Derivando no Dia a Dia

Desenvolvida por: Celso … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Aplicações das Derivadas

Esta atividade prática proporcionará aos alunos do 3º ano do Ensino Médio a oportunidade de explorar o conceito das derivadas para além dos limites do livro didático, aplicando-os em contextos reais como engenharia, economia e ciências naturais. Utilizando a abordagem da Sala de Aula Invertida, os estudantes inicialmente irão se preparar em casa, através da exploração de vídeos e textos selecionados que demonstram a aplicação das derivadas em diversos campos. Em sala de aula, eles se reunirão em grupos para escolher um fenômeno específico, o qual deverão modelar matematicamente utilizando o conceito de derivadas para explicar sua velocidade de mudança ou pontos de otimização. Esta atividade culminará com a apresentação dos grupos, onde exporão suas descobertas e explicarão como aplicaram as derivadas para solucionar o problema proposto. Encorajar-se-á ao longo da atividade a discussão constante sobre a importância e a aplicabilidade das derivadas no mundo real, promovendo uma aprendizagem significativa e aplicada.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade focam no desenvolvimento da capacidade dos alunos para aplicar o conceito de derivadas em contextos reais, melhorar suas habilidades de trabalho em equipe e fomentar uma compreensão mais profunda e prática da matemática. Espera-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de modelar matematicamente fenômenos reais utilizando derivadas, interpretar a significância de uma derivada em um contexto aplicado e apresentar suas descobertas de maneira clara e concisa. Além disso, mira-se em promover habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação efetiva entre os alunos.

  • Aplicar o conceito de derivadas em contextos fora do âmbito tradicionalmente acadêmico
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração
  • Modelar matematicamente fenômenos reais utilizando derivadas
  • Interpretar e explicar a importância das derivadas em aplicações práticas
  • Aprimorar habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade inclui a revisão dos conceitos fundamentais das derivadas, a exploração das suas aplicações em diferentes campos como engenharia, economia e ciências naturais e o desenvolvimento da habilidade de modelagem matemática de fenômenos. Isso servirá como base para que os alunos possam, posteriormente, aplicar esses conceitos em situações reais, fomentando uma compreensão mais integrada e aplicada da matemática.

  • Conceitos fundamentais de derivadas
  • Aplicações das derivadas em diferentes campos
  • Técnicas de modelagem matemática de fenômenos utilizando derivadas

Metodologia

A metodologia adotada será uma combinação da Sala de Aula Invertida com uma Saída de Campo virtual, permitindo aos alunos prepararem-se previamente em casa através de materiais selecionados e, posteriormente, aplicarem seus conhecimentos de forma prática em sala de aula. Essa abordagem não só fomenta o engajamento prévio com o conteúdo, como também promove a aprendizagem ativa e colaborativa entre os estudantes, incentivando-os a aplicar os conceitos estudados em situações reais e a desenvolverem habilidades essenciais de investigação, análise e apresentação.

  • Sala de Aula Invertida
  • Saída de Campo Virtual
  • Trabalho em Grupo
  • Apresentações e Discussões em Sala

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos discutirão e escolherão o fenômeno a ser modelado, iniciando a modelagem matemática. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas modelagens e prepararão as apresentações para a turma.

  • Aula 1: Discussão e escolha do fenômeno; início da modelagem matemática
  • Aula 2: Finalização da modelagem e preparação das apresentações; apresentações dos grupos para a turma

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na efetividade da modelagem matemática do fenômeno escolhido, na clareza e profundidade da apresentação do grupo, bem como na capacidade de aplicar o conceito de derivadas em um contexto real. Considerar-se-á também a participação ativa dos alunos durante as discussões em sala e o trabalho em equipe demonstrado ao longo do projeto. Exemplos de critérios incluem a precisão matemática da modelagem, a criatividade na escolha e abordagem do fenômeno e a eficácia da comunicação das descobertas.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento desta atividade, serão necessários recursos como acesso à Internet para a pesquisa dos vídeos e textos referentes à aplicação das derivadas, softwares de modelagem matemática para facilitar a construção e visualização dos modelos, além de materiais para a apresentação das descobertas. Um guia de atividades será fornecido aos alunos para orientar a pesquisa e modelagem.

  • Acesso à Internet
  • Softwares de modelagem matemática
  • Materiais para apresentação
  • Guia de atividades

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