Neste plano de aula prático destinado aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, será proposta uma abordagem inovadora unindo conhecimentos de geometria espacial no contexto da agricultura sustentável. Os estudantes terão a oportunidade de sair da sala de aula e ir até uma horta escolar ou um espaço ao ar livre designado para a prática agrícola. A atividade prática envolverá medições de áreas destinadas ao plantio de diferentes produtos e o cálculo do volume necessário de solo e de água, utilizando fórmulas de prismas e cilindros. Este plano não apenas visa aplicar conceitos matemáticos em situações reais como também conscientizar os alunos sobre a importância da sustentabilidade e da utilização consciente dos recursos naturais na agricultura.
Esta atividade visa proporcionar aos alunos um entendimento prático e aplicado dos conceitos de geometria espacial, destacando sua relevância na solução de problemas reais que envolvem a sustentabilidade e a gestão dos recursos naturais. Deseja-se que os estudantes sejam capazes de realizar medições precisas, calcular áreas e volumes, e aplicar estas habilidades em contextos cotidianos, promovendo uma visão integrada entre matemática e meio ambiente.
O conteúdo programático dessa atividade cobrirá conceitos fundamentais de geometria espacial, tais como cálculo de áreas e volumes de formas geométricas básicas. Além disso, incluirá uma integração desses conceitos com as práticas de agricultura sustentável, proporcionando aos alunos uma aplicação real e direta dos conhecimentos matemáticos.
A metodologia 'Mão-na-massa' será o carro-chefe desta atividade, encorajando os alunos a interagirem diretamente com o ambiente de uma horta escolar. Fomentando a aprendizagem por meio da prática, esta abordagem promove o engajamento e a retenção de conhecimentos de forma mais eficaz.
A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos serão revisados e as medições iniciais tomadas. A segunda aula será dedicada aos cálculos de área e volume e à reflexão sobre a sustentabilidade.
A avaliação desta atividade será baseada no engajamento dos alunos durante as práticas de medição e cálculo, bem como na precisão de suas medições e cálculos. Além disso, será considerada a participação nas discussões sobre sustentabilidade, estimulando os alunos a expressarem suas ideias e conclusões. Exemplos de situações avaliativas incluem a apresentação de um breve relatório detalhando os procedimentos e resultados obtidos, além de uma participação ativa nas discussões em grupo.
Os recursos necessários para esta atividade incluem fitas métricas para medição direta no campo, papel quadriculado e lápis para esboços e cálculos preliminares, além de aplicativos de cálculo de volume, fornecendo aos alunos uma ferramenta adicional para checar seus cálculos manuais.
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