Este projeto inovador convida os alunos do 3º ano do Ensino Médio a mergulhar no mundo do design arquitetônico, utilizando matemática aplicada como ferramenta principal. Os estudantes serão divididos em grupos para projetarem juntos uma pequena estrutura arquitetônica - uma ponte, um arco ou um pavilhão -, utilizando funções de 2º grau para desenhar as curvas e formas dos seus projetos. Eles deverão considerar tanto os aspectos estruturais quanto estéticos de suas criações, utilizando para isso softwares de desenho ou manipulação gráfica. A conclusão do projeto será marcada por uma apresentação, onde cada grupo explicará o processo de concepção da sua estrutura, dando ênfase à matemática que fundamenta o design. Esta atividade tem como objetivo não somente reforçar o conteúdo matemático da curva parabólica, mas também demonstrar como a matemática é fundamental no processo criativo e nas aplicações práticas, conectando conhecimentos de arte, tecnologia e design.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento prático e teórico sobre as aplicações das funções de 2º grau no design arquitetônico, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a aplicação de conhecimentos matemáticos em cenários da vida real. Pretende-se desenvolver habilidades analíticas e de raciocínio lógico, ao passo que os alunos exploram a intersecção entre matemática, arte e tecnologia. Esta atividade também visa fomentar habilidades sociais e comunicativas importantes, à medida que os estudantes precisarão colaborar para a realização dos projetos e se comunicar eficientemente durante as apresentações.
O conteúdo abordado nesta atividade inclui a revisão dos conceitos e propriedades das funções de 2º grau, enfocando sua representação gráfica e aplicação em problemas reais. Através da prática de projetar estruturas arquitetônicas, os alunos terão a oportunidade de explorar como essas funções podem ser usadas para criar formas e curvas complexas. A atividade será enriquecida com o uso de tecnologias digitais, que permitirão aos estudantes experimentar diretamente com o design e visualização de suas ideias, consolidando o conhecimento teórico através da prática.
Adotaremos uma metodologia ativa de aprendizagem, onde os alunos serão os protagonistas da construção do seu conhecimento. Divididos em grupos, eles terão a oportunidade de planejar, desenhar e apresentar suas estruturas arquitetônicas, utilizando princípios matemáticos e tecnologias digitais. As sessões serão altamente interativas, com momentos dedicados à exploração criativa no software de design, discussões sobre o progresso dos projetos e orientações direcionadas pelo professor. Este enfoque prático e colaborativo é desenhado para estimular o pensamento crítico e a criatividade, preparando os estudantes para os desafios reais que encontrarão em diversas áreas do conhecimento.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, revisando os conceitos matemáticos necessários e iniciando o planejamento de suas estruturas. A segunda aula será dedicada ao desenvolvimento dos projetos nos softwares de design, finalizando com as apresentações dos grupos.
A avaliação considerará a participação individual e coletiva no projeto, a aplicação correta dos conceitos matemáticos, a criatividade e funcionalidade da estrutura projetada, e a clareza da apresentação. Será utilizado um sistema de pontuação que abordará aspectos como inovação, competência técnica no uso de softwares de design, cooperação entre os membros do grupo e habilidade de comunicação durante a apresentação. Exemplos específicos de critérios incluem a precisão das curvas matemáticas aplicadas, a estabilidade estrutural do design e a eficácia com que a equipe consegue comunicar as decisões de design e suas bases matemáticas.
Para a realização desta atividade, serão necessários computadores com software de design gráfico instalado, acesso à internet para pesquisa e inspiração, materiais para anotações e esboços iniciais, além de um projetor para as apresentações finais dos projetos. Esta combinação de recursos digitais e físicos é essencial para suportar a natureza exploratória e colaborativa do projeto, possibilitando que os estudantes visualizem e testem suas ideias de design de forma eficaz.
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