Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a assumir o papel de líderes de empresas simuladas, com o objetivo de desenvolver e aplicar habilidades em gestão de equipes, resolução de conflitos e tomada de decisões estratégicas frente aos desafios da administração de negócios. Cada grupo, operando como uma empresa fictícia, terá que elaborar planos de gestão que incluam estratégias para produção, vendas, gerenciamento de recursos e solução de problemas comuns no ambiente corporativo, como conflitos internos e oscilações de desempenho. Além da elaboração de estratégias, os alunos enfrentarão 'cases' reais de problemas empresariais, aplicando conhecimentos de administração na prática. Dinâmicas de grupo e rodas de debate serão utilizadas para simular situações reais, onde os estudantes poderão discutir suas ações, analisar os resultados e aprender coletivamente. Este modelo de aprendizagem colaborativa e ativa visa preparar os alunos para o dinâmico mundo dos negócios, fomentando habilidades essenciais para o futuro profissional.
O objetivo central desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática das complexidades inerentes à gestão de equipes e operações dentro de uma empresa. Os estudantes ganharão insights valiosos sobre como liderar eficazmente, tomar decisões estratégicas sob pressão e resolver conflitos internos, além de entender a importância da gestão de recursos. Através de simulações reais e debates, a atividade visa desenvolver competências críticas como liderança, comunicação efetiva, trabalho em equipe, pensamento crítico e capacidade analítica. Estas habilidades são fundamentais não apenas para futuros administradores, mas para qualquer profissional em um ambiente de negócios competitivo e globalizado.
A atividade abordará conceitos fundamentais de administração de empresas, englobando desde a gestão de pessoal até a tomada de decisões estratégicas. Os alunos explorarão diferentes estilos de liderança e suas aplicações práticas em ambiente empresarial, técnicas de resolução de conflitos e negociação, além de planejamento estratégico e análise de desempenho. Os cases de estudo simulados proporcionarão momentos para aplicar tais conceitos em situações reais, preparando os alunos não apenas academicamente, mas também para os desafios do mercado de trabalho.
A abordagem pedagógica será baseada em metodologias ativas, empregando a sala de aula invertida, atividade mão-na-massa e rodas de debates. Inicialmente, os alunos serão introduzidos aos conceitos teóricos através de recursos preparados para estudo prévio, permitindo que o tempo em sala seja dedicado à aplicação prática desses conhecimentos. Em grupos, os estudantes desenvolverão planos de gestão para suas 'empresas', enfrentarão desafios e solucionarão casos práticos. O uso de dinâmicas de grupo promoverá o engajamento ativo, enquanto as rodas de debate permitirão a reflexão crítica e a aprendizagem colaborativa sobre as estratégias adotadas e seus resultados.
A carga horária total da atividade é de 18 horas, divididas em 4.909090909090909 aulas de 220 minutos cada. A programação se desenvolverá com introdução teórica, seguida pela formação de equipes e distribuição dos desafios. As sessões subsequentes serão dedicadas às atividades práticas, cases e debates, com a última aula focada na apresentação dos projetos das empresas e reflexão coletiva sobre as experiências aprendidas.
A avaliação da atividade será baseada em critérios como envolvimento dos alunos nas atividades propostas, eficácia das estratégias de gestão elaboradas, capacidade de solucionar problemas apresentados nos cases, qualidade das discussões nos debates e contribuição para o trabalho em equipe. Serão avaliados tanto o produto final - os planos de gestão e resultados das simulações empresariais - quanto o processo de aprendizagem, incluindo participação ativa, colaboração e reflexão crítica. Exemplos de entregas incluem relatórios de gestão, apresentações das soluções adotadas e participação nas discussões, os quais serão pontuados individualmente e em equipe.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou tablets para pesquisa e elaboração dos projetos, material para escrita e anotação, além de espaços apropriados para as dinâmicas em grupo e debates. Serão disponibilizados também materiais de apoio preparatório, incluindo artigos, vídeos e estudos de caso relevantes aos temas abordados, assim como guias de atividades e templates para os planos de gestão.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula