Estatística na Real: Investigando com Pesquisas

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Estatística e Probabilidade

A atividade 'Estatística na Real: Investigando com Pesquisas' objetiva engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio no uso prático da Estatística, explorando temas de seu interesse cotidiano, como uso de redes sociais, hábitos alimentares e práticas esportivas. Os estudantes serão organizados em grupos pequenos, cada um responsável por elaborar, aplicar e analisar uma pesquisa sobre um tema escolhido. A coleta de dados será feita através de questionários online ou presenciais, seguida pela aplicação de técnicas estatísticas para cálculo de medidas de tendência central (média, mediana, moda) e de dispersão (amplitude, desvio padrão). Os resultados serão apresentados em relatórios detalhados, incluindo gráficos que facilitem a visualização das conclusões. A culminância do projeto se dará com uma roda de debate, na qual cada grupo compartilhará suas descobertas, metodologias e conclusões, promovendo um ambiente de discussão crítica e reflexiva sobre os temas investigados. Este exercício não apenas solidifica conhecimentos matemáticos, como também desenvolve habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade consistem em introduzir aos alunos práticas de pesquisa estatística aplicada a temas relevantes, desenvolver competências analíticas através do cálculo e interpretação de medidas de tendência central e dispersão, além de fomentar habilidades de coleta de dados, comunicação e trabalho em equipe. Através deste contexto aplicado, os estudantes serão capazes de apreciar a relevância da matemática em questões do dia a dia, melhorar a capacidade crítica na interpretação de dados e gráficos e aplicar de forma concreta o conhecimento matemático adquirido em sala de aula.

  • Planejar e executar uma pesquisa de campo relevante
  • Coletar e organizar dados através de questionários
  • Calcular medidas de tendência central e dispersão
  • Interpretar e apresentar dados estatísticos através de relatórios e gráficos
  • Engajar em discussões críticas e reflexivas através de uma roda de debate

Conteúdo Programático

Para o sucesso desta atividade, o conteúdo programático envolverá conceitos fundamentais da estatística, incluindo definições e importância das medidas de tendência central (média, mediana, moda) e de dispersão (variação, amplitude, desvio padrão). Além disso, será abordada a elaboração de questionários como ferramenta de coleta de dados, destacando as melhores práticas para garantir a confiabilidade e validade dos dados coletados. O uso de softwares ou aplicativos para análise estatística e criação de gráficos também será incentivado, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar tecnologia na prática estatística.

  • Medidas de Tendência Central
  • Medidas de Dispersão
  • Elaboração e aplicação de questionários
  • Análise de dados e interpretação de resultados
  • Criação de gráficos e relatórios

Metodologia

Esta atividade será baseada em metodologia ativa, onde a aprendizagem é centrada no aluno através da prática direta. Os alunos serão divididos em grupos para fomentar a colaboração e a comunicação efetiva. Cada grupo passará por todas as etapas de uma pesquisa estatística: desde a escolha do tema, elaboração do questionário, coleta e análise de dados, até a apresentação dos resultados. Será utilizada a Roda de Debate como técnica de discussão, permitindo que os alunos compartilhem e reflitam sobre suas descobertas e aprendizados. Esta abordagem visa não apenas a consolidação do conhecimento matemático, mas também o desenvolvimento de competências transversais importantes.

  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa de campo
  • Análise de dados com suporte tecnológico
  • Criação de apresentações e relatórios
  • Roda de debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos, começando com uma breve introdução dos conceitos chave e da metodologia de trabalho. Em seguida, os grupos serão formados e terão tempo para planejar sua pesquisa. A maior parte da sessão será dedicada à análise dos dados coletados previamente, culminando na preparação dos relatórios e gráficos. Os últimos minutos serão reservados para organizar o ambiente para a Roda de Debate, onde cada grupo terá a oportunidade de expor brevemente seus principais achados.

  • Introdução aos conceitos e formação dos grupos (10 minutos)
  • Planejamento da pesquisa pelos grupos (10 minutos)
  • Análise de dados e preparação de relatórios (30 minutos)
  • Organização e realização da Roda de Debate (10 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será multifacetada, abrangendo tanto o produto final (relatórios e apresentações) quanto o processo (participação, colaboração em grupo e envolvimento na roda de debate). Os critérios incluirão a clareza e precisão na aplicação dos conceitos estatísticos, a abrangência e relevância da pesquisa realizada, a qualidade da análise de dados, bem como a eficácia comunicativa das apresentações e participação ativa nas discussões. Pontuações serão atribuídas a cada aspecto, e feedback construtivo será fornecido para promover o aprendizado contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acessos a computadores com software estatístico (como SPSS, Excel ou ferramentas online gratuitas para análises estatísticas) e acesso à internet para a coleta e análise de dados. Materiais para a elaboração de questionários, juntamente com projetores (ou smart TVs) para as apresentações finais também são imprescindíveis. Recursos adicionais incluem artigos e tutoriais sobre métodos de pesquisa e análise de dados, disponibilizados na plataforma de aprendizagem da escola ou em sites de acesso aberto.

  • Computadores com acesso à internet e software estatístico
  • Material para elaboração de questionários
  • Projetor ou smart TV para apresentações
  • Artigos e tutoriais sobre pesquisa e análise estatística

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo