Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio explorarão o mundo dos polinômios. Divididos em grupos, eles criarão projetos visuais para ilustrar a forma gráfica e o comportamento de diferentes tipos de polinômios, utilizando materiais como cartolina, régua, compasso e aplicativos matemáticos. Além disso, devem criar uma apresentação de uma história ou situação cotidiana que pode ser modelada por um polinômio. O propósito é integrar a teoria com a prática em contextos reais, levando os alunos a uma melhor compreensão dos conceitos abordados no curso de Polinômios da BNCC EF02MA16.
Os alunos devem aprender a representar graficamente polinômios, compreender suas propriedades e a aplicar esta teoria em situações do cotidiano. O objetivo é que consigam estabelecer conexões entre os conceitos teóricos e sua aplicação prática, aprimorando a capacidade de resolver problemas matemáticos complexos e a interpretação de situações reais que podem ser modeladas por funções polinomiais.
O conteúdo programático abrange os fundamentos dos polinômios, incluindo sua representação algébrica e gráfica. Os alunos irão explorar como diferentes graus de polinômios se comportam graficamente, estudar suas raízes, vértices e coeficientes, e aplicar esses conceitos na modelagem de situações cotidianas. Esta exploração permite que os alunos se tornem mais proficientes em análise e interpretação de dados, habilidades essenciais dentro e fora da sala de aula.
A metodologia aplicada nesta atividade combinada é colaborativa e investigativa. Trabalhando em grupos, os estudantes incentivam uns aos outros na exploração dos conceitos, enquanto o uso de materiais concretos e aplicativos digitais propicia uma abordagem mista que facilita a visualização e entendimento dos temas abordados. A interação em grupo e o desenvolvimento de apresentações promovem habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
O cronograma da atividade está dividido em duas fases de 60 minutos cada. Na primeira aula, os estudantes serão introduzidos à tarefa e terão tempo para iniciar a exploração dos polinômios, utilizando materiais concretos para realizar suas representações gráficas. Na segunda aula, eles focarão na criação e apresentação das situações cotidianas modeladas por polinômios, culminando com a apresentação de seus projetos visuais.
A avaliação será feita de maneira qualitativa, observando a participação dos estudantes no trabalho em grupo, a criatividade e precisão das representações gráficas e das situações de modelagem apresentadas. Critérios incluem correção matemática, clareza na apresentação e originalidade nas situações cotidianas desenvolvidas. Exemplos de avaliação podem incluir a análise das dificuldades resolvidas por cada grupo ou a validação das soluções propostas em suas simulações.
Diversos recursos serão utilizados para maximizar o aprendizado e a compreensão dos conceitos. O uso de cartolina, régua e compasso proporciona uma experiência prática tangível, enquanto os aplicativos digitais oferecem suporte visual e interativo. Essa combinação de materiais e ferramentas facilita a integração dos conceitos teóricos com aplicações práticas, promovendo uma aprendizagem significativa e duradoura.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula