Matemática na Prática: Explorando Polinômios

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Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Estudo dos Polinômios

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio explorarão o mundo dos polinômios. Divididos em grupos, eles criarão projetos visuais para ilustrar a forma gráfica e o comportamento de diferentes tipos de polinômios, utilizando materiais como cartolina, régua, compasso e aplicativos matemáticos. Além disso, devem criar uma apresentação de uma história ou situação cotidiana que pode ser modelada por um polinômio. O propósito é integrar a teoria com a prática em contextos reais, levando os alunos a uma melhor compreensão dos conceitos abordados no curso de Polinômios da BNCC EF02MA16.

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos devem aprender a representar graficamente polinômios, compreender suas propriedades e a aplicar esta teoria em situações do cotidiano. O objetivo é que consigam estabelecer conexões entre os conceitos teóricos e sua aplicação prática, aprimorando a capacidade de resolver problemas matemáticos complexos e a interpretação de situações reais que podem ser modeladas por funções polinomiais.

  • Representar graficamente polinômios.
  • Compreender as propriedades dos polinômios.
  • Aplicar conceitos de polinômios em situações reais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT101: Compreender as funções do 1°, 2° e outros graus.
  • EM13MAT103: Analisar situações reais modeladas por polinômios para resolver problemas.
  • EM13MAT105: Representar graficamente as funções polinomiais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange os fundamentos dos polinômios, incluindo sua representação algébrica e gráfica. Os alunos irão explorar como diferentes graus de polinômios se comportam graficamente, estudar suas raízes, vértices e coeficientes, e aplicar esses conceitos na modelagem de situações cotidianas. Esta exploração permite que os alunos se tornem mais proficientes em análise e interpretação de dados, habilidades essenciais dentro e fora da sala de aula.

  • Fundamentos dos polinômios.
  • Representação algébrica de polinômios.
  • Exploração gráfica de polinômios de diferentes graus.
  • Estudo das raízes, vértices e coeficientes.
  • Modelagem de situações cotidianas com polinômios.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade combinada é colaborativa e investigativa. Trabalhando em grupos, os estudantes incentivam uns aos outros na exploração dos conceitos, enquanto o uso de materiais concretos e aplicativos digitais propicia uma abordagem mista que facilita a visualização e entendimento dos temas abordados. A interação em grupo e o desenvolvimento de apresentações promovem habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

  • Aprendizagem colaborativa.
  • Método investigativo.
  • Uso de materiais concretos.
  • Abordagem mista com aplicativos digitais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas fases de 60 minutos cada. Na primeira aula, os estudantes serão introduzidos à tarefa e terão tempo para iniciar a exploração dos polinômios, utilizando materiais concretos para realizar suas representações gráficas. Na segunda aula, eles focarão na criação e apresentação das situações cotidianas modeladas por polinômios, culminando com a apresentação de seus projetos visuais.

  • Aula 1: Introdução e exploração inicial dos polinômios.
  • Aula 2: Criação e apresentação dos projetos visuais.

Avaliação

A avaliação será feita de maneira qualitativa, observando a participação dos estudantes no trabalho em grupo, a criatividade e precisão das representações gráficas e das situações de modelagem apresentadas. Critérios incluem correção matemática, clareza na apresentação e originalidade nas situações cotidianas desenvolvidas. Exemplos de avaliação podem incluir a análise das dificuldades resolvidas por cada grupo ou a validação das soluções propostas em suas simulações.

Materiais e ferramentas:

Diversos recursos serão utilizados para maximizar o aprendizado e a compreensão dos conceitos. O uso de cartolina, régua e compasso proporciona uma experiência prática tangível, enquanto os aplicativos digitais oferecem suporte visual e interativo. Essa combinação de materiais e ferramentas facilita a integração dos conceitos teóricos com aplicações práticas, promovendo uma aprendizagem significativa e duradoura.

  • Cartolina.
  • Régua.
  • Compasso.
  • Aplicativos matemáticos.

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