Hackeando Gráficos: Análise de Dados do Dia a Dia

Desenvolvida por: Rogeri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Coleta e Análise de Dados

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão aprender sobre coleta, interpretação e representação de dados. Eles serão orientados a escolher um tema de interesse pessoal, como o tempo gasto em redes sociais, o consumo de água ou a quantidade de passos diários, e coletar dados relacionados a esse tema. A partir dessa coleta, os estudantes criarão gráficos e tabelas para visualizar as informações de maneira clara e eficaz. Além disso, será promovida uma discussão em grupo sobre o impacto dos métodos de coleta e manipulação de dados nas conclusões tiradas a partir desses gráficos, incentivando o pensamento crítico sobre a veracidade das interpretações. Este tipo de atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar com dados quantitativos e qualitativos, e aprimorar suas competências matemáticas aplicáveis ao mundo real.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem ajudar os alunos a compreender a importância da coleta de dados de forma sistemática e a capacidade de traduzi-los em gráficos e tabelas. Também busca desenvolver a capacidade analítica dos alunos, promovendo o pensamento crítico à medida que avaliam como a manipulação de dados pode impactar a interpretação das informações.

  • Desenvolver a habilidade de coletar dados de forma organizada.
  • Criar e interpretar gráficos e tabelas.
  • Promover o pensamento crítico através da avaliação de diferentes manipulações de dados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT201: Compreender, interpretar e criticar tabelas, gráficos e infográficos apresentados em diferentes veículos, formatos e contextos, empregando esses instrumentos na organização de informações para a análise de fenômenos de várias naturezas.
  • EM13MAT202: Analisar e interpretar dados numéricos apresentados mediante estratégias adequadas à construção e interpretação de tabelas e gráficos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui o estudo da coleta de dados, análise estatística básica e representação gráfica. A ênfase está na aplicação prática desses conteúdos, com foco em como eles podem ser utilizados para interpretar informações do cotidiano e em contextos acadêmicos.

  • Métodos de coleta de dados.
  • Criação e análise de gráficos.
  • Interpretação de tabelas.

Metodologia

A metodologia será baseada em uma abordagem prática, onde os alunos têm a oportunidade de conduzir suas próprias investigações. Eles primeiro identificam um tema de interesse pessoal e coletam dados, seguido por uma análise guiada pelo professor sobre como apresentar esses dados graficamente. Depois, participarão de uma discussão crítica sobre a manipulação e interpretação dessas visualizações.

  • Atividades de coleta de dados pelos estudantes.
  • Criação de gráficos e tabelas em grupos.
  • Discussão em grupo sobre a manipulação e interpretação de dados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado para maximizar a eficácia do tempo de aula, permitindo que os alunos evoluam do aprendizado teórico para a prática e análise crítica. Este cronograma garante que os alunos compreendam cada etapa antes de passar para a próxima.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de coleta de dados e escolha do tema.
  • Aula 2: Coleta e organização de dados e criação de gráficos.
  • Aula 3: Interpretação dos gráficos criados e discussão crítica em grupo.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios objetivos e subjetivos. Os alunos serão avaliados pela precisão e clareza dos dados coletados e representados graficamente. Além disso, serão considerados a participação nas discussões em grupo e a capacidade de reflexão crítica demonstrada nas conclusões apresentadas. Por exemplo, durante a apresentação dos gráficos, os alunos devem justificar suas escolhas de representação e discutir como diferentes contextos poderiam modificar a interpretação de seus dados. Um relatório final escrito pode ser solicitado, abordando todo o processo de coleta e análise, incluindo as reflexões e conclusões críticas desenvolvidas durante as discussões.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem ferramentas digitais e materiais de apoio que facilitem o processo de coleta, análise e representação gráfica de dados. Utilizar esses recursos não apenas apóia o aprendizado, mas também promove a integração tecnológica no ambiente educacional.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Software de criação de gráficos (como Excel ou Google Sheets).
  • Materiais de papelaria, como papel gráfico e canetas coloridas.

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