A atividade 'Descobrindo Máximos e Mínimos no Mundo Real' é propositadamente desenhada para permitir que alunos do 2º ano do Ensino Médio explorem e compreendam os conceitos de pontos de máximo e mínimo em funções quadráticas de uma forma prática e contextualizada. Utilizando a sala de aula invertida, os estudantes assistirão a vídeos explicativos sobre funções quadráticas, seus usos e aplicações, como preparação inicial. Em sala de aula, eles serão divididos em grupos e usarão tecnologias digitais, como calculadoras gráficas ou aplicativos de modelagem matemática, para investigar situações do cotidiano que podem ser modeladas por essas funções, como a análise de lucros e perdas em Matemática Financeira ou o estudo da trajetória de objetos lançados. O objetivo é que, por meio da resolução de problemas reais, os alunos construam os modelos matemáticos correspondentes, identifiquem visualmente pontos de máximo e mínimo nos gráficos e discutam suas descobertas, evidenciando a aplicabilidade do conceito estudado no contexto real.
Esta atividade tem como principais objetivos proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar conceitos matemáticos a situações práticas do cotidiano, desenvolver habilidades de modelagem matemática através do uso de funções quadráticas e promover o pensamento analítico e crítico na identificação de pontos de máximo e mínimo. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de reconhecer a importância e a aplicabilidade das funções quadráticas em diversos contextos, utilizar tecnologias digitais para a resolução de problemas matemáticos e colaborar efetivamente em grupos para construir modelos matemáticos que representem fenômenos reais.
O conteúdo programático abrangerá a revisão de conceitos fundamentais das funções quadráticas, incluindo a forma padrão da equação quadrática, a identificação de seu vértice e a interpretação de gráficos. Além disso, será dada ênfase ao desenvolvimento de modelos matemáticos para descrever situações práticas, como a análise financeira ou o movimento de projéteis, e à utilização de tecnologias digitais para facilitar a visualização e análise de dados.
A metodologia 'Mão-na-massa' combinada com a 'Sala de Aula Invertida' permitirá que os alunos assumam um papel ativo na construção do seu conhecimento. Após o estudo prévio através de vídeos explicativos, em sala, os alunos serão agrupados e desafiados a aplicar os conceitos aprendidos na resolução de problemas concretos, utilizando tecnologias digitais. Essa abordagem prática é complementada por discussões em grupo, onde as descobertas e soluções são compartilhadas e debatidas, estimulando o pensamento crítico e a colaboração.
A atividade será realizada ao longo de 1 aula de 50 minutos, onde os alunos aplicarão o conhecimento adquirido para investigar e resolver problemas propostos, construir modelos de funções quadráticas e identificar pontos de máximo e mínimo.
A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de aplicar os conceitos de funções quadráticas na análise de situações práticas, na precisão e criatividade dos modelos matemáticos desenvolvidos e na qualidade das discussões em grupo. Serão considerados, também, o uso eficaz das tecnologias digitais e a colaboração dentro dos grupos. Exemplos de critérios incluem a correta identificação de pontos de máximo e mínimo, a clareza na explicação dos modelos construídos e a contribuição para as discussões em classe.
Para a realização desta atividade, serão necessários computadores ou tablets com acesso a internet, calculadoras gráficas ou aplicativos de modelagem matemática, materiais de referência em vídeo sobre funções quadráticas e espaço de sala de aula adequado para facilitar o trabalho em grupo e a discussão.
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