Maratona de Problemas

Desenvolvida por: Urânia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Resolução de Problemas Matemáticos

A atividade 'Maratona de Problemas' propõe uma competição envolvente e educativa entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio, focando na aplicação de conceitos matemáticos através de uma série de desafios. Iniciando com uma revisão de números e operações, a atividade evoluirá para a resolução de problemas que englobam desde as bases da aritmética até conceitos mais complexos como lógica matemática, proporções e percentuais. Organizados em times, os alunos serão estimulados a aplicar pensamento crítico, trabalhar colaborativamente e utilizar diversas estratégias para solucionar os problemas propostos. Este ambiente competitivo, mas saudável, visa não só revisar conteúdos matemáticos importantes, mas também desenvolver habilidades como trabalho em equipe, comunicação e resiliência frente a desafios. Cada equipe terá a oportunidade de apresentar suas soluções, propiciando um rico momento de compartilhamento de conhecimento e aprendizado coletivo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover um aprofundamento dos conhecimentos matemáticos dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, através da prática ativa de resolução de problemas. Pretende-se desenvolver habilidades de pensamento crítico e lógica, estimular a capacidade de trabalho em equipe e comunicação eficiente entre os alunos, além de fortalecer a resiliência e capacidade de superação de desafios. A atividade busca também proporcionar a aplicação de conceitos teóricos em situações práticas, preparando os alunos para utilizar a matemática como ferramenta no cotidiano.

  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e lógico.
  • Estimular a colaboração e comunicação eficiente em equipe.
  • Aplicar conhecimentos matemáticos em situações práticas e cotidianas.
  • Fomentar a resiliência e estratégias de resolução de problemas.

Conteúdo Programático

A atividade será centrada em tópicos fundamentais da matemática, favorecendo uma revisão abrangente e a aplicação em problemas desafiadores. Iniciará com operações básicas e evoluirá para conceitos como proporções, percentuais e lógica matemática. Além de revisão teórica, a 'Maratona de Problemas' enfatizará a aplicação desses conceitos em problemas do cotidiano e situações que exigem raciocínio lógico e estratégico.

  • Revisão de números e operações básicas.
  • Problemas envolvendo proporções e percentuais.
  • Desafios de lógica matemática.
  • Aplicação de conhecimentos em contextos diversos.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, a 'Maratona de Problemas' estimula os alunos a serem protagonistas do seu aprendizado através da resolução prática de problemas em equipe. A divisão em times favorece a colaboração e comunicação, enquanto a competição saudável serve como motivação. A apresentação de soluções por cada equipe incentiva a partilha de estratégias e construção coletiva do conhecimento.

  • Divisão dos alunos em times.
  • Resolução colaborativa de problemas.
  • Competição saudável entre os times.
  • Discussão e apresentação das soluções.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos, proporcionando tempo adequado para análise, discussão e resolução dos problemas matemáticos, além de permitir a partilha de soluções entre os grupos.

  • Aula 1: Introdução, revisão de conceitos e início dos desafios.
  • Aula 2: Continuação dos desafios, apresentação e discussão das soluções.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, capacidade de trabalhar em equipe, criatividade nas soluções e na qualidade das respostas apresentadas. Considerar-se-á também a habilidade dos alunos em explicar as soluções de forma clara e objetiva. Uma tabela de pontuação será utilizada para acompanhar o desempenho dos times ao longo da maratona, com critérios pré-definidos incluindo corretude, originalidade das soluções e colaboração.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Maratona de Problemas', serão necessários recursos básicos como quadro branco, marcadores, papéis, projetor (para apresentações), e acesso à internet (para pesquisa e acesso a softwares educacionais). A utilização de aplicativos de matemática e plataformas de colaboração online pode enriquecer a experiência e proporcionar alternativas de resolução.

  • Quadro branco e marcadores.
  • Papéis e material de escrita.
  • Projetor e computador.
  • Acesso à internet.
  • Softwares e aplicativos de matemática.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo