inclui conceitos e propriedades das funções de 2º grau, tais como a definição da parábola, identificação do vértice e do eixo de simetria, interpretação de gráficos e a aplicação desses conceitos em problemas práticos do cotidiano. Este arcabouço teórico apresentado no início da atividade será fundamental para capacitar os alunos a realizar as etapas subsequentes de modelagem de situações-problema e discussão.
A atividade será desenvolvida seguindo uma metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu aprendizado, trabalhando em grupos para discutir, construir e apresentar modelagens baseadas em funções de 2º grau. Incentivar-se-á o uso de ferramentas digitais e materiais concretos para a representação das funções e simulação das situações-problema, favorecendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.
Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, será realizada a revisão teórica e a divisão em grupos. A segunda aula será dedicada à modelagem das situações pelos grupos e às apresentações finais.
A avaliação será baseada na participação individual e no desempenho do grupo durante a atividade. Critérios incluirão a criatividade e originalidade na escolha da situação-problema, a correta aplicação dos conceitos matemáticos na modelagem, a qualidade da apresentação, e a contribuição na discussão coletiva. Será valorizada a capacidade de argumentação e justificativa das escolhas feitas, bem como a colaboração entre membros do grupo.
Para a realização desta atividade, poderão ser utilizados recursos como quadro branco, marcadores, projetor para apresentações, calculadoras ou softwares matemáticos para suporte na modelagem das funções, e acesso à internet para pesquisa de exemplos e simulações de funções quadráticas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula