Missão Impossível: Resgatando Funções

Desenvolvida por: Ana Bh… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Funções de 2º grau e Funções Logarítmicas

A atividade 'Missão Impossível: Resgatando Funções' é uma proposta pedagógica lúdica e colaborativa destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, visando a aplicação de conhecimentos matemáticos em situações práticas e reais. Por meio de desafios centrados em Funções de 2º grau e Funções Logarítmicas, os estudantes serão divididos em equipes e imersos em uma narrativa emocionante de missão de resgate. Cada problema resolvido corretamente permitirá que a equipe avance na história, simulando um resgate real, onde a precisão matemática se torna a chave para o sucesso. Esta abordagem, além de promover o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade analítica, visa também estimular a cooperação entre os alunos e a aplicação do conhecimento matemático em contextos fora da sala de aula, preparando-os para enfrentar desafios reais com uma base sólida de conhecimentos matemáticos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é fazer com que os alunos apliquem seus conhecimentos em Funções de 2º grau e Funções Logarítmicas para resolver problemas práticos, desenvolvendo habilidades analíticas e de raciocínio lógico. Além disso, busca-se promover a capacidade de trabalho em equipe e colaboração, essencial no ambiente acadêmico e profissional. Os alunos também terão a oportunidade de perceber a aplicabilidade da matemática em situações do dia a dia, aumentando seu interesse e engajamento com a disciplina. Por meio desta atividade gamificada, espera-se que os estudantes se sintam mais motivados e confiantes em suas habilidades matemáticas, preparando-os melhor para desafios futuros.

  • Aplicar conhecimentos de Funções de 2º grau e Funções Logarítmicas em situações práticas
  • Desenvolver raciocínio lógico e habilidades analíticas
  • Fomentar a capacidade de trabalho em equipe e colaboração
  • Perceber a relevância e aplicabilidade da matemática em contextos reais
  • Aumentar o engajamento com a disciplina através da gamificação

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT408 - Analisar funções de 2º grau como modelos de situações reais, identificando domínios, contradomínios, zeros, máximo e mínimo, para interpretar, valorar e resolver problemas em diferentes contextos, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • EM13MAT515 - Resolver e elaborar problemas que envolvem variação de grandezas, diretamente ou inversamente proporcionais, em contextos socioeconômicos, científicos, entre outros, utilizando-se de diferentes representações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange Funções de 2º grau e Funções Logarítmicas, indo além da compreensão teórica para focar em sua aplicação em situações reais. Os alunos serão desafiados a utilizar esses conceitos para resolver problemas envolvendo, por exemplo, cálculo de trajetória de objetos e modelagem de crescimento populacional, favorecendo assim uma aprendizagem significativa e contextualizada. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos tenham aprimorado suas habilidades de modelagem matemática, análise e resolução de problemas complexos de forma criativa e eficaz.

  • Conceitos e propriedades das Funções de 2º grau
  • Conceitos e propriedades das Funções Logarítmicas
  • Aplicação de Funções de 2º grau e Funções Logarítmicas em contextos reais
  • Resolução de problemas práticos utilizando Funções de 2º grau e Funções Logarítmicas

Metodologia

A metodologia adotada na 'Missão Impossível: Resgatando Funções' é baseada em aprendizagem ativa e gamificação. Os alunos serão divididos em equipes e enfrentarão desafios matemáticos contextualizados, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo. Cada equipe trabalhará para resolver problemas que serão apresentados sequencialmente, avançando na narrativa da missão de resgate à medida que encontram as soluções. Esta abordagem interativa visa engajar os estudantes, incentivando-os a aplicar seus conhecimentos de forma crítica e criativa para superar cada etapa do desafio.

  • Trabalho em equipe
  • Resolução de problemas em contexto de missão de resgate
  • Uso de tecnologia para simulação e resolução dos desafios
  • Debate e reflexão sobre as soluções encontradas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade, divididos em equipes e começarão a resolver os desafios. Na segunda aula, as equipes continuarão com a missão de resgate, avançando através dos problemas de matemática, culminando na resolução do desafio final.

  • Aula 1: Introdução à missão e início dos desafios
  • Aula 2: Continuação dos desafios até a conclusão da missão

Avaliação

A avaliação da atividade 'Missão Impossível: Resgatando Funções' será baseada tanto na precisão das soluções matemáticas fornecidas pelas equipes quanto na capacidade de trabalhar em grupo, solucionar problemas e aplicar os conhecimentos matemáticos em contextos práticos. Critérios específicos como criatividade nas soluções, eficiência e comunicação dentro da equipe também serão considerados. Além da avaliação formal, feedbacks regulares serão fornecidos para cada equipe, promovendo um processo de aprendizagem contínuo e interativo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da ‘Missão Impossível: Resgatando Funções’, serão necessários recursos como acesso a computadores com internet para pesquisa e simulações, lousa para a discussão das soluções em equipe, material para anotações e desenvolvimento dos cálculos, além de softwares matemáticos que podem ser utilizados para verificar as soluções dos problemas. A estrutura narrativa da missão e os desafios serão fornecidos pelo professor, que também pode utilizar projetores para melhor visualização das etapas da missão por todas as equipes.

  • Computadores com acesso à internet
  • Lousa
  • Material de escrita (papel, canetas, lápis)
  • Softwares matemáticos
  • Projetor multimídia

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo