CineMatemática: Produzindo um Documentário

Desenvolvida por: Alexan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Aplicações das Funções de 1º Grau

Nesta dinâmica e engajadora atividade chamada 'CineMatemática: Produzindo um Documentário', os alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade única de explorar o mundo das funções de 1º grau além dos limites da sala de aula. Formando grupos, os estudantes mergulharão na investigação de aplicativos práticos e reais para essas funções lineares em diversas áreas, incluindo economia, arquitetura e engenharia. Através da coleta de dados, análise de situações reais e elaboração de scripts, eles se tornarão cineastas, assumindo as rédeas de todas as etapas de produção: pesquisa, roteirização, filmagem e edição de seus documentários. Este projeto visa não apenas solidificar o conhecimento matemático dos alunos sobre funções de 1º grau, mas também aprimorar suas habilidades de comunicação, trabalho em equipe, planejamento e tecnologia digital, culminando em uma sessão de cinema na escola onde todos os documentários serão exibidos, promovendo um ambiente de aprendizado interdisciplinar e inspirador.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é permitir que os alunos aplicam e compreendam as funções de 1º grau em contextos reais, reconhecendo sua relevância em diferentes áreas profissionais. Além disso, busca-se desenvolver competências e habilidades múltiplas nos estudantes, como o trabalho em equipe, a habilidade de investigação, o pensamento crítico e a capacidade de expressar suas ideias de forma clara e eficaz tanto verbalmente quanto por meio de produções audiovisuais. Ao fim desta atividade, espera-se que os alunos tenham uma compreensão aprofundada de como a matemática está intrinsecamente ligada ao mundo real e consigam apresentar suas descobertas e conhecimentos por meio de um documentário criativo e bem estruturado.

  • Compreender a aplicação das funções de 1º grau no mundo real
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Aprimorar habilidades de comunicação e expressão por meio de recursos audiovisuais
  • Fomentar o trabalho colaborativo e o planejamento em equipe
  • Utilizar tecnologias digitais para criação e edição de vídeos

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade contempla o estudo e aplicação das funções de 1º grau, explorando conceitos matemáticos de maneira prática e relevante. Os alunos irão pesquisar como essas funções se manifestam em diferentes contextos do mundo real, como na economia, projetos de arquitetura e engenharia, entre outros. Esta abordagem interdisciplinar permite uma compreensão mais profunda e aplicada da matemática, além de conectar os estudantes com áreas de aplicação profissional que utilizam esses conceitos em seu dia a dia.

  • Definição e conceitos básicos de funções de 1º grau
  • Aplicações das funções de 1º grau no mundo real
  • Roteirização e produção de documentários
  • Técnicas de filmagem e edição de vídeos
  • Apresentação e discussão de trabalhos audiovisuais

Metodologia

Para a realização desta atividade, adotaremos metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', visando um aprendizado participativo e engajado. Os alunos serão divididos em grupos e passarão por etapas de pesquisa, discussão, planejamento e produção, o que permite a aprendizagem prática e a aplicação direta dos conceitos teóricos estudados em sala de aula. Esta abordagem busca não apenas o entendimento do conteúdo, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e técnicas importantes para o futuro profissional dos estudantes.

  • Divisão dos alunos em grupos para promover o trabalho colaborativo
  • Pesquisa e discussão em grupo sobre aplicações das funções de 1º grau
  • Elaboração de roteiros para os documentários
  • Sessões práticas de filmagem e edição dos vídeos
  • Sessão de cinema na escola para apresentação dos documentários produzidos

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, formarão grupos e iniciarão a pesquisa sobre as aplicações das funções de 1º grau. Na segunda aula, os alunos finalizarão a produção de seus documentários e prepararão a apresentação para a sessão de cinema.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos e início da pesquisa
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos documentários

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada no processo de aprendizagem demonstrado pelos alunos ao longo do projeto, incluindo a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e clareza na elaboração do roteiro, a técnica e inovação na filmagem e edição do documentário e, por fim, na apresentação do trabalho final. Cada grupo será avaliado considerando a coesão e a colaboração entre os membros, assim como o uso eficaz das tecnologias digitais. Exemplos de critérios específicos incluem clareza na exposição do tema, fundamentação teórica, qualidade audiovisual e originalidade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, câmeras ou smartphones para filmagem, computadores com programas de edição de vídeo e um espaço na escola adequado para a exibição dos documentários. Além disso, será fornecido material de apoio sobre técnicas básicas de filmagem e edição para auxiliar os alunos durante o processo de criação dos documentários.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Câmeras ou smartphones para filmagem
  • Computadores com programas de edição de vídeo
  • Espaço adequado para exibição dos documentários
  • Materiais de apoio sobre filmagem e edição

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo